Rondônia, - 17:46
Últimas Política Amazônia Ciência e Saúde Agronegócios Capital Interior
Tecnologia Religião Artigos Fotojornalismo Nacional Anuncie Fale Conosco

 

Você está no caderno - Porto Velho
porto velho
Porto Velho: Sema inicia operações contra poluição sonora
Publicado Terça-Feira, 14 de Fevereiro de 2017, às 16:20 | Fonte da Redação 0
http://www.ariquemesonline.com.br/noticia.asp?cod=321688&codDep=27" data-text="Porto Velho: Sema inicia operações contra poluição sonora
  
 
 

Ficou constatada emissão média de 70 decibéis, acima do permitido que é de 45 decibéis

 

Bares e casas noturnas denunciados por moradores em função do som alto começaram a ser fiscalizados pela Subsecretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Sema) com apoio do Batalhão de Polícia Ambiental (BPA) na noite de sexta-feira (10), em operações contra a poluição sonora. Os alvos foram denunciados ao Ministério Público Estadual, que oficiou a necessidade de coibir tais ilícitos.

 

A fiscalização atuou em bares e casas noturnas localizadas nas regiões Norte, Leste e Sul de Porto Velho. A operação iniciou-se às 23 horas e se estendeu até a madrugada. A logística contou com a participação de sete agentes de proteção ambiental do município e seis policiais divididos em quatro viaturas, sendo duas da Sema e duas do BPA.

 

Durante a operação é utilizado o decibelímetro, aparelho que mede o nível de pressão sonora (MNPS). Em diversos estabelecimentos ficou constatada a emissão média de 70 decibéis, o que está acima do permitido pela Legislação que é de 45 decibéis no período noturno. Os proprietários ou gerentes dos estabelecimentos foram autuados por poluição sonora.

 

Segundo o diretor municipal de Fiscalização e Monitoramento Ambiental, Washington Cortez Lima, as operações contra a polução sonora serão desenvolvidas de forma periódica. “O objetivo é que possamos atender todas as denúncias espontâneas (realizadas diretamente à Sema) e também as provenientes do Ministério Público. Hoje não foi necessário efetuar nenhuma prisão e nem apreensão de equipamentos, mas nossa logística estará atuando para coibir os ilícitos. Solicitamos aos empreendedores, donos de bares, restaurantes, casas de show que mantenham a urbanidade e meio ambiente sadio, pois estaremos fiscalizando”, explicou Cortez.

 

RUÍDOS E AUDIÇÃO

 

Segundo o fiscal municipal de Meio Ambiente Silvio Luiz Santos Lins a população está cercada de ruídos em quase todas as áreas da vida moderna. “Estamos expostos a ruídos em todas as ações do nosso dia a dia, no trabalho, na rua, no trânsito, quando ouvimos música ou vamos para clubes noturnos ou festas. Temos que entender que a audição humana é delicada, complexa e fácil de ser danificada e quanto mais se encontrar exposta a ruídos mais probabilidade terá de ser prejudicada, vez que existe uma correlação entre ruídos em excesso e perda auditiva. Nosso trabalho consiste em minimizar a poluição sonora e proporcionar melhor qualidade de vida”, disse Sílvio.

 

CARNAVAL

 

A Sema promoveu um mutirão também no fim de semana, com o objetivo de analisar as solicitações de autorização para eventos a serem desenvolvidos no carnaval. Segundo a gerente de Licenciamento, Karina Rhil Marcionilio Santos, somente no sábado foram analisados mais de 15 processos que solicitam autorização para eventos de carnaval.

 

“Os responsáveis por blocos e agremiações que desejam realizar eventos no carnaval e prévias 2017 devem solicitar autorização à Sema e à Comissão de Grandes Eventos do Município. Seja em área pública ou privada, o pedido é necessário e deve ser protocolado na secretaria, embora isso não quer dizer que se poderá realizar poluição sonora. Somente autorizaremos de acordo com a legislação ambiental”, explicou Karina.

 

 

 

Texto e foto Comdecom 








Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Veja também em Porto Velho


Assofermadmoré busca intervenção da prefeitura para retomada das peças do acervo histórico da EFMM
...


ANCAR IVANHOE E PORTO VELHO SHOPPING VALORIZAM HISTÓRIAS NESTE DIA DAS MÃES
Dez shoppings da Rede sorteiam vales-compra R$5 mil e pulseiras assinados pela crítica de moda Lilian Pacce...


Porto Velho: Após ter ônibus depredados, Consórcio SIM recolhe frota das ruas
...


Estado perde R$ 700 milhões e capital fica sem obras de esgoto e água tratada
Vigência do convênio expirou em 30 de dezembro de 2016 e não foi renovado pelo Ministério das Cidades....

 

::: Publicidade :::



:: Publicidade :::

 
728x90 350x90
 
 
  EMRONDONIA.COM
FALE CONOSCO  |  ANUNCIE  |  EQUIPE  |  MIDIA KIT   |  POLÍTICA DE PRIVACIDADE