Rondônia, - 09:50
Últimas Política Amazônia Ciência e Saúde Agronegócios Capital Interior
Tecnologia Religião Artigos Fotojornalismo Nacional Anuncie Fale Conosco
   

 

Você está no caderno - Espiritualidade e Religião
espiritualidade e religião
Outra prova de que a Bíblia é exata
Publicado Sábado, 11 de Fevereiro de 2017, às 15:51 | Fonte Revista Sentinela 0
http://www.ariquemesonline.com.br/noticia.asp?cod=321440&codDep=67" data-text="Outra prova de que a Bíblia é exata

  
 
 

Tabuinha cuneiforme que contém o nome Tatanu

Existem provas arqueológicas de que a Bíblia é exata? Em 2014, uma revista sobre arqueologia bíblica * publicou um artigo com a pergunta: “Quantos personagens das Escrituras Hebraicas a arqueologia confirma que existiram?” O artigo respondeu: “Pelo menos 50!” Um personagem bíblico que a revista não colocou na lista foi Tatenai. Quem foi ele? Vamos ver o que a Bíblia diz.

 

Por um tempo, Jerusalém fez parte do grande Império Persa. A cidade ficava ao oeste do rio Eufrates, numa região que os persas chamavam de Além do Rio. Quando os persas conquistaram Babilônia, eles libertaram judeus que estavam presos ali. Esses judeus foram autorizados a voltar para Jerusalém e reconstruir o templo de Jeová. (Esdras 1:1-4) Mas os inimigos dos judeus não queriam que a reconstrução acontecesse, e por isso disseram que os judeus estavam se rebelando contra a Pérsia. (Esdras 4:4-16) Durante o reinado de Dario I (522-486 antes de Cristo), uma autoridade persa chamada Tatenai investigou o assunto. A Bíblia descreve Tatenai como “governador da região Além do Rio”. — Esdras 5:3-7, nota.

 

Algumas tabuinhas cuneiformes com o nome Tatenai foram preservadas até hoje. Parece que elas pertenciam ao arquivo de uma família. Uma dessas tabuinhas mostra que havia uma relação entre um membro da família e Tatenai. É uma nota promissória do ano 502 a.C., o 20.° ano do reinado de Dario I. Ela cita como testemunha da transação comercial um servo de “Tatanu, governador de Além do Rio”, ou seja, o mesmo Tatenai que aparece no livro bíblico de Esdras.

 

O que Tatenai fazia? Em 535 a.C., Ciro, o Grande, dividiu seu império em províncias. Uma das províncias se chamava Babilônia e Além do Rio. Mais tarde, ela foi dividida em duas. A parte chamada de Além do Rio incluía Coele-Síria, Fenícia, Samaria e Judá, e parece que o governo da província ficava em Damasco. Tatenai foi o governador dessa região de 520 a 502 a.C.

 

Quando Tatenai foi investigar a acusação de rebelião em Jerusalém, os judeus disseram que tinham autorização de Ciro para reconstruir o templo. Tatenai disse isso a Dario, e os registros reais confirmaram. (Esdras 5:6, 7, 11-13; 6:1-3) Então Dario mandou Tatenai não interferir, e ele obedeceu. — Esdras 6:6, 7, 13.

 

O papel de “Tatenai, governador da região Além do Rio”, foi muito pequeno na história da humanidade. Mas é interessante que a Bíblia menciona esse personagem e dá a ele o título exato. Essa é mais uma prova arqueológica de que a Bíblia está de acordo com a História. 








Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Veja também em Espiritualidade e Religião


Papa: a misericórdia abre a porta da mente e do coração
Aos milhares de fiéis reunidos na Praça S. Pedro, Francisco explicou que este domingo, na tradição da Igreja, era chamado “in albis” (alba). A expressão evocava o rito do batismo na Vigília de Páscoa ...


Pastorinhos vão ser canonizados a 13 de Maio
...


Papa pede humildade a poderosos em participação inesperada em conferência TED
...


Papa visita presidente da Itália e defende a esperança em momentos difíceis
...

 

::: Publicidade :::



:: Publicidade :::

 
728x90 350x90
 
 
  EMRONDONIA.COM
FALE CONOSCO  |  ANUNCIE  |  EQUIPE  |  MIDIA KIT   |  POLÍTICA DE PRIVACIDADE