Rondônia, - 17:46
Últimas Política Amazônia Ciência e Saúde Agronegócios Capital Interior
Tecnologia Religião Artigos Fotojornalismo Nacional Anuncie Fale Conosco

 

Você está no caderno - Espiritualidade e Religião
AJUDA PARA A FAMÍLIA
Como falar com seus filhos sobre sexo
AJUDA PARA A FAMÍLIA CRIAÇÃO DE FILHOS
Publicado Sábado, 11 de Fevereiro de 2017, às 15:35 | Fonte Revista Despertai - JW.org 0
http://www.ariquemesonline.com.br/noticia.asp?cod=321434&codDep=67" data-text="Como falar com seus filhos sobre sexo
  
 
 

 
O DESAFIO
 
Um jovem olha para várias fontes de informação, como a Bíblia, um livro e aparelhos eletrônicos
Algumas décadas atrás, os pais conseguiam ser os primeiros a falar com seus filhos sobre sexo. E eles podiam explicar as coisas aos poucos, de acordo com a idade e a personalidade de cada filho.
 
Agora a realidade é outra. O livro O Efeito Lolita diz: “Cada vez mais cedo, as crianças estão sendo expostas a mensagens sexuais, e o conteúdo sexual na mídia para crianças é cada vez maior.” Será que isso ajuda ou atrapalha o desenvolvimento das crianças?
 
O QUE VOCÊ DEVE SABER
 
O conteúdo sexual está em toda a parte. Deborah Roffman, autora do livro Fale Comigo Primeiro, * escreveu: “Imagens sexuais e linguagem de duplo sentido estão em todo lugar: em conversas, propagandas, filmes, livros, músicas, programas de TV, revistas, videogames, outdoors, telefones e computadores. Por isso, muitos [adolescentes, pré-adolescentes e até crianças] concluem, talvez sem perceber, que o sexo deve ser . . . a coisa mais importante da vida.”
 
Parte da culpa é das propagandas. Profissionais da propaganda e vendedores fazem de tudo para vender peças sensuais para as crianças. Isso faz com que elas, desde bem cedo, se importem demais com a aparência. O livro A Infância Perdida * comenta que os profissionais da propaganda exploram as fragilidades emocionais das crianças. O livro diz: “Todas essas imagens e produtos sexuais não têm a intenção de vender sexo às crianças — têm a intenção de fazê-las comprar.”
 
Só dizer como funciona não é suficiente. Existe uma diferença entre saber como um carro funciona e ser um bom motorista. Do mesmo modo, os filhos não precisam apenas saber o que é sexo. Eles precisam usar o que sabem para tomar boas decisões.
 
A conclusão é: Hoje, mais do que nunca, você precisa treinar seus filhos para que eles consigam “distinguir tanto o certo como o errado”. — Hebreus 5:14.
 
 O QUE VOCÊ PODE FAZER
 
Não fuja da responsabilidade. Falar com seus filhos sobre sexo talvez seja um pouco esquisito. Mas fazer isso é responsabilidade sua! — Princípio bíblico: Provérbios 22:6.
 
Fale aos poucos. Em vez de falar tudo de uma vez, converse com seu filho enquanto vocês fazem atividades do dia a dia ou enquanto estão no carro. Para ajudar seu filho a se abrir, pergunte a opinião dele. Imagine que vocês vejam uma propaganda com uma imagem sensual. Talvez não seja bom perguntar: “Você gosta desse tipo de propaganda?” É melhor perguntar: “Por que você acha que eles usam essas imagens para vender um produto?” Deixe seu filho responder. Depois, pergunte: “O que você acha disso?” — Princípio bíblico: Deuteronômio 6:6, 7.
 
Fale de acordo com a idade. Antes de os filhos irem para a escola, você já pode ensinar os nomes certos dos órgãos sexuais. Também pode mostrar como se proteger de pedófilos. Com o tempo, explique como os bebês nascem. Antes de eles chegarem à puberdade, é preciso que entendam bem os aspectos físicos e morais do sexo.
 
Ensine valores morais. Desde bem cedo, você deve ensinar valores a seus filhos, como honestidade, responsabilidade e respeito. Esses valores serão como um alicerce para quando você for falar com eles sobre sexo. Também explique o que você considera certo e errado. Por exemplo, se acredita que sexo antes do casamento é errado, diga isso claramente aos seus filhos. Explique por que é errado e quais são as consequências. O livro Uma Longa Conversa Não Basta * diz: “Quando um adolescente sabe que seus pais não aprovam o sexo antes do casamento, é menos provável que ele faça sexo.”
 
Dê o exemplo. Aja de acordo com o que você ensina. Por exemplo, você ri de piadas imorais? Você se veste de modo sensual? Você flerta? Se fizer essas coisas, vai ser mais difícil ajudar seus filhos a ter bons valores. — Princípio bíblico: Romanos 2:21.
 
Não fale do sexo de modo negativo. O sexo é um presente de Deus e pode dar muita satisfação no contexto certo: o casamento. (Provérbios 5:18, 19) Explique ao seu filho que, com o tempo, ele vai poder usar esse presente sem se preocupar com os problemas que acompanham o sexo antes do casamento. — 1 Timóteo 1:18, 19.
 
TEXTOS PRINCIPAIS
“Eduque a criança [ou, “o jovem”, nota] no caminho em que ela deve andar; mesmo quando ela envelhecer, não se desviará dele.” — Provérbios 22:6.
“Você deve gravar [as ordens de Deus] em seus filhos.” — Deuteronômio 6:6, 7, nota.
“Você, que ensina a outros, não ensina a si mesmo?” — Romanos 2:21.
 
O PAPEL DOS PAIS
 

Algumas pessoas acham que os filhos, incluindo os adolescentes, são mais influenciados pelos colegas do que pelos pais. Mas isso não é verdade. O livro Fale Comigo Primeiro diz: “As crianças procuram orientação para entender o mundo à sua volta. Para isso, elas sempre buscam primeiro a ajuda dos adultos mais próximos. Elas só buscam ajuda em outro lugar quando percebem que esses adultos não estão presentes ou não querem ajudar. . . . Décadas de pesquisa revelaram o que já se imaginava: pais que conversam com seus filhos sobre assuntos como sexo criam jovens responsáveis e capazes de tomar boas decisões. E, mais importante, conseguem evitar que seus filhos desenvolvam tendências ruins.” 








Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Veja também em Espiritualidade e Religião


Papa: a misericórdia abre a porta da mente e do coração
Aos milhares de fiéis reunidos na Praça S. Pedro, Francisco explicou que este domingo, na tradição da Igreja, era chamado “in albis” (alba). A expressão evocava o rito do batismo na Vigília de Páscoa ...


Pastorinhos vão ser canonizados a 13 de Maio
...


Salve Jorge! No dia de São Jorge, conheça a história do santo guerreiro
Salve Jorge! Hoje dia 23, é dia de São Jorge no sincretismo (umbanda e candomblé), Ogum....


Papa pede humildade a poderosos em participação inesperada em conferência TED
...

 

::: Publicidade :::



:: Publicidade :::

 
728x90 350x90
 
 
  EMRONDONIA.COM
FALE CONOSCO  |  ANUNCIE  |  EQUIPE  |  MIDIA KIT   |  POLÍTICA DE PRIVACIDADE