Rondônia, - 17:45
Últimas Política Amazônia Ciência e Saúde Agronegócios Capital Interior
Tecnologia Religião Artigos Fotojornalismo Nacional Anuncie Fale Conosco

 

Você está no caderno - Espiritualidade e Religião
espiritualidade e religião
Espiritualidade: Conheça seu Tonico, o benzedeiro de Antônio Carlos
O agricultor Antonio da Cunha, 64, é uma espécie de massagista autodidata na cidade
Publicado Quarta-Feira, 8 de Fevereiro de 2017, às 20:16 | Fonte Hora de Santa Catarina 0
http://www.ariquemesonline.com.br/noticia.asp?cod=321156&codDep=67" data-text="Espiritualidade: Conheça seu Tonico, o benzedeiro de Antônio Carlos
  
 
 

Michael Gonçalves
michael.goncalves@horasc.com.br
 
Conheça seu Tonico, o benzedeiro de Antônio Carlos Diorgenes Pandini/Agencia RBS
 
As mãos já calejadas com as plantações de milho e de cana de açúcar, hoje curam pelo toque e pela reza. Há 24 anos, o agricultor Antonio da Cunha, 64, o Tonico, é uma espécie de massagista autodidata e benzedeiro em Antônio Carlos. Na comunidade de Vila Doze, ele atende quem o procura, sem cobrar nenhum centavo, em uma rotina de nove horas diárias, de segunda a sexta-feira.

 

Apaixonado por futebol, Tonico era centroavante na equipe que tem o mesmo nome da sua comunidade. Aos 29 anos, ele teve uma lesão no joelho e como não queria operar, foi encaminhado para o senhor Vilibaldo Cunha, que coincidentemente tem o mesmo sobrenome, em Águas Mornas.

— Quando ele me viu perguntou se eu não queria fazer o mesmo trabalho. Disse que eu tinha o dom, só em me olhar. Seu Vilibaldo me passou algumas orientações e na altura acabei atendendo uma senhora que estava na fila, mas pediu para que eu seguisse o caminho dele somente após a sua morte. Foi um dom que Deus me deu — contou.

Tonico continuou trabalhando normalmente e também ampliou a sua renda com a construção civil. Durante uma reforma no antigo supermercado Pão de Açúcar, na Avenida Rio Branco, em Florianópolis, ele colocou o seu dom em prática, sozinho, pela primeira vez.

Um colega caiu de uma altura de três metros e não conseguia se levantar. Por não querer ser hospitalizado, alguém indicou o senhor Vilibaldo. Foi quando uma pessoa informou que o massagista de Águas Mornas havia falecido.

— Contei para eles que poderia fazer a mesma coisa e tratei dele. Três dias depois, o homem já estava colocando piso em outra obra — lembrou orgulhoso.

Conheça a reza de seu Tonico: 

Imagens de santos e o cheiro de arnica

Tonico atende numa casa de madeira anexa a sua propriedade. Ele conta que o local era a residência da sua filha. Com pouco mais de 20 metros quadrados, o cômodo guarda presentes e imagens de diferentes santos. O cheiro de arnica está presente no ar.

— Já atendi uma pessoa da Indonésia e outra da Itália, e eles trouxeram alguns presentes. Vem gente de todas as regiões e, normalmente, eles trazem imagens de santos ou de Jesus Cristo.

Para tratar dos enfermos, ele utiliza as mãos, um massageador e um óleo. O paciente é colocado em uma maca e o atendimento dura de cinco a 10 minutos.

— O óleo é arnica em gel, que ajuda no processo antiflamatório. A maioria das pessoas que vem até aqui têm problemas na coluna, mas também atendo aquelas com doenças graves como o câncer, por exemplo, e faço o possível para aliviar a dor e o sofrimento com as orações — revelou.

O agricultor conta que não cobra nada pelo atendimento e chega a atender 90 pessoas por dia. A contribuição é voluntária e a quantia é depositada em uma caixa.

Ideal são duas consultas

Apesar da sensação de bem estar após a consulta, o agricultor gosta de atender a mesma pessoa duas vezes. Tonico contou que pacientes de diferentes classes sociais e até médicos já estiveram em sua casa. Ele revelou que são os farmacêuticos quem mais indicam o seu serviço.

— Não obrigo ninguém a voltar, mas se possível faço esse aconselhamento. Gosto de atender a pessoa com o mesmo problema mais de uma vez para observar e garantir um tratamento mais eficaz. Até a depressão no começo tem bons resultados. Em virtude disso, já tirei muita gente do médico — informou com um sorriso.

Mesmo sem o estudo específico da anatomia do corpo humano, Tonico sabe onde pode tocar e apertar. Quando a dor é muscular, com tendão ou ligamentos lesionados, ele encontra uma solução.

— Só não dou jeito quando o osso está quebrado. Além disso, também não aconselho ninguém a deixar o tratamento médico.

Fé é essencial ao tratamento

Muita gente que procura o agricultor Antonio da Cunha, o Tonico, ainda vê com desconfiança o serviço prestado. Algumas pessoas buscam o atendimento como a última opção. Pressionadas ou influenciadas elas aceitam a situação, mas não têm a fé.

— A fé é essencial ao tratamento. Estou acostumado a receber pessoas que não acreditam, mas eu faço uma oração por trás com o objetivo de obter melhores resultados — revelou.

Pacientes relatam efeito imediato

O atendimento é feito por ordem de chegada e para não esperar além da conta, a aposentada Alair Magalhães, de 58 anos, chegou uma hora mais cedo. A moradora do bairro Serraria, em São José, sente fortes dores na coluna e no joelho. Ela foi indicada por um vizinho.

— Não conseguia nem me abaixar. Realmente o efeito é imediato. Voltarei para fazer a segunda sessão — comentou.

O marido Edemilson Maurício, 51 anos, que trabalha como motorista, sofreu um acidente de moto e sente fortes dores no ombro. Ele já procurou o médico, mas não conseguiu bons resultados.

— Estava difícil até para levantar o braço — comemorou após o atendimento.

"Não sinto mais nada"

O frentista Edício Gambeta, 43 anos, morador do bairro Rio Caveiras, em Biguaçu, chegou a Antônio Carlos sem conseguir agachar. Ele sente fortes dores na coluna e ficou sabendo do agricultor Tonico por um amigo.

— É incrível! Não sinto mais nada — contou enquanto se agachava.

Como chegar

Siga até o Centro de Antônio Carlos, distante 36 km da Capital;

Verifique a sinalização que indica a comunidade de Vila Doze;

A casa de Tonico fica a 15 km do Centro de Antônio Carlos;

Você vai passar pela comunidade de Rachadel antes de chegar na Vila Doze;

Siga sempre pela estrada geral, mesmo quando o calçamento terminar;

A estrada de chão batido passa às margens de um rio;

Quando você avistar um campo de futebol, suba um morro leve;

Percorra mais 150 metros e a casa estará ao seu lado direito.

Horários

De segunda a sexta-feira; Das 8h às 12h e das 14h às 19h.








Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Veja também em Espiritualidade e Religião


Papa: a misericórdia abre a porta da mente e do coração
Aos milhares de fiéis reunidos na Praça S. Pedro, Francisco explicou que este domingo, na tradição da Igreja, era chamado “in albis” (alba). A expressão evocava o rito do batismo na Vigília de Páscoa ...


Pastorinhos vão ser canonizados a 13 de Maio
...


Salve Jorge! No dia de São Jorge, conheça a história do santo guerreiro
Salve Jorge! Hoje dia 23, é dia de São Jorge no sincretismo (umbanda e candomblé), Ogum....


Papa pede humildade a poderosos em participação inesperada em conferência TED
...

 

::: Publicidade :::



:: Publicidade :::

 
728x90 350x90
 
 
  EMRONDONIA.COM
FALE CONOSCO  |  ANUNCIE  |  EQUIPE  |  MIDIA KIT   |  POLÍTICA DE PRIVACIDADE