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ariquemes: Prefeitura divulga balanço
Ariquemes: Prefeitura divulga balanço nos primeiros 30 dias de mandato
O balanço com as principais ações das secretarias da prefeitura de Ariquemes é positivo e reflete os esforços de uma equipe empenhada em fazer o melhor junto ao Prefeito Thiago Flores e o vice, Lucas Follador.
Publicado Quinta-Feira, 2 de Fevereiro de 2017, às 10:17 | Fonte da Redação 0
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O ano de 2017 começou com mudanças e muito trabalho. O balanço com as principais ações das secretarias da prefeitura de Ariquemes é positivo e reflete os esforços de uma equipe empenhada em fazer o melhor junto ao Prefeito Thiago Flores e o vice, Lucas Follador.
 
Secretaria Municipal de Fazenda - SEMFAZ
 
Antes de qualquer coisa, foi preciso regularizar os trabalhos internos. Para isso a Secretaria Izaline Silveira da Silva, responsável pela SEMFAZ, pasta que executa e controla a programação tributária, financeira e fiscal da Administração Municipal, dividiu as ações por etapas.
 
Primeiro foi feito um diagnóstico da situação financeira em todos os setores bem como a capacitação dos servidores para atender melhor o público e a atualização da legislação tributária de Ariquemes.
 
Estudos são realizados para a implementação do “IPTU-VERDE”.
 
Outra ação envolvendo o imposto é o projeto “IPTU online” que já esta disponível no site da Prefeitura, para dar mais comodidade ao contribuinte, a versão “online” dos carnês dos anos anteriores a 2017 podem ser impressas no portal oficial da Prefeitura (www.ariquemes.ro.gov.br), no ícone “Receita Online”. No entanto é preciso que o contribuinte tenha o cadastro do imóvel atualizado junto ao banco de dados da Prefeitura, o que pode ser feito através dos caixas de atendimento.
 
O IPTU do ano corrente/2017 vai estar disponível no site a partir do mês de março. Os carnes vão continuar sendo entregues e as capas foram, formatadas com a nova logomarca “Gestão para todos”.
 
Em janeiro foi efetuado o pagamento de 1/3 de férias dos professores e demais servidores que estavam atrasados desde o ultimo ano. Montante de R$ 1.108.693,56. A folha de pagamento das Associações de Pais e Professores (APP`S) também foi colocada em dia, valor de R$ 388.362,04. No dia 24 de Janeiro foi pago o salário de todos os servidores da prefeitura, R$ 5.716.046,23.
 
 
 
Secretaria Municipal de Saúde – SEMSAU
 
 
 
Na área da saúde, a preocupação é com a melhoria no atendimento aos pacientes que são usuários da Rede Pública. O Secretário Fabricio Smaha que esta a frente da pasta, vem trabalhando incansavelmente junto à equipe .
 
Em 30 dias houve a descentralização da coleta de exames laboratoriais. O trabalho que era feito apenas no laboratório do Hospital Regional do Município – HMA, agora passa a ser realizado nas Unidades Básicas de Saúde (UBS´S), dos setores 09, 02, 10 e no Garimpo Bom Futuro e, agora, também no Hospital da Criança. A referida descentralização proporcionou o acréscimo de 760 novos atendimentos ao mês.
 
O Garimpo Bom Futuro, além da coleta de exames duas vezes por semana, também recebeu uma ambulância que fica a disposição da UBS para o transporte de pacientes em tempo integral.
 
Outro marco importante foi a retomada das atividades do “Aeromédico”, para o transporte de pacientes em estado grave até a capital, Porto Velho. Serviço disponível por meio de parcerias entre o Governo do Estado, o Grupo de Operações Aéreas – GOA e o Município de Ariquemes. Os atendimentos de emergência foram ampliados com a pactuação entre os Bombeiros e Samu.
 
 
 
AEDES AEGYPTI
 
 
 
O combate ao mosquito Aedes Aegypti é uma das preocupações da secretaria. Para isso, além das campanhas para conscientizar os moradores quanto a necessidade de banir possíveis criadouros do inseto, foi feita a limpeza sistemática das alamedas da cidade e pulverização de inseticidas em grande escala, pelo departamento de endemias.
 
Ações da saúde foram realizadas nas Unidades Básicas, do Bairro Jardim Alvorada, setores 06 e 09, visando o acompanhamento do Programa Bolsa Família e disponibilizando exames preventivos, vacinas e pesagem.
 
Em parceria com a caravana SIGA BEM, a população também teve acesso a testes rápido e palestras educativas.
 
O Projeto “Na praça com saúde” foi realizado na ultima semana do mês de janeiro. Equipes da saúde se deslocaram pelas principais praças e locais públicos do município para oferecer para a população serviços gratuitos como testes rápidos, consulta médica, atividades de lazer, corte de cabelo e orientações quanto ao “Janeiro branco – saúde mental”.
 
Pacientes e acompanhantes que utilizam dos serviços do hospital regional passaram a ter acesso à rede livre de internet.
 
Além da implantação do sistema Hórus na Farmácia Municipal e almoxarifado da SEMSAU, foram criados três novos departamentos na secretaria para melhorar o andamento dos serviços prestados pela SEMSAU. São eles, Núcleo de Educação Permanente (NEP), Departamento de Assistência Farmacêutica (DAF) e o Departamento de Média e Alta Complexidade (DMAC).
 
 
 
Secretaria Municipal de Agricultura Indústria e Comércio – SEMAIC
 
 
 
A Secretaria de Agricultura tem como função coordenar políticas agrícolas no Município, prestando assistência e apoio a produtores rurais. Os trabalhos realizados nos primeiros 30 dias do ano, foram divididos em etapas.
 
16 famílias foram atendidas com horas máquinas de trator, por meio do programa “Cultivar Rural” – Patrulha mecanizada.
 
Cerca de 40 agroindústrias e abatedouros foram fiscalizados. A feira do produtor rural passou por limpeza e reforma do depósito de lixo. Uma nova fossa foi construída na área dos quiosques. 50 novos contratos de comodato com embasamento legal foram efetuados com os feirantes.
 
120 cadastros rurais foram emitidos. Reuniões com a Emater, SEAGRI e SEPLAC foram realizadas para tratar das possíveis distribuições de 100 mil mudas de café clonado.
 
 
 
Secretaria Municipal de Segurança e trânsito.- SEMUST
 
 
 
Nos primeiros 30 dias deste ano, houve mudanças nas ruas e avenidas de Ariquemes. Parte da sinalização de trânsito foi modificada, para ficar de acordo com as normas estabelecidas pelo CONTRAN e pelo Código de Trânsito Brasileiro, (Tachões e lombadas). As faixas elevadas para a travessia de pedestres foram pintadas e as placas de sinalização que estavam sem condições de uso passaram por reforma. Os semáforos também tiveram manutenção.
 
A junta de Serviço Militar realizou 217 alistamentos de jovens entre 18 e 26 anos. 10 alistamentos maiores de 27 anos. Foram emitidas 56 segundas-vias de certificados de dispensa de corporação, 18 transferências e 03 reservistas carimbadas.
 
As praças e outros locais públicos passaram a receber patrulhamento extensivo, para inibir a ação de vândalos. Operações “Lei seca” também foram feitas no município.
 
De ordem do prefeito foi realizado um levantamento sobre a rodoviária para que sejam implementadas melhorias paliativas, enquanto equipes planejam as tratativas necessárias para construção de uma nova.
 
As equipes fizeram o acompanhamento dos eventos públicos feitos por outras secretaria.
 
 
 
Secretaria Municipal de Obras- SEMOSP
 
 
 
A Secretaria Municipal de Obras teve os trabalhos concentrados na limpeza de ruas e avenidas do Município, além da reforma e ampliação de pontes na área rural. A ação é de extrema importância para o tráfego de veículos e pessoas nas estradas vicinais, hoje as principais vias para o transporte da produção agrícola.
 
O segundo passo, de acordo com o Secretario, Edson Jorge Ker, foi à limpeza das alamedas de alguns bairros, para evitar a proliferação do mosquito transmissor da dengue, Zica vírus e febre chikungunya , tarefa realizada em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde (SEMSAU).
 
O pátio da Secretaria, bem como as dependências do Hospital Regional e várias escolas, foram reorganizados e limpos.
 
Os bairros da cidade receberam iluminação. As lâmpadas dos postes que estavam sem condições de uso, foram trocadas por novas.
 
A fossa da feira municipal foi limpa. Os trabalhos foram estendidos para Joelândia. Lá, as principais vias urbanas foram reestruturadas e receberam “cascalhamento”.
 
 
 
 
 
Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SEMA)
 
 
 
A Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SEMA) implantou nestes primeiros 30 dias do ano, um novo viveiro. O Antigo tinha capacidade para produzir cerca de 30 mil mudas de árvores por ano. A partir de agora, esse número salta para 250 mil. As equipes que passaram por capacitação por meio de cursos realizados no SENAI, CEPLAC e SENAR estiveram no viveiro “Rio Terra” localizado em Itapuã do Oeste. O objetivo da visita foi conhecer as tecnologias utilizadas por lá
 
Junto a Secretaria de Obras (SEMOSP) foi feita a limpeza e a manutenção de mais de 50 áreas públicas do Município, incluindo o lago do Parque Botânico e toda sua estrutura.
 
Os equipamentos pertencentes a SEMA foram todos recuperados. Reuniões em busca de parcerias com foram realizadas com o BNDS e o Banco da Amazônia.
 
 
 
 
 
Secretaria Municipal de Educação (SEMED)
 
 
 
Com o inicio do ano, veio a preocupação com a demanda de novos estudantes para as vagas nas escolas da Rede Pública Municipal. O processo para as matriculas começou a ser feito no dia 23 de janeiro e para garantir que todas as crianças tivessem uma vaga, foi feito uma espécie de readequação no quadro das escolas. Assim, 2.099 novas vagas foram ofertadas para a população. O quadro disponível Previa 204 vagas paras as creches, 672 vagas para pré-escola, 1.038 vagas para 1° ao 5° ano e 186 vagas para 6° ao 9° ano do ensino fundamental. Destas, pelo menos 500 continuam abertas. As ações continuam pelos próximos meses.
 
 
 
 
 
Fundação de Cultura Esporte e Lazer (FUNCEL)
 
 
 
01 - ORGANIZAÇÃO BUROCRÁTICA. Dando legalidade à autarquia, que nunca existiu de fato e está bem encaminhado. Dentro de um mês a FUNCEL passar a exercer a autonomia que já deveria ter desde a sua fundação.
 
02 - Reforma Básica do Centro Cultural Realizada pelos próprios funcionários, sem ônus para o município.
 
03 - Projeto para trazer o JIR (JOGOS INTERMUNICIPAIS DE RONDÔNIA) - Já em fase final, aguardando apenas a definição da Supetintendência da Juventude, Cultura, Esporte e Lazer(SEJUCEL) - Este projeto Movimentará 2.000 atletas para a cidade, bem como fomentará à economia por meio de hotéis, restaurantes entre outras atividades comerciais
 
04 - Início do processo de revitalização do Complexo Cultural do Marechal - À fim de promover atividades de arte, cultura, além de atividades como oficinas de culinária regional, aulas de história da cidade no museu, entre outras atividades que visam resgatar a história de Ariquemes
 
 
 
Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (SEMDES- CREAS, CRAS e CADÚNICO)
 
 
 
Outro grande desafio que está sendo superado por esta gestão é ao apoio aos vulneráveis, esta secretaria não tem medido esforços para colocar pra funcionar os programas sociais de combate à fome, a pobreza, entre outros fatores. Desde o primeiro dia diversas articulações vem sendo feitas, tais como, visita de famílias atendidas por programas assistenciais dos bairros Jardim Felicidade e Zona Sul, garimpo Bom Futuro, Marechal rondonia, entre outros, com intuito de mapear as demandas e fazer um direcionamento das ações.
 
Participação efetiva na caravana SIGA BEM caminhoneiro, saúde na praça; levantamento de invasões de casas do programa "Minha Casa Minha Vida" e notificação da Caixa Econômica; parceria entre SEMDES, CREDICIS e SENAI para o curso de corte e costura; oferta de cursos de pinturas;
 
 
 
Secretaria Municipal de Planejamento, Orçamento e Gestão (SEMPOG)
 
 
 
A Secretaria realizou no mês de janeiro o Processo de adesão da fibra ótica. A ação é para que haja o aumento de conexão de internet de baixo custo, o que poderia viabilizar a conexão de internet livre, nas praças e outros locais públicos.
 
 
 
 
 
Controladoria (CGM)
 
 
 
A Pasta realizou treinamento interno para prevenir prejuízos aos cofres públicos do Município. Uma reunião com os Secretários Municipais foi realizada no inicio deste mês para apresentar os aspectos constitucionais do projeto de controle interno que deve funcionar junto ao Tribunal de Contas do Estado (TCE-RO). O objetivo é impedir possíveis irregularidades que possam comprometer a transparência nos serviços realizados pela prefeitura, bem como garantir o pleno atendimento das necessidades coletivas. Segundo a Controladora Geral do Município, Gereane Prestes dos Santos, uma equipe deve avaliar de perto os processos licitatórios e outros gastos que possam surgir, nos diversos setores da Prefeitura. Todos os servidores envolvidos no processo passaram por treinamento e capacitação.
 
Um novo modelo de fluxograma dos processos de aquisição e contratação é desenvolvido. Trabalho realizado em parceria com o Secretário de Planejamento Ricardo Rodrigues e Silvia Caetano Rodrigues, superintendente
 
de licitações da Prefeitura.
 
As ações não param por aqui, diversas parcerias políticas estão sendo articuladas para que as necessidades e expectativas da população sejam plenamente atendidas.
 
 
 
Um Programa para implementação de melhorias de grandes impactos em Ariquemes já está sendo discutido nos bastidores do governo municipal.
 
 
Fonte: Comunicação PMA
 
Foto: Arquivo PMA
 

  








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