Rondônia, - 19:30
Últimas Política Amazônia Saúde Agronegócios Capital Interior
Tecnologia Religião Artigos Fotojornalismo Nacional Anuncie Fale Conosco

 

Você está no caderno - Agronegocios / Pecuária
implantação de cadeiras de agroecologia
Governo de Rondônia incentiva implantação de cadeiras de agroecologia e produção orgânica no campus Instituto Federal em Porto Velho
Projetos que integrem ensino, pesquisa e extensão voltados a técnicas de agroecologia e produção orgânica são prioridade nas ações governamentais.
Publicado Terça-Feira, 31 de Janeiro de 2017, às 09:19 | Fonte da Redação 0
http://www.ariquemesonline.com.br/noticia.asp?cod=320465&codDep=50" data-text="Governo de Rondônia incentiva implantação de cadeiras de agroecologia e produção orgânica no campus Instituto Federal em Porto Velho
  
 
 

Alexsandro Quirino e Marcos Machado estiveram no gabinete da professora Gedeli, coordenadora de formação inicial e continuada do Ifro

Projetos que integrem ensino, pesquisa e extensão voltados a técnicas de agroecologia e produção orgânica são prioridade nas ações governamentais. Na última semana, no Instituto Federal de Rondônia (Ifro), campus Calama, em Porto Velho, por iniciativa do governo de Rondônia houve a primeira reunião para tratar da inclusão das matérias na grade curricular do instituto.
 
Alexsandro Quirino, gerente de agroecologia da Secretaria de Estado da Agricultura (Seagri); e Marcos Machado, responsável pelo acompanhamento da chamada de Ater em Agroecologia da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater), estiveram no gabinete da professora Gedeli Ferrazzo, coordenadora de formação inicial e continuada do Ifro, com o objetivo de promover alinhamento sobre o apoio financeiro por meio da chamada MCTIC/Mapa/MEC/Sead – Casa Civil/CNPq nº 21/2016.
 
No caso de Rondônia, os recursos preveem a criação de Núcleo de Estudo em Agroecologia e Produção Orgânica (NEA) e do Centro Vocacional Tecnológico de Agroecologia (CVT).
 
Os recursos são oriundos do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Ministério da Educação (MEC) e Secretaria Especial de Agricultura Familiar e do Desenvolvimento Agrário da Casa Civil da Presidência da República (Sead) para projetos que integrem ensino, pesquisa e extensão, visando a construção  e socialização do conhecimento e técnicas relacionadas à agroecologia e produção orgânica.
 
O valor global da chamada para todo o Brasil é de R$ 10,7 milhões, e 15% deste valor é destinado à região Norte. “O objetivo  é estimular  as instituições de ensino, aptas para submissão de propostas, porque desta forma aumenta a probabilidade de aprovação de propostas do estado de Rondônia”, afirmou Alexsandro.
 
“O intuito é divulgar a chamada e estabelecer um diálogo  com outras instituições de ensino para que possamos criar os Núcleos e os Centros de Agroecologia e Produção Orgânica para atender uma demanda crescente deste segmento em Rondônia”, explicou Evandro Padovani, titular da Seagri.
 
Fonte
Texto: Marco Aurélio Anconi
Fotos: Alexsandro Quirino

Secom - Governo de Rondônia 








Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

 
 
Veja também em Agronegocios / Pecuária


Cafeicultura em Rondônia pode crescer 20% este ano
Desafio encarado agora pelos 22 mil produtores é a melhoria da qualidade e a conquista de novos mercados...


Troca eficiente no campo
Negociações baseadas em troca de mercadorias, as chamadas operações de ''barter'' garantem liquidez aos produtores rurais e às empresas...


Leilão da Embrapa Rondônia vai colocar quase 100 animais à venda
A ação acontecerá a partir das 9h, no Campo Experimental da Embrapa no município de Presidente Médici (RO)......


Em Rondônia: Cotação e Preço dos produtos agrícolas
...

 









 
 
 
  EMRONDONIA.COM
FALE CONOSCO  |  ANUNCIE  |  EQUIPE  |  MIDIA KIT   |  POLÍTICA DE PRIVACIDADE