Rondônia, - 19:35
Últimas Política Amazônia Saúde Agronegócios Capital Interior
Tecnologia Religião Artigos Fotojornalismo Nacional Anuncie Fale Conosco

 

Você está no caderno - Notícias da Amazônia
amazônia
Original Trade, empresa incubada do Inpa, é a única no Amazonas contemplada no edital Sebrae de Inovação
Publicado Domingo, 29 de Janeiro de 2017, às 14:56 | Fonte da Redação 0
http://www.ariquemesonline.com.br/noticia.asp?cod=320354&codDep=38" data-text="Original Trade, empresa incubada do Inpa, é a única no Amazonas contemplada no edital Sebrae de Inovação
  
 
 

Esse projeto entra no momento em que já estamos em fase de execução e dará um suporte importante para a área de desenvolvimento de produtos”, diz o empresário João Tezza
 
Por Karem Canto – Ascom Inpa
Foto: Afonso Rabelo e Acervo Inpa
 
A empresa incubada no Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa/MCTIC), a Original Trade, foi a única do Amazonas selecionada no edital Sebrae de Inovação. A empresa receberá o recurso equivalente a R$ 120 mil para impulsionar o projeto de desenvolver insumos naturais para cosméticos e produtos nutricionais utilizando frutos da Amazônia, como o açaí, buriti e camu-camu.
 
No total, mais de 650 projetos do país se candidataram e 189 deles foram escolhidos para começar 2017 com capital para se desenvolver e alcançar o mercado. A iniciativa do Sebrae vai levar cerca de R$ 20 milhões a projetos de micro e pequenas empresas com potencial de alto impacto. A contratação e execuções dos projetos devem ser iniciadas em fevereiro e a conclusão deve se dar em até 24 meses.
 
SiteBuriti FotoAfonsoRabelo
SiteBuriti FotoAfonsoRabelo
 
A Original Trade, que está em processo de incubação no Inpa, desde maio de 2016, submeteu proposta ao edital Sebrae de Inovação com o auxílio da Incubadora de Empresas do Instituto para impulsionar a produção de duas bases emulsificadas de óleo do buriti (Mauritia flexuosa). Uma, com a adição do extrato de camu-camu (Myciaria dubia) e outra, com o extrato de açaí. Existem duas espécies dessa fruta, o açaí-do-Amazonas (Euterpe precatoira Mart.) e o açaí-do-Pará (Euterpe oleracea Mart.).     
 
SiteCamu camu AcervoInpa
SiteCamu camu AcervoInpa
 
Para o empresário João Tezza, sócio fundador da Original Trade, o resultado do edital veio em boa hora. “Esse projeto entra no momento em que já estamos em fase de execução e dará um suporte importante para a área de desenvolvimento dos produtos”, diz.
 
Segundo Tezza, o foco do negócio da empresa está em possibilitar o uso em larga escala de ingredientes prontos para o uso na formulação cosmética. “A amplitude de mercado é expressiva se consideramos que o Brasil é o terceiro maior mercado de cosméticos do mundo”, destaca o empresário. “À medida que conseguirmos estruturar negócios com a biodiversidade conservada, mais segura a floresta estará da destruição”, completa.
 
SiteAçaí do Pará Afonso Rebelo INPA
 SiteAçaí do Pará Afonso Rebelo INPA
 
De acordo com a coordenadora de Extensão Tecnológica e Inovação do Inpa, Noélia Falcão, as atividades da Incubadora estão voltadas para apoiar o desenvolvimento dos negócios em processo de incubação. “A aprovação da empresa no edital Sebrae de Inovação é o resultado de esforços conjuntos entre incubadora e empresa com o intuito de promover a inovação e alavancar o negócio”, destaca.
 
Para o gerente da Incubadora de Empresas do Inpa, Larisse Drumond, o resultado do edital é satisfatório e positivo. “Essas iniciativas do Sebrae em apoiar e fomentar o empreendedorismo inovador são essenciais para o crescimento e maturidade dos negócios”, diz.
 
Sobre a Incubadora
 
Vinculada à Coordenação de Extensão Tecnológica e Inovação (Coeti) do Inpa, a Incubadora de Empresas foi criada para abrigar empresas iniciantes, oferecendo estrutura para estimular, acompanhar e favorecer o desenvolvimento de novos negócios oriundos de resultados de pesquisa para atividades produtivas.
 
Também busca impulsionar a inovação nas empresas que estão em processo de incubação. E para que isso aconteça, auxilia e orienta os empreendedores nas áreas de empreendedorismo, gestão, tecnologia, mercado e capital. 
 
Site Incubadora AcervoInpa
Site Incubadora AcervoInpa
 
Atualmente, a Incubadora de Empresas do Inpa abriga quatro empresas, na modalidade residente, e uma, na modalidade não-residente, que estão incubadas no Inpa, desde 2016, e ficarão por um período de até três anos, podendo ser prorrogado por mais um.
 
Os novos empreendimentos são: a Original Trade, que trabalha com insumos para cosméticos; a Manahh for Life – Indústria e Comércio de Produtos Alimentícios Ltda, que tem como carro-chefe a produção da sopa creme instantânea de piranha, tecnologia desenvolvida no Inpa e licenciada para a empresa; a empresa Da Flora da Amazônia com a produção de adubos orgânicos à base de minhoca.
 
Já a Socioambiental, empresa de consultoria de negócios e projetos socioambientais ainda está incubada, mas encontra-se em processo de graduação, ou seja, atingiu a maturidade e dará continuação no seu negócio fora do Inpa, porém, continuará no radar de atuação da Incubadora de Empresas do Inpa.       
  

A outra empresa é a K-MAT Soluções Hidro Sanitárias, sediada em Santarém (PA), mas que é incubada no Inpa na modalidade não-residente (à distância), com a produção de biodigestores para embarcações navais.  








Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

 
 
Veja também em Notícias da Amazônia


Em reunião com presidente da Funai, MPF/RO tratou de proteção às terras indígenas
Obras de compensação socioambiental e invasões de terras indígenas foram alguns dos pontos discutidos durante reunião realizada hoje em Cacoal...


Indústria ilegal de madeira na Amazônia: Profissão Madeireiro
Enquanto trabalhadores arriscam a vida no corte de árvores, grandes marcas brasileiras e internacionais compram madeira......


Aumento do desmatamento em Unidades de Conservação da Amazônia
Estudo do Imazon mostra que entre 2012 e 2015, 237,3 mil hectares foram desmatados dentro de Unidades de Conservação (UCs) da Amazônia, causando grandes danos ambientais. ...


Para conservação da espécie, botos são monitorados por drones
Atualmente, as espécies estão classificadas como “Dados Insuficientes” pela Unidade Internacional de Conservação da Natureza (IUCN) e aparecem no Livro Vermelho da Fauna Brasileira Ameaçada de Extinção...

 









 
 
 
  EMRONDONIA.COM
FALE CONOSCO  |  ANUNCIE  |  EQUIPE  |  MIDIA KIT   |  POLÍTICA DE PRIVACIDADE