Rondônia, - 22:52
Últimas Política Amazônia Ciência e Saúde Agronegócios Capital Interior
Tecnologia Religião Artigos Fotojornalismo Nacional Anuncie Fale Conosco
   

 

Você está no caderno - CIÊNCIA E SAÚDE
População de Rolim de Moura pede mais água
População de Rolim de Moura pede mais água e atenção no Bairro Planalto
Ruas de terra, que garantem poeira e lama, coleta de lixo insuficiente e a constante falta d’água, são as principais reclamações dos 4397 moradores que vivem em 1570 residências do bairro Planalto
Publicado Segunda-Feira, 23 de Maio de 2016, às 09:12 | Fonte Adenilson Florentino 0
http://www.ariquemesonline.com.br/noticia.asp?cod=309615&codDep=42" data-text="População de Rolim de Moura pede mais água e atenção no Bairro Planalto

  
 
 

Ruas de terra, que garantem poeira e lama, coleta de lixo insuficiente e a constante falta d’água, são as principais reclamações dos 4397 moradores que vivem em 1570 residências do bairro Planalto, em Rolim de Moura (dados do censo IBGE 2010).
 
 
Segundo o morador Delcir de Lima, pedreiro, 48 anos, apenas em algumas noites a água da Caerd chega às torneiras, mesmo assim fraquinha, sem força para subir até a caixa suspensa. Para poder receber a água tratada, Delcir teve que ir ao comércio comprar cavalete, canos, conexões e outros acessórios. Foi obrigado também a comprar outra caixa d’água, colocada no nível da rua para poder reservar e depois bombear até a caixa no alto da casa.
 
Sua esposa, dona Neuza Oliveira, funcionária pública, 53 anos, diz que mesmo com duas caixas em casa, se vê obrigada a reservar água em baldes e galões plásticos (métodos não recomendados). “A gente tem medo de acabar a água e passar necessidades”, avalia. “Além de pouca, quando chega, a água tem excesso de cloro. Por isso, são constantes as dores de estômago e as diarreias”, acrescenta.
 
No período da estiagem a situação se agrava ainda mais. “Já fizemos um abaixo-assinado pedindo providências da Caerd, mas nada de melhorias”, relata Delcir. “À uns 30 metros da minha casa passa uma rede de reforço de anel que vem do bairro Cidade Alta e abastece o final dos bairros Planalto e Industrial. Ali a água passa 24 horas e bastava ligar as redes para resolver o problema que afeta centenas de famílias”, constata Delcir.
 
 
Questionado pela reportagem, o chefe do Sistema da Caerd em Rolim de Moura, Claudecimar Ferreira dos Santos, disse conhecer os problemas de falta d’água nos bairros como o Cidade Alta e Planalto, e que a empresa está fazendo novas interligações para ampliar a quantidade de água nesses locais. Quanto ao excesso de cloro, Ferreira disse que ainda não recebeu as reclamações dos moradores e afirmou que esse controle é bem rigoroso no tratamento da água da cidade.
 
O bairro tem quase 10% da população da cidade (50.648 hab.), mas tem uma estrutura precária, segundo o presidente do Bairro, João Gomes de Souza, 73 anos, aposentado, que sonha com a conclusão de uma quadra esportiva iniciada pelo governo do estado, para que possa desenvolver um projeto social esportivo com as crianças. Para ele, essa seria uma possibilidade de tirar crianças e adolescentes das ruas e melhorar a qualidade de vida, tão maltratada pela falta de estrutura no local.
 
 
A coleta de lixo é insuficiente, realizada apenas duas vezes por semana. Por isso é comum ver sacos de lixo acumulados pelas ruas. O único elogio da comunidade é a atenção dedicada pela médica da Unidade Básica de Saúde do bairro, que faz um belo trabalho de orientação e prevenção à saúde dos moradores.

 





Notícia visualizada Contador de visitasvezes




Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Veja também em CIÊNCIA E SAÚDE


7 coisas estranhas que podem acontecer enquanto você dorme
...


Complexo de Napoleão: altura pode afetar autoestima, felicidade e carreira das pessoas?
...


O que é a Dpoc, doença pulmonar silenciosa que mata 3 milhões de pessoas por ano e não tem cura
...


Menino com 'pele de borboleta' é salvo por transplante de órgão geneticamente modificado
...

 

::: Publicidade :::



:: Publicidade :::

 
 
 
  EMRONDONIA.COM
FALE CONOSCO  |  ANUNCIE  |  EQUIPE  |  MIDIA KIT   |  POLÍTICA DE PRIVACIDADE

Parceiros :::