Rondônia, - 01:49
Últimas Política Amazônia Saúde Agronegócios Capital Interior
Tecnologia Religião Artigos Fotojornalismo Nacional Anuncie Fale Conosco

 

Você está no caderno - Notícias da Amazônia
concessões e inventário florestal
Serviço Florestal Brasileiro debate concessões e inventário florestal com a Sedam
Em atendimento ao pedido do governador Confúcio Moura para uma reunião com o Serviço Florestal Brasileiro (SFB), o secretário de Estado adjunto do Desenvolvimento Ambiental...
Publicado Segunda-Feira, 25 de Maio de 2015, às 10:58 | Fonte Alex Nunes / Decom-RO 0
http://www.ariquemesonline.com.br/noticia.asp?cod=295488&codDep=38" data-text="Serviço Florestal Brasileiro debate concessões e inventário florestal com a Sedam
  
 
 

Representantes da Sedam participaram de reunião na sexta-feira, em Brasília

Em atendimento ao pedido do governador Confúcio Moura para uma reunião com o Serviço Florestal Brasileiro (SFB), o secretário de Estado adjunto do Desenvolvimento Ambiental, Francisco Sales, e comitiva estiveram na sexta-feira (22) em Brasília com o intuito de debater as políticas de concessão das florestas estaduais e o inventário florestal rondoniense.  Desta troca de informações será elaborado um termo de cooperação técnica para que o serviço florestal brasileiro apoie o Estado de Rondônia no nestes processos.
 
Recebida pelo presidente do SFB, Raimundo Deusdará, a equipe da Sedam ouviu um resumo de duas experiências de concessões que ocorreram no Estado de Rondônia, da Floresta Nacional do Jamari e da Floresta Nacional do Jacundá. Nos parâmetros da política do governo Federal de fazer as concessões e estimular a madeira legal no mercado, foram detalhadas as experiências pois o Estado de Rondônia tem interesse de fazer concessão de florestas estaduais.
 
O coordenador de Unidades de Conservação da Sedam, Oswaldo Pitaluga, destacou a importância da produção de madeira nas concessões e ouviu detalhes do SFB sobre as políticas de fomento florestal. Segundo ele, o interesse do Serviço Florestal é de que a madeira legal cada vez aumente mais. “Queremos oportunizar o plantio de novas áreas com a finalidade comercial do plantio de madeiras para que a gente possa fazer com que o setor entre no Estado em um estágio de equilíbrio para que possamos planejar o nosso parque industrial com madeira legal”, disse o coordenador.
 
Raimundo Deusdadará falou sobre a importância do Estado de Rondônia concluir seu inventário florestal e ouviu de Sales a informação de que o processo de inventário está na fase final, e que o Estado é o mais avançado da região Norte, na maioria dos pontos que foram levantados pelo inventário nacional.
 
Ao final foi debatido o recurso do BNDES, no valor de R$ 35 milhões, não reembolsável, para monitoramento, fiscalização e gestão florestal. Para ações de concessão florestal, o valor é de R$ 1,52 milhões, que servirão para contratar a consultoria técnica que vai elaborar a legislação, o plano de manejo e auxiliar a Sedam na concessão propriamente dita.
 

Também participaram da reunião, a superintendente de Integração do Estado de Rondônia em Brasilia, Elizete Lionel; o subcoordenador do Programa de Desenvolvimento Socioeconômico Ambiental Integrado, Márcio Juliano; o coordenador de Georreferenciamento, Luiz Cláudio Fernandes; e os diretores da SFB, Joberto Veloso de Freitas e Marcus Vinicius da Silva Alves. 








Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

 
 
Veja também em Notícias da Amazônia


Desmatamento aumentou 54% no Amazonas, segundo Prodes 2016
O Estado teve 1.099 quilômetros quadrados desmatados entre agosto de 2015 e julho de 2016 contra 712 de agosto de 2014 a julho de 2015, de acordo com o Prodes do Inpe...


O mercado de chocolate da Amazônia: um produto tipo exportação
Doces com matéria-prima regional movimentam empresas locais que miram no mercado externo...


INPA - Novembro Azul e Rosa do Inpa orienta servidores sobre câncer e dieta saudável
...


Plano de controle do desmatamento na Amazônia terá nova fase ainda este ano
Para o secretário, as parcerias internacionais são fundamentais para financiar projetos de proteção das florestas brasileiras e esse é um dos objetivos do governo na Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças climáticas.....

 

      





2016 - ARIQUEMES ONLINE - Informação Sem fronteiras

© 2014 - 2017 • Ernesto & Eugenio Comunicação
jornal@emrondonia.com
redacao@ariquemesonline.com.br
(69) 9 9201-1314 (WhatsApp) - 9 9967-8787 (Oi)
Porto Velho - Rondônia - Brasil

Livre a reprodução, transmissão por broadcast, ou redistribuição dos conteúdos. Pede-se a citação do crédito.
ATENÇÃO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do EMRONDONIA.COM. Comentários ofensivos, que violem a lei ou o direito de terceiros, serão vetados pelo moderador.










 
 
 
  EMRONDONIA.COM