Rondônia, - 10:35
Últimas Política Amazônia Ciência e Saúde Agronegócios Capital Interior
Tecnologia Religião Artigos Fotojornalismo Nacional Anuncie Fale Conosco
   

 

Você está no caderno - POLÍTICA
DESAFIO DE CONFÚCIO
DESAFIO DE CONFÚCIO
Das três principais obrigações constitucionais do estado com os cidadãos – saúde, educação e segurança
Publicado Sexta-Feira, 22 de Maio de 2015, às 12:04 | Fonte Osmar Silva 0
http://www.ariquemesonline.com.br/noticia.asp?cod=295459&codDep=19" data-text="DESAFIO DE CONFÚCIO

  
 
 

Das três principais obrigações constitucionais do estado com os cidadãos – saúde, educação e segurança -, o governo de Rondônia avançou nos dois primeiros. O terceiro está em construção desde o primeiro mandato. Embora autoridades do setor mostrem índices de redução em alguns delitos, não conseguem tirar da sociedade a sensação de falta de polícia no combate ao crime.
 
Quando o cidadão ver sua casa ou sua empresa invadida à luz do dia, à frente de todos, dominado e humilhado por bandidos que recolhem dinheiro e produtos, o sentimento de impotência e abandono toma conta de sua alma. Se no meio disso sua família é moral e fisicamente agredida, a revolta e a indignação não tem tamanho. Principalmente contra o governo, que come os seus impostos, e não lhe dá a proteção nenhuma.
 
A percepção pública, - quando alguém é abatido num ato sem causa, quando uma jovem é violentada e agredida ao retornar da escola ou da igreja, quando o idoso ver sua aposentadoria sendo levada por bandidos, - é de que não tem polícia nas ruas. E nem governo. 
 
E não adianta mostrar redução de homicídios e de mortes no trânsito. Mesmo sendo verdade. O que resolve é ver a polícia fardada e armada nas ruas, nas escolas, nos bancos, nos centros comerciais, nas praças, nos bairros, fechando as bocas de fumo, agindo, prendendo. Não dando moleza pra bandido. Como não vê, critica e condena. E conclui que a cidade está entregue aos bandidos. Reclamar! Pra quem?
 
O governo vem construindo as Unisps para oferecer infraestrutura física digna a policiais e cidadãos, vem investindo em polícia técnica, equipamentos e materiais, veículos terrestres e aéreos, na melhoria salarial dos profissionais da segurança. Em recente ato, derrubou entraves e realizou promoções em todos os escalões da Polícia Militar de Rondônia. De sargento a coronel. É, agora, uma das polícias mais bem pagas do país.
 
E o que ainda falta? Para deputados e vereadores que adoram reclamar, denunciar e exigir, em discursos raivosos, a ação do governo e da polícia na defesa do patrimônio e dos cidadãos, falta muita coisa. Principalmente PM.
 
Tanto que em recente discurso na Assembleia Legislativa, a deputada estadual Lúcia Teresa exigiu que o governo contrate, com urgência, mais policiais. Certamente por achar o efetivo pequeno para atender os quase dois milhões de rondonienses. Pode ser.
 
Mas dias antes o deputado estadual Hermínio Coelho obteve votos para aprovar lei garantindo segurança policial ao ex-procuradores geral do Ministério Público por tempo igual ao que exerceu a direção do órgão. É provável que a deputada Lúcia tenha votado a favor. E lá se vão mais meia dúzia de militares garantir a segurança de um único servidor público, cidadão igual a mim e a você. Embora ele discorde. Não é uma vergonhosa e imoral contradição? Não é esse mesmo ente público que tem obrigação constitucional de defender a isonomia e a igualdade de todos perante a lei?
 
Como vemos, não é fácil mudar as coisas. Mudar hábitos, mordomias, quebrar paradigmas. E esse é só um exemplo. Esses privilégios é que roubam os policiais das ruas. Sem falar nos que exercem funções burocráticas, própria de civis.  
 
Embora a Policia Militar já esteja se mexendo, garantir segurança continua sendo o desafio do governador Confúcio Moura. Se ele desatar esse nó, a deputada Lúcia não precisará pedir a contratação de mais PMs. E o cidadão sentirá segurança para trabalhar e construir, vendo policia nas ruas.  
 
OsmarSilva – Jornalista – sr.osmarsilva@gmail.com  

 








Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Veja também em POLÍTICA


Geraldo da Rondônia anuncia emenda para o “Mãezinha Rondoniense”
Segundo o parlamentar, recurso na ordem de R$ 100.000,00 mil será utilizado para aquisição de kits de enxoval que serão entregues às gestantes da região...


PMDB voltará a se chamar MDB para 'ganhar as ruas', diz Jucá
...


Quatro razões para explicar por que apenas 2 de 155 delatores da Lava Jato são políticos
...


Lideranças do Fisco preparam nova mobilização contra corte de direitos dos servidores
Representantes do Fisco de todos os estados do país participam em Brasília de reunião do Conselho Deliberativo da Federação Nacional do Fisco Estadual e Distrital (Fenafisco)...

 

::: Publicidade :::



:: Publicidade :::

 
350x90
 
 
  EMRONDONIA.COM
FALE CONOSCO  |  ANUNCIE  |  EQUIPE  |  MIDIA KIT   |  POLÍTICA DE PRIVACIDADE