Rondônia, - 06:58
Últimas Política Amazônia Saúde Agronegócios Capital Interior
Tecnologia Religião Artigos Fotojornalismo Nacional Anuncie Fale Conosco

 

Você está no caderno - Agronegocios / Pecuária
café
Espírito Santo promove evento para demonstrar qualidade e sustentabilidade do café no Estado
Campanha de Melhoria da Qualidade e Início da Colheita do Café do Espírito Santo e o VII Noroeste Café Conilon é realizado anualmente pelo Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural
Publicado Sexta-Feira, 22 de Maio de 2015, às 09:06 | Fonte Renata Silva (MTb 12361/MG) 0
http://www.ariquemesonline.com.br/noticia.asp?cod=295442&codDep=50" data-text="Espírito Santo promove evento para demonstrar qualidade e sustentabilidade do café no Estado
  
 
 

Campanha de Melhoria da Qualidade e Início da Colheita do Café do Espírito Santo e VII Noroeste Café Conilon é realizado anualmente pelo Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural – Incaper, instituição participante do Consórcio Pesquisa Café, coordenado pela Embrapa Café.
 
 
 
Neste ano de 2015, mais de 500 produtores rurais e representantes de associações, cooperativas e entidades ligadas à cafeicultura capixaba participaram no mês de maio, no sítio São Bento, em São Domingos do Norte-ES, da solenidade que marcou o lançamento da oitava edição da Campanha de Melhoria da Qualidade e Início da Colheita do Café do Espírito Santo e o VII Noroeste Café Conilon. O evento é realizado pelo Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper) - instituição participante do Consórcio Pesquisa Café, coordenado pela Embrapa Café - e conta com a parceria de representantes da cadeia produtiva da cafeicultura capixaba.
 
Com o tema Produção de Café Conilon Sustentável e de Qualidade, o evento é considerado um dos mais importantes da cafeicultura do Espírito Santo e tem por objetivo apresentar as ações voltadas para o desenvolvimento sustentável do setor e a produção de café de qualidade. O evento foi dividido em dois momentos: a solenidade de lançamento da colheita de café no Espírito Santo e o VII Noroeste Café Conilon, de caráter técnico.
 
Para o governador do estado, Paulo Hartung, presente no evento, o momento é de celebrar a colheita do café, que é um trabalho importante na história e vida dos capixabas. "É uma oportunidade importante para debatermos temas centrais como sustentabilidade e qualidade de produção do café, pois só assim ganharemos mais competitividade neste mercado mundial cheio de desafios e adversidades. Precisamos, cada vez mais, celebrar a ciência, tecnologia e conhecimento, que são instrumentos da sociedade moderna", ressaltou o governador. Hartung disse ainda que os produtores capixabas precisam mudar as relações com os recursos naturais para servir como bons exemplos de boas práticas para o País.
 
O secretário de Estado da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca, Octaciano Neto, também presente, ressaltou a importância do evento para a difusão de tecnologia e conhecimento entre os produtores. "Chegamos à oitava edição da Campanha de Melhoria da Qualidade e Início da Colheita do Café no Espírito Santo e podemos observar a evolução de nossas lavouras ao longo dos últimos anos. Conseguimos aperfeiçoar nossas práticas, aumentar nossa produtividade e oferecer um produto com qualidade continuamente melhorada ao Brasil e ao mundo", afirmou.
 
O pesquisador do Incaper e coordenador do programa estadual de cafeicultura, Romário Gava Ferrão, fez uma palestra a respeito da Produção de Café Conilon Sustentável e de Qualidade, abordando, entre outras coisas, a pesquisa de mais de 30 anos feito pela Instituição e os resultados desse trabalho para a evolução da cafeicultura capixaba.
 
VII Noroeste Café Conilon – O evento foi marcado pela realização de Dia de Campo, dividido em três estações. Na primeira, os participantes receberam informações sobre Tecnologias para Renovação de Lavoura com Enfoque no Manejo da Irrigação e Gestão de Propriedade Cafeeira. O extensionista do Incaper João Luiz Perinni e o engenheiro agrônomo da Cooabriel Wander Ramos Gomes foram responsáveis por transmitir as informações. Na segunda estação, o pesquisador do Incaper José Antônio Lani e o representante da empresa Miac Máquinas Agrícolas, Walter Cavichioli, trataram da colheita mecânica do café conilon. Na ocasião, eles abordaram aspectos da evolução dessa espécie de café e realizaram demonstrações de campo. A terceira, abordou as tecnologias de pós-colheita. Nessa estação, o pesquisador da Embrapa Café lotado no Incaper, Aymbiré Francisco da Fonseca, o presidente do Centro de Desenvolvimento Tecnológico do Café - Cetcaf e produtor de cereja descascado, Dário Martinelli, e o cafeicultor Bento Venturim, que produz conilon de qualidade, fizeram demonstrações sobre o processo de descascamento.
 
Dia da Colheita do Café Conilon - No Espírito Santo, a colheita do conilon é aberta no dia 14 de maio. A data foi estabelecida para evitar que o produtor colha o café antes da hora certa. Dessa forma, garante-se a uniformidade de maturação dos grãos e mais qualidade ao produto. Anualmente, o lançamento da colheita do café conilon é celebrado com diversas ações, com o objetivo de conscientizar o produtor rural de que o bom café é aquele produzido com qualidade, desde o plantio até o armazenamento, e sempre com a utilização de técnicas adequadas e recomendadas pelo Incaper.
 
Cafeicultura no Espírito Santo – O café está presente em praticamente todos os municípios capixabas. O estado é o segundo maior produtor brasileiro de café, destacando-se por deter 80% da produção de conilon do País. A cafeicultura envolve 131 mil famílias capixabas e está presente em 60 mil propriedades rurais. A atividade gera em torno de 400 mil empregos e ocupa 474.685 hectares do território capixaba. Dessa área plantada, 309.481 hectares são dedicados ao conilon.
 
De acordo com a Conab, para a safra de café de 2015 (levantamento de janeiro de 2015), a produção total (arábica e conilon) cafeeira no Espírito Santo indica volume entre 11,41 e 12,09 milhões de sacas de café beneficiadas, com produtividade estimada entre 26,22 e 27,77 scs/ha. Para a espécie arábica, estima-se uma produção entre 2,89 e 3,13 milhões de sacas, 1,2 a 9,6% superior à produção de 2014, que foi de 2,86 milhões de sacas. Para o conilon, a primeira estimativa de safra 2015, indica produção estimada entre 8,52 e 8,96 milhões de sacas. A pesquisa indica uma produtividade média de 30,88 scs/ha.
 
Participe do IX Simpósio de Pesquisa dos Cafés do Brasil, 24 a 26 de junho, Curitiba (PR) - O IX Simpósio de Pesquisa dos Cafés do Brasil, de 2015, tem como tema central "Consórcio Pesquisa Café - Oportunidades e novos desafios" e será realizado em Curitiba-PR, de 24 a 26 de junho. Para essa edição, conta com o Instituto Agronômico do Paraná – IAPAR como anfitrião e apoio do Instituto Paranaense de Assistência Técnica e Extensão Rural - Emater-PR.
 
Pesquisadores e estudantes das principais instituições de pesquisa e ensino que estudam a cultura cafeeira apresentarão seus trabalhos de pesquisa durante o evento. Ao todo foram 256 trabalhos técnico-científicos relacionados aos seguintes focos temáticos: agregação de qualidade ao café; agroclimatologia e fisiologia; aperfeiçoamento dos processos industriais e novos produtos à base de café; aprimoramento dos sistemas de cultivo; benefícios do café à saúde humana; desenvolvimento econômico e social das regiões produtoras de café; genética, melhoramento e biotecnologia; manejo de pragas e doenças dos cafeeiros; mecanização do cultivo e da colheita do café em áreas planas e de montanhas; melhoria dos processos de colheita e pós-colheita; transferência de tecnologia e comunicação; e uso racional de água na cafeicultura.
 
As inscrições para todos os participantes do evento são gratuitas e darão acesso total ao evento: coquetel de abertura, palestras, mesas-redondas e painéis de discussão. Para se inscrever, acesse o site do evento (http://www.simposiocafe.sapc.embrapa.br).
 
Confira a programação do IX Simpósio de Pesquisa dos Cafés do Brasil no link http://www.simposiocafe.sapc.embrapa.br/index.php?option=com_content&view=article&id=176&Itemid=69 .
 
Saiba mais sobre o café no ‘Observatório do Café' - Desenvolvido pela Embrapa Café, no contexto do Agropensa da Embrapa, tem como objetivos principais coletar, analisar e disseminar, de forma sistemática, dados estatísticos, informações sobre tendências de produção e consumo, oportunidades e ameaças dos mercados e possíveis trajetórias do processo de inovação, além de resultados de pesquisas realizadas pelo Consórcio Pesquisa Café e suas implicações para a competitividade do agronegócio cafeeiro e ainda subsidiar políticas públicas e a tomada de decisão pelos diversos protagonistas do setor.
 
No Observatório do Café estão disponíveis, entre outros, as seguintes publicações, documentos e análises das instituições integrantes e parceiras do Consórcio Pesquisa Café: Relatório de Atividades da Embrapa Café - 2012 a 2015; Revista Coffee Science; Publicações Técnicas (com informações sobre tecnologias desenvolvidas pelas instituições consorciadas); imagens e vídeos sobre cafeicultura; Informe Estatístico do Café; Valor Bruto da Produção; Relatório Internacional de Tendências do Café; Rede Social do Café; Clipping do Café do Consórcio; SAC – Consórcio Pesquisa Café; Acompanhamento da Safra Brasileira; Relatório Final de Levantamento de Estoques Privados de Café; Evolução do Consumo Interno; Tendências de Consumo de Café no Brasil; Relatório sobre Mercado de Café; Relatórios de Atividades da Embrapa Café e Sistema de Informação do Café disponível – SBICafé, entre outros.
 








Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

 
 
Veja também em Agronegocios / Pecuária


Espigão do Oeste superou expectativa de público esperado para o Seminário Rural
Para o produtor Gilmar Souza, que há cinco anos trocou a cidade pela vida no campo, e começou a trabalhar com o gado leiteiro em busca de aprendizado e informações, ele resolveu participar do seminário rural para melhorar a eficiência....


Agricultores aprovam seminário rural em Vilhena
O seminário começou no feriado do dia 23/11 e contou em seu primeiro dia com palestras importantes como o manejo e recuperação do pasto, sistemas de irrigação e oficinas sobre o cultivo do café. ...


Produção de soja em Rondônia tem expectativa de crescimento maior que a média nacional
Já a produção brasileira deve crescer entre 6,7% e 9%. A soja é o segundo produto mais exportado pelo estado, tendo movimentado US$ 274,9 milhões entre janeiro e outubro deste ano....


Instituições bancárias fecham R$ 200 milhões em contratos no primeiro dia da Rondônia Rural Show
O governador Confúcio Moura anunciou – em entrevistas as emissoras de rádio e tv – que o volume de negócios realizados no primeiro dia (27) da 4ª Rondônia Rural ...

 

      





2016 - ARIQUEMES ONLINE - Informação Sem fronteiras

© 2014 - 2017 • Ernesto & Eugenio Comunicação
jornal@emrondonia.com
redacao@ariquemesonline.com.br
(69) 9 9201-1314 (WhatsApp) - 9 9967-8787 (Oi)
Porto Velho - Rondônia - Brasil

Livre a reprodução, transmissão por broadcast, ou redistribuição dos conteúdos. Pede-se a citação do crédito.
ATENÇÃO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do EMRONDONIA.COM. Comentários ofensivos, que violem a lei ou o direito de terceiros, serão vetados pelo moderador.









 
 
 
  EMRONDONIA.COM