Rondônia, - 04:56
Últimas Política Amazônia Ciência e Saúde Agronegócios Capital Interior
Tecnologia Religião Artigos Fotojornalismo Nacional Anuncie Fale Conosco
   

 

Você está no caderno - Economia
desemprego na Zona Franca de Manaus
Mais de 15 mil empregos já foram cortados na Zona Franca de Manaus
Os cortes começaram logo após a copa do mundo, segundo reportagem publicada no site O Globo
Publicado Terça-Feira, 12 de Maio de 2015, às 16:48 | Fonte Com informações de agências / portal@d24am.com 0
http://www.ariquemesonline.com.br/noticia.asp?cod=295291&codDep=20" data-text="Mais de 15 mil empregos já foram cortados na Zona Franca de Manaus

  
 
 

Manaus - Fabricantes de bens duráveis (eletrodomésticos, eletrônicos e automóveis) tem passado por uma onda de demissões desde o ano passado. Na Zona Franca de Manaus, os cortes começaram logo após a Copa do Mundo, segundo o site O Globo. Na publicação, Wilson Périco, presidente do Centro das Indústrias do Amazonas (Ciam), informa que de outubro a fevereiro 10 mil trabalhadores haviam sido demitidos,  somando-se março e abril, são mais de 15 mil postos cortados.
 
O levantamento feito pela reportagem calcula que pelo menos 50 mil vagas foram fechadas. De acordo com a Associação Brasileira da Indústria Elétrica e Eletrônica (Abinee), houve uma queda de 15,5% na produção das empresas do setor no primeiro trimestre, agravando o quadro de 2014, quando 6,1 mil postos de trabalho foram eliminados. Outros 1.030 empregados do setor perderam o emprego entre janeiro e março.
 
Segundo reportagem, os fabricantes de televisores Samsung e LG; a Whilrpool, dona das marcas Brastemp e Consul; e as montadoras de motocicletas foram as empresas que mais demitiram. Na Whilrpool, além da fábrica de Manaus, os cortes atingiram as unidades da empresa localizadas em Joinville (SC) e Rio Claro (SP). Ao todo, a empresa eliminou três mil vagas.
 
Segundo Périco, as expectativas para o setor não são boas para este ano. “O consumidor está com medo de perder o emprego e não compra esses produtos mais duráveis. Ele só não deixa de comprar alimentos”, afirmou.
 
Ainda conforme o presidente da Ciam, empresas do polo industrial planejam férias coletivas para cerca de oito mil trabalhadores em férias coletivas a partir deste mês.
 

O temor do desemprego, a inflação alta e a queda do consumo diante das incertezas sobre a extensão do ajuste fiscal são fatores citados pelos economistas para o movimento de corte de pessoal na indústria. De acordo com Clemente Ganz Lúcio, diretor técnico do Departamento Intersindical de Estatísticas e Estudos Socioeconômicos (Dieese), as taxas de desemprego devem persistir. “O nível de desemprego deve ficar de dois a três pontos acima do registrado no ano passado. Isso significaria que o desemprego medido pela Pnad Contínua do IBGE, hoje em 7,9%, pode passar de 10% até o fim do ano. No caso da taxa do Dieese, que se situa em 10%, pode chegar a 13%”, afirmou. 








Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Veja também em Economia


Luiz Tourinho e sua participação no Sebrae
Quando se transformou em Serviço de Apoio à Micro e Pequena Empresas (Sebrae) em 1991, o antigo CEAG (Centro de Assistência Gerencial), deu lugar a uma administração compartilhada com entidades representativas...


Sebrae e Suder promovem Seminário Rural em São Francisco do Guaporé
Evento acontece de 29 de junho a 1 de julho e deve reunir cerca de 400 produtores da região...


Microempreendedores Individuais terão até 120 meses para pagar boletos em atraso
Quem parcelar seus débitos poderá reaver os direitos previdenciários como aposentadoria, auxílio-doença ou licença-maternidade, além de participar de licitações......


Estado, Município e Sebrae se unem para simplificar processos
Sistema modelo informatizado de Vigilância Sanitária poderá ser utilizado...

 

::: Publicidade :::



:: Publicidade :::

 
728x90 350x90
 
 
  EMRONDONIA.COM
FALE CONOSCO  |  ANUNCIE  |  EQUIPE  |  MIDIA KIT   |  POLÍTICA DE PRIVACIDADE