Rondônia, - 10:42
Últimas Política Amazônia Saúde Agronegócios Capital Interior
Tecnologia Religião Artigos Fotojornalismo Nacional Anuncie Fale Conosco

 

Você está no caderno - Polícia
operação contra esquema de empresas fantasmas
MP e Polícia Civil deflagram operação para combater esquema de empresas fantasmas do jornal Estadão do Norte
A investigação realizada pelo MP-RO, por meio do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (GAECO), revelou a existência de indícios da prática de crimes de falsidade ideológica, uso de documento falso, fraude a licitações e associação criminosa
Publicado Terça-Feira, 12 de Maio de 2015, às 08:43 | Fonte MP-RO 0
http://www.ariquemesonline.com.br/noticia.asp?cod=295274&codDep=22" data-text="MP e Polícia Civil deflagram operação para combater esquema de empresas fantasmas do jornal Estadão do Norte
  
 
 

O Ministério Público do Estado de Rondônia, em conjunto com a Polícia Civil, deflagrou na manhã desta terça-feira, dia 12 de maio, a Operação Ardina, destinada a desmantelar esquema de empresas fantasmas, utilizadas pelos donos do jornal Estadão do Norte para fraudar contratos com órgãos públicos.
 
Cerca de 40 policiais civis cumprem em Porto Velho e Brasília mandados de prisão e busca e apreensão determinados pelo Poder Judiciário do Estado de Rondônia.
 
A investigação realizada pelo MP-RO, por meio do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (GAECO), revelou a existência de indícios da prática de crimes de falsidade ideológica, uso de documento falso, fraude a licitações e associação criminosa (antigo crime de quadrilha), perpetrados pelos gestores do Estadão do Norte e pessoas a eles ligadas.
 
A associação criminosa criava empresas fantasmas em nome de laranjas a fim de obter contratos com entes públicos estaduais e municipais. Isso era feito para contornar o impedimento do “Estadão do Norte” celebrar contratos com esses órgãos, fruto do passivo judicial e tributário da empresa e de seus donos, inclusive ações penais.
 

O nome da operação remete a termo utilizado em Portugal para designar meninos que vendiam jornais pelas ruas, apregoando as manchetes, lembrando a utilização por membros da quadrilha de laranjas e empresas fantasmas a fim de obter contratos para venda de jornais. 

 

Mais informações sobre o caso:

Diretores do jornal são presos e conduzidos para a promotoria do MP

As prisões de parte da diretoria do jornal O Estadão do Norte foram realizadas durante a operação 'Ardina',  deflagrada pela Polícia Civil e pelo Ministério Público de Rondônia. Até o momento foram confirmadas as prisões de Omar Cunha, Mário André Calixto (que foi preso em Brasília) e de uma mulher, identificada como Marília Calixto . Os presos na Capital foram conduzidos para o Ministério Público, porém Mário André vai prestar a sua oitiva via conferência, onde vão prestar esclarecimentos na promotoria. É previsto que os conduzidos sejam levado para o Presídio Pandinha posteriormente.

 
Mário André Calixto, preso na manhã de hoje durante a operação 'Ardina"

 

Foram expedidos cinco mandados de prisão e até o momento três foram cumpridas. O delegado responsável pela ação dos policiais é Swami Otto.

 

A operação foi deflagrada na manhã desta terça-feira (12) e visa desarticular uma organização criminosa, que funcionava dentro da empresa que fraudava contratos.

Fonte: Rondoniaovivo - Foto interna: Imagem News








Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

 
 
Veja também em Polícia


Nota Oficial - Sindicato dos Agentes Penitenciários e Socioeducadores do Estado de Rondônia (Singeperon)
...


Governador do TO é alvo de operação da PF contra lavagem de dinheiro
Ao todo, 108 mandados são cumpridos em Palmas e outras cidades. PF disse que identificou R$ 200 milhões efetivamente lavados....


Porto Velho: RedeTV tem equipes agredidas e um cinegrafista esfaqueado
Ataques aconteceram no bairro Ulisses Guimarães e em frente a Biblioteca Pública da Capital....


Filha de Temer vai apoiar Haddad contra Marta em São Paulo
...

 

      





2016 - ARIQUEMES ONLINE - Informação Sem fronteiras

© 2014 - 2017 • Ernesto & Eugenio Comunicação
jornal@emrondonia.com
redacao@ariquemesonline.com.br
(69) 9 9201-1314 (WhatsApp) - 9 9967-8787 (Oi)
Porto Velho - Rondônia - Brasil

Livre a reprodução, transmissão por broadcast, ou redistribuição dos conteúdos. Pede-se a citação do crédito.
ATENÇÃO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do EMRONDONIA.COM. Comentários ofensivos, que violem a lei ou o direito de terceiros, serão vetados pelo moderador.









 
 
 
  EMRONDONIA.COM