Rondônia, - 20:15
Últimas Política Amazônia Saúde Agronegócios Capital Interior
Tecnologia Religião Artigos Fotojornalismo Nacional Anuncie Fale Conosco

 

Você está no caderno - Polícia
operação contra esquema de empresas fantasmas
MP e Polícia Civil deflagram operação para combater esquema de empresas fantasmas do jornal Estadão do Norte
A investigação realizada pelo MP-RO, por meio do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (GAECO), revelou a existência de indícios da prática de crimes de falsidade ideológica, uso de documento falso, fraude a licitações e associação criminosa
Publicado Terça-Feira, 12 de Maio de 2015, às 08:43 | Fonte MP-RO 0
http://www.ariquemesonline.com.br/noticia.asp?cod=295274&codDep=22" data-text="MP e Polícia Civil deflagram operação para combater esquema de empresas fantasmas do jornal Estadão do Norte
  
 
 

O Ministério Público do Estado de Rondônia, em conjunto com a Polícia Civil, deflagrou na manhã desta terça-feira, dia 12 de maio, a Operação Ardina, destinada a desmantelar esquema de empresas fantasmas, utilizadas pelos donos do jornal Estadão do Norte para fraudar contratos com órgãos públicos.
 
Cerca de 40 policiais civis cumprem em Porto Velho e Brasília mandados de prisão e busca e apreensão determinados pelo Poder Judiciário do Estado de Rondônia.
 
A investigação realizada pelo MP-RO, por meio do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (GAECO), revelou a existência de indícios da prática de crimes de falsidade ideológica, uso de documento falso, fraude a licitações e associação criminosa (antigo crime de quadrilha), perpetrados pelos gestores do Estadão do Norte e pessoas a eles ligadas.
 
A associação criminosa criava empresas fantasmas em nome de laranjas a fim de obter contratos com entes públicos estaduais e municipais. Isso era feito para contornar o impedimento do “Estadão do Norte” celebrar contratos com esses órgãos, fruto do passivo judicial e tributário da empresa e de seus donos, inclusive ações penais.
 

O nome da operação remete a termo utilizado em Portugal para designar meninos que vendiam jornais pelas ruas, apregoando as manchetes, lembrando a utilização por membros da quadrilha de laranjas e empresas fantasmas a fim de obter contratos para venda de jornais. 

 

Mais informações sobre o caso:

Diretores do jornal são presos e conduzidos para a promotoria do MP

As prisões de parte da diretoria do jornal O Estadão do Norte foram realizadas durante a operação 'Ardina',  deflagrada pela Polícia Civil e pelo Ministério Público de Rondônia. Até o momento foram confirmadas as prisões de Omar Cunha, Mário André Calixto (que foi preso em Brasília) e de uma mulher, identificada como Marília Calixto . Os presos na Capital foram conduzidos para o Ministério Público, porém Mário André vai prestar a sua oitiva via conferência, onde vão prestar esclarecimentos na promotoria. É previsto que os conduzidos sejam levado para o Presídio Pandinha posteriormente.

 
Mário André Calixto, preso na manhã de hoje durante a operação 'Ardina"

 

Foram expedidos cinco mandados de prisão e até o momento três foram cumpridas. O delegado responsável pela ação dos policiais é Swami Otto.

 

A operação foi deflagrada na manhã desta terça-feira (12) e visa desarticular uma organização criminosa, que funcionava dentro da empresa que fraudava contratos.

Fonte: Rondoniaovivo - Foto interna: Imagem News








Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

 
 
Veja também em Polícia


Desmantelada quadrilha que vendia vagas em faculdade de Medicina em Rondônia
De acordo com a polícia, pelo menos 15 acadêmicos iam ingressar na faculdade ainda neste semestre cursando medicina com suas vagas compradas....


Presa em Porto Velho quadrilha especializada em fraudar vestibulares para o curso de medicina
Integrantes de uma quadrilha especializada em fraudar vestibulares foram presos....


Nota Oficial - Sindicato dos Agentes Penitenciários e Socioeducadores do Estado de Rondônia (Singeperon)
...


Governador do TO é alvo de operação da PF contra lavagem de dinheiro
Ao todo, 108 mandados são cumpridos em Palmas e outras cidades. PF disse que identificou R$ 200 milhões efetivamente lavados....

 









 
 
 
  EMRONDONIA.COM
FALE CONOSCO  |  ANUNCIE  |  EQUIPE  |  MIDIA KIT   |  POLÍTICA DE PRIVACIDADE