Rondônia, - 20:09
Últimas Política Amazônia Ciência e Saúde Agronegócios Capital Interior
Tecnologia Religião Artigos Fotojornalismo Nacional Anuncie Fale Conosco
   

 

Você está no caderno - Variedades
cultura
EM RONDÔNIA: CineOca homenageia cultura indígena em Mostra dias 22 e 23 de Abril
O CineOca, que tem o nome inspirado na moradia indígena, fará na próxima semana, em parceria com o Sesc de Porto Velho
Publicado Quarta-Feira, 22 de Abril de 2015, às 09:20 | Fonte Gente de Opinião 0
http://www.ariquemesonline.com.br/noticia.asp?cod=294768&codDep=52" data-text="EM RONDÔNIA: CineOca homenageia cultura indígena em Mostra dias 22 e 23 de Abril

  
 
 

O CineOca, que tem o nome inspirado na moradia indígena, fará na próxima semana, em parceria com o Sesc de Porto Velho uma mostra em homenagem à cultura e diversidade indígena. Em comemoração ao dia do índio, serão exibidos nos dias 22 e 23 de abril, dois documentários que retratam diferentes recortes sobre duas etnias de Rondônia e as consequências do contato com o não índio.

Os filmes Mapimaí – A festa da Criação do Mundo Segundo o Povo Paiter, de Alexis Bastos e Corumbiara, de Vincent Carelli, são importantes produções que trarão a tona a discussão e a reflexão sobre a questão indígena, sobretudo porque tem confirmada a presença lideranças indígenas e realizadores. A sessões começam sempre as 19h, no CineSesc.

“O nosso cineclube nasceu com essa concepção do respeito às origens, à cultura tradicional, às produções locais, por isso sempre procuramos contemplar exibições que revelem aspectos do nosso cotidiano. Como na oca indígena, queremos que o expectador se sinta em casa, na sala escura do cinema, inclusive para debater os problemas e as questões que envolvem a temática proposta na programação”, explica Simone Norberto, do CineOca.


 

Mostra com temática Indígena

          Realização CineOca e Sesc

 

Programação:


22/04


Filme: Mapimaí – A festa da Criação do Mundo Segundo o Povo Paiter




Dir.: Alexis Bastos

Cidade/Estado de origem: Porto Velho - RO

Duração: 39 min.

Classificação: Livre

Data:22/04

Local:Cine Sesc

Hora:19h


Sinopse: 
Escolhido pelos Paiter a manifestação cultural Mapimaí festa de comemoração da criação do Mundo, foi a forma proposta de realização das oficinas para repasse do conhecimento indígena. O vídeo mostra todo o desenrolar do projeto através de um Mito de Origem, no qual está sendo transmitida a aprendizagem sobre a cultura, história, confecção de artesanatos de cerâmica, de arco, flecha, colares, anéis, as pinturas corporais e principalmente o fortalecimento das alianças entre os clãs Gamep, Gamir, Makor e Kaban.
Esta é uma iniciativa do Povo Paiter, com a parceria da Kanindé Associação de Defesa Etno Ambiental e o Programa de Agroextartivismo da Secretaria da Amazônia Ministério do Meio Ambiente.

 


23/04


Filme: Corumbiara


Dir.: Vicent Carelli

Duração:117 min

Classificação: Livre

Data:23/04

Local:Cine Sesc


Sinopse:Em 1985, o indigenista Marcelo Santos, denuncia um massacre de índios na Gleba Corumbiara (RO), e Vicent Carelli filma o que resta das evidências. Bárbaros demais, o caso passa por fantasia, e cai no esquecimento. Marcelo e sua equipe levam anos para encontrar os sobreviventes. Duas décadas depois, Corumbiara revela essa busca e a versão dos índios.
 

Fonte: Simone Norberto





Notícia visualizada Contador de visitasvezes




Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Veja também em Variedades


As razões do desaparecimento repentino de cachoeira de água azul no México
...


Harry Potter terá jogo em realidade aumentada parecido com Pokémon GOd
...


Os rituais da supersecreta maçonaria feminina
...


Este vulcão expele lama há 11 anos
...

 

::: Publicidade :::



:: Publicidade :::

 
 
 
  EMRONDONIA.COM
FALE CONOSCO  |  ANUNCIE  |  EQUIPE  |  MIDIA KIT   |  POLÍTICA DE PRIVACIDADE

Parceiros :::