Rondônia, - 02:41
Últimas Política Amazônia Ciência e Saúde Agronegócios Capital Interior
Tecnologia Religião Artigos Fotojornalismo Nacional Anuncie Fale Conosco
   

 

Você está no caderno - Geral
Amazonas lidera produção de gás natural terrestre com 122 mil barris/dia
Publicado Segunda-Feira, 30 de Julho de 2012, às 09:00 | Fonte 0
http://www.ariquemesonline.com.br/noticia.asp?cod=282134&codDep=31" data-text="Amazonas lidera produção de gás natural terrestre com 122 mil barris/dia

  
 
 

MANAUS – O Amazonas manteve em junho o índice de produção de gás e petróleo que faz do Estado o maior produtor terrestre dos produtos no País. De acordo com números divulgados nesta segunda-feira (30) pela Petrobras, em junho, os poços em Urucu produziram 122.673 barris de óleo equivalentes ao dia.

A Petrobras calcula que foi retirada uma média de 52.591 barris de petróleo diariamente no Amazonas. Entre os poços terrestres, o Estado perde apenas para a produção do Rio Grande do Norte, que alcançou em junho a marca de 55.163 barris. Na terceira e quarta posição dos maiores produtores de óleo terrestre estão a Bahia e o Sergipe, com 46.959 e 33.577 barris/dia, respectivamente.

O petróleo de Urucu é de alta qualidade, sendo o mais leve entre os óleos processados nas refinarias nacionais. Essas características resultam em seu aproveitamento especialmente para a produção de gasolina, nafta petroquímica, óleo diesel e GLP (gás de cozinha).

Confira a tabela completa da exploração de petróleo e gás no País

Em junho, em todo o País, a Petrobras explorou 1.959.713 barris de petróleo ao dia. As plataformas marítimas do Rio de Janeiro lideraram a maior fatia desse montante, com 1.436.639 barris/dia, seguidas do Espírito Santo, que registrou produção diária de 253.752. Houve uma queda de 1,5% na exploração de junho, provocada pelas paradas programadas para manutenção das plataformas P-48 e P-53, na Bacia de Campos.

Entre os poços terrestres de gás, o Amazonas tem a liderança absoluta. Foram 11.142 mil metros cúbicos de gás natural por dia em junho. No segundo lugar, aparece a Bahia (2.423 m³) e o Estado de Alagoas (1.307 m³). O processamento de GLP, que supera 1,5 mil toneladas diárias, equivale a 115 mil botijas de 13 kg.

Saiba mais:
Petróleo na Amazônia e o desafio de explorar sem destruir o meio ambiente
Amazônia terá 130 poços exploratórios de petróleo e gás natural até 2015

Em todo o País, a produção de gás natural sem liquefeito alcançou 60 milhões 272 mil metros cúbicos, volume 4,9% acima dos 57 milhões 437 mil metros cúbicos produzidos em maio.

A produção média de petróleo e gás natural da Petrobras em junho, no Brasil e no exterior, foi de 2.583.415 milhões de barris de óleo equivalente por dia (boed). Nos campos localizados no Brasil foram produzidos 2.338.812 boed. Tanto a produção no Brasil quanto a total ficaram praticamente nos mesmos níveis do mês anterior. A produção no exterior foi de 244.603 boed, correspondendo a um recuo de 2,5% em relação a maio.

Descobertas

Em fevereiro deste ano, a Petrobras anunciou ter descoberto uma nova acumulação de petróleo e gás na Bacia do Solimões, no Amazonas. O poço foi perfurado a profundidade final de 3.295 metros e os testes realizados indicaram capacidade de produção diária de 1.400 barris de óleo de boa qualidade e 45 mil m3 de gás, na Formação Juruá.

A descoberta ocorreu durante a perfuração do poço 1-BRSA-961-AM, informalmente conhecido como Leste do Igarapé Chibata. Localizado no Município de Coari, a 25 km da Província Petrolífera de Urucu. Este é o segundo sucesso exploratório no Bloco, onde já está em andamento, desde 2010, o Plano de Avaliação da Descoberta do poço 1-BRSA-769-AM, informalmente conhecido como Igarapé Chibata.

Se for confirmada a viabilidade econômica das descobertas, será criado um novo polo produtor de petróleo e gás natural na Bacia do Solimões.



Do Portal Amazônia





Notícia visualizada Contador de visitasvezes




Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Veja também em Geral


Denarc: PC apreende 3,32 kg de entorpecente e prende homem acusado de tráfico de drogas
...


Governo cria linha de crédito especial de R$ 20 bilhões para os estados
...


Adriano e Tardelli travam duelo de artilheiros hoje pelo Brasileirão - FOTO
...


Grupos de extermínio ameaçam ambientalistas na Amazônia
...

 

::: Publicidade :::



:: Publicidade :::

 
 
 
  EMRONDONIA.COM
FALE CONOSCO  |  ANUNCIE  |  EQUIPE  |  MIDIA KIT   |  POLÍTICA DE PRIVACIDADE

Parceiros :::