Rondônia, - 16:51
Últimas Política Amazônia Ciência e Saúde Agronegócios Capital Interior
Tecnologia Religião Artigos Fotojornalismo Nacional Anuncie Fale Conosco
   

 

Você está no caderno - Geral
Seas debate habitação com movimentos sociais
Publicado Segunda-Feira, 30 de Julho de 2012, às 17:03 | Fonte DECOM - GOVERNO DE RONDÔNIA 0
http://www.ariquemesonline.com.br/noticia.asp?cod=281948&codDep=31" data-text="Seas debate habitação com movimentos sociais

  
 
 



Na manhã desta terça-feira (24), o secretário adjunto estadual da Assistência Social, Márcio Félix, acompanhado da coordenadora de Desenvolvimento Social da Seas, Sara Vieira, estiveram no gabinete do secretário municipal de Regularização Fundiária e Habitação de Porto Velho, Ian Kleber de Farias para debater junto aos movimentos sociais sobre habitação de interesse social.


 
Existe um programa habitacional popular Minha Casa Minha Vida específico como o objetivo de atender as necessidades de habitação da população de baixa renda nas áreas urbanas, garantindo o acesso à moradia digna com padrões mínimos de sustentabilidade, segurança e habitabilidade.


 
O Programa funciona por meio da concessão de financiamentos a beneficiários organizados de forma associativa por uma Entidade Organizadora – EO (Associações, Cooperativas, Sindicatos e outros), com recursos provenientes do Orçamento Geral da União – OGU, aportados ao Fundo de Desenvolvimento Social – FDS. O Programa pode ter contrapartida complementar de estados, do Distrito Federal e dos municípios, por intermédio do aporte de recursos financeiros, bens e/ou serviços economicamente mensuráveis, necessários à composição do investimento a ser realizado.


 
No município de Porto Velho a União Estadual de Moradia Popular (UEMP) firmou parceria com prefeitura, que pleiteou parte de uma área da União para o remanejamento de cerca de 100 famílias que moram no bairro Triângulo, que serão atingidas pelo projeto PAC “Parque das Águas” e mais 227 famílias que poderão se inscrever no Programa por meio de uma entidade organizadora habilitada pelo Ministério das Cidades.


 
Durante a reunião, o secretário adjunto da SEAS, Márcio Felix, firmou o compromisso do estado de entrar com um aporte para a construção das unidades habitacionais, podendo ser de até R$ 10 mil por unidade habitacional, para o ano de 2013, de acordo com a aprovação do projeto urbanístico pela Caixa Econômica Federal.


 
“O governo do estado já firmou contrato com o governo federal para a execução do Programa Minha Casa, Minha Vida, Urbano com os municípios acima de 50 mil habitantes, com os municípios com menos de 50 mil habitantes, habitação rural e agora com o Programa Habitacional Entidades (PHPE)”, frisa Márcio Felix.


 
O secretário diz ainda, que o Governo do Estado não mede esforços para reduzir o déficit habitacional em Rondônia, e que em um ano e meio o governo já firmou contrato para a construção de mais de 10 mil casas, pelo Programa Minha Casa Minha Vida em vários municípios.


 
De acordo com Edjales de Brito, representante da UEMP é a primeira vez que os movimentos sociais conseguem estabelecer um diálogo com o governo do Estado para debater sobre habitação de interesse social. “Acredito muito nessa parceria firmada entre os movimentos sociais, governo e prefeitura que atuando juntos podem avançar bastante na redução do déficit habitacional, principalmente em Porto Velho onde esse número ainda é muito grande”, declara Edjales Brito.


 
Participaram também da reunião a secretária adjunta da SEMUR, Mônica Cristina; a representante do movimento social UEMP, Rosália da Costa e o representante da Central de Movimentos Populares (CMP), Eliel da Cunha.








Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Veja também em Geral


As duas caras do Itaú
...


Papa pede que Igreja na América Latina lute contra a corrupção
...


PORTO VELHO: Lei Maria da Penha é tema de debate no Congresso de Direito das Famílias
...


TJ-SP condena promotor que chamou juiz de desequilibrado em representação
...

 

::: Publicidade :::



:: Publicidade :::

 
350x90
 
 
  EMRONDONIA.COM
FALE CONOSCO  |  ANUNCIE  |  EQUIPE  |  MIDIA KIT   |  POLÍTICA DE PRIVACIDADE