Rondônia, - 20:23
Últimas Política Amazônia Saúde Agronegócios Capital Interior
Tecnologia Religião Artigos Fotojornalismo Nacional Anuncie Fale Conosco

 

Você está no caderno - Geral
Senado promove "farra" dos passaportes diplomáticos; até Pr. R. R. Soares já recebeu um
Publicado Segunda-Feira, 30 de Julho de 2012, às 08:04 | Fonte 0
http://www.ariquemesonline.com.br/noticia.asp?cod=275802&codDep=31" data-text="Senado promove "farra" dos passaportes diplomáticos; até Pr. R. R. Soares já recebeu um
  
 
 

Senado promove ‘farra’ dos passaportes diplomáticos; até Pr. R. R. Soares já recebeu um


O Senado autoriza os 81 senadores a requerer pessoalmente  passaportes diplomáticos ao Itamaraty, inclusive para terceiros. A assessoria da Casa alega que, como não existe norma proibindo, o documento pode ser solicitado por cada um de seus parlamentares. É o que explica o fato de o senador Marcelo Crivella (PRB-RJ) ter obtido passaportes especiais para o chefe da Igreja Internacional do Reino de Deus, pastor Romildo Ribeiro Soares, conhecido por R.R. Soares, e para sua mulher, Maria Madalena Bezerra Soares. Eles são tios do senador.

A portaria do ministro das Relações Exteriores, Antonio Patriota, concedendo esses passaportes diplomáticos foi publicada no Diário Oficial da União (DOU) na última sexta-feira.

A polêmica é que a concessão se dá em nome da instituição Senado e não do parlamentar. Nem o pastor nem sua mulher têm ligações com o parlamento brasileiro.

Na Câmara dos Deputados, os deputados têm de recorrer à segunda secretaria para obter o documento. Marcello Crivella defende que cabe ao Itamaraty analisar o “mérito” do pedido. Nesse caso específico, ele acredita que o ministro Patriota se convenceu pelos “carimbos do passaporte do pastor com centenas de viagens. “Todas elas para atender milhares de brasileiros que vivem lá fora”. Ou seja, o pastor evangélico estaria executando uma das atribuições do próprio Itamaraty. “O parlamentar tem todo o direito de pedir o passaporte”, insiste.

Crivella afirma não ser esta a primeira vez que ele pede e obtém passaporte para R.R. Soares. “Ele viaja tanto, tanto, tanto, que na hora de fazer fila, ele pega a de prioridade diplomática”, justifica, referindo-se a um dos motivos para ter o passaporte.

A assessoria do Itamaraty limita-se a informar que “os passaportes diplomáticos são concedidos de acordo com a legislação”. A maioria dos senadores recorre à Coordenação de Atividades Externas (Coatex) para obter passaportes e outros serviços do Itamaraty. O líder do PSDB, senador Álvaro Dias (PR), disse desconhecer a brecha para os colegas pedirem o passaporte sem a intermediação do órgão da Casa. “Isso é um absurdo, é uma exceção que não se admite”, protesta. “Isso para mim é o início da farra do passaporte”. O líder diz não entender a importância dada ao passaporte diplomático que, na sua opinião, “não tem nenhum valor especial”.


Radar Político








Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

 
 
Veja também em Geral


Com quase cinco mil americanos mortos e mais de 30 mil feridos, Obama retira tropas do Iraque
...


Juízes eleitorais usam Lei de Acesso para saber quem financia campanhas
...


SENADORA SAI ILESA DE TIROTEIO NA FRONTEIRA DE RONDÔNIA COM MATO GROSSO; NINGUÉM FOI PRESO
...


MPF PEDE PRISÃO DO FILHO DE SARNEY E SILAS RONDEAU
...

 









 
 
 
  EMRONDONIA.COM
FALE CONOSCO  |  ANUNCIE  |  EQUIPE  |  MIDIA KIT   |  POLÍTICA DE PRIVACIDADE