Rondônia, - 02:30
Últimas Política Amazônia Ciência e Saúde Agronegócios Capital Interior
Tecnologia Religião Artigos Fotojornalismo Nacional Anuncie Fale Conosco
   

 

Você está no caderno - Geral
31 DE MAIO:Dia Mundial Sem Tabaco, veja propagandas antifumo de vários países

Publicado Segunda-Feira, 30 de Julho de 2012, às 19:48 | Fonte UOL COM AGÊNCIAS 0
http://www.ariquemesonline.com.br/noticia.asp?cod=272989&codDep=31" data-text="31 DE MAIO:Dia Mundial Sem Tabaco, veja propagandas antifumo de vários países

  
 
 

31 DE MAIO:Dia Mundial Sem Tabaco, veja propagandas antifumo de vários países

 

Mais de um bilhão de pessoas irão morrer pelo mesmo motivo ao longo deste século: o fumo. E, o pior, muitas delas sequer serão fumantes.
 
Justamente por isso, a Organização Mundial de Saúde promove, nesta segunda (31) o Dia Mundial Sem Tabaco. A data é celebrada desde 1998, com a missão de evitar que pessoas comecem a fumar e incentivar os fumantes a deixar o vício.
 
E motivos para isso não faltam. As mais de 4.700 substâncias tóxicas contidas em cada cigarro são responsáveis por diversos tipos de câncer, além de problemas respiratórios, cardíacos e vasculares, não apenas em quem consome o cigarro, mas também em quem é exposto à sua fumaça.
 
Só para dar uma ideia, 90% dos casos de câncer de pulmão e 80% dos de enfisema pulmonar são provocados pela nicotina, um dos principais componentes do cigarro. Mas, além dela e do alcatrão, pesquisas demonstram que mais de 40 substâncias cancerígenas estão presentes.
 
Em diversos países, campanhas governamentais ou de ONGs alertam sobre os riscos causados pelo fumo. Veja abaixo uma galeria com fotos e vídeos com algumas dessas mensagens.
 

 

O comercial, exibido na Austrália, questiona: “se é assim que seu filho se sente depois de perder você por um minuto, imagine então se ele perder você para sempre”.
 
  
 
 
Em um vídeo estrelado por uma Jessica Alba ainda adolescente, a mensagem é “a cada ano, o fumo mata mais do que Aids, álcool, drogas, acidentes de carro, assassinatos, suicídios e incêndios. Somados”.
 

 
 
Este anúncio lembra a quantidade de substâncias tóxicas presentes na fumaça do cigarro e que não é só quem fuma que fica doente.
 



O outdoor visto pela mulher de dentro do carro alerta que, naquele ano, o fumo durante a gravidez irá provocar 18.925 abortos.
 

 
 
Propaganda holandesa sobre o incômodo do fumo passivo.
 

 
O bem-humorado vídeo pergunta: “Você acha que fumar é sexy?”
 

 
 
O fumo passivo é tema deste comercial alemão.
 



O grupo de amigas em um restaurante também mostra uma situação de fumo passivo. O vídeo é da Dinamarca.
 

 
 
Um pouco mais pesado, este compara o fumo à violência, dizendo que “expor seus filhos ao fumo passivo é, na verdade, abuso”.
 

 

O mais sério e triste da lista é este vídeo que mostra um depoimento real. O homem conta ter câncer de garganta e pulmão e que seu plano para o futuro é ver a filha, que virá visitá-lo em breve. Mas, no final, a legenda informa que ele morreu dez dias depois das filmagens, antes dela chegar.
 

LEIA TAMBÉM
 








Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Veja também em Geral


As duas caras do Itaú
...


Papa pede que Igreja na América Latina lute contra a corrupção
...


PORTO VELHO: Lei Maria da Penha é tema de debate no Congresso de Direito das Famílias
...


TJ-SP condena promotor que chamou juiz de desequilibrado em representação
...

 

::: Publicidade :::



:: Publicidade :::

 
350x90
 
 
  EMRONDONIA.COM
FALE CONOSCO  |  ANUNCIE  |  EQUIPE  |  MIDIA KIT   |  POLÍTICA DE PRIVACIDADE