Rondônia, - 12:03
Últimas Política Amazônia Saúde Agronegócios Capital Interior
Tecnologia Religião Artigos Fotojornalismo Nacional Anuncie Fale Conosco

 

Você está no caderno - Geral
EM RONDÔNIA: Desembargador Eliseu Fernandes recebe homenagem por aposentadoria
Publicado Segunda-Feira, 30 de Julho de 2012, às 16:27 | Fonte ASCOM 0
http://www.ariquemesonline.com.br/noticia.asp?cod=272986&codDep=31" data-text="EM RONDÔNIA: Desembargador Eliseu Fernandes recebe homenagem por aposentadoria
  
 
 

Desembargador Eliseu Fernandes recebe homenagem por aposentadoria


Fotos: Luiz Paulo - CCOM / TJRO Clique na imagem para ver em maiores detalhes
.

Em sessão administrativa, na manhã desta segunda-feira, 30/05, o Tribunal Pleno da Justiça de Rondônia aprovou à unanimidade a aposentadoria voluntária do desembargador Eliseu Fernandes. A solenidade foi seguida de uma homenagem feita ao magistrado, que há quase 20 anos ocupava o cargo no 2º grau da Justiça Estadual. Para o presidente do TJRO, desembargador Cássio Rodolfo Sbarzi Guedes, o homenageado deixa a marca de um grande homem público, que não mediu esforços para fazer a Justiça no Estado.

Em seu discurso, o desembargador Eliseu Fernandes agradeceu às palavras com que os pares o homenagearam durante a votação e relembrou alguns momentos de sua passagem pela magistratura. Formado em Direito em São Paulo, ainda na década de 1980, Fernandes e a família se instalaram em Ji-Paraná, onde ele passou a advogar. Eleito conselheiro federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), em 1991 liderou a lista sêxtupla da Ordem para compor do Tribunal de Justiça e foi empossado no cargo em 13 de agosto daquele ano, como representante do quinto constitucional (um quinto das vagas da corte são ocupadas, alternadamente, por representantes indicados pela OAB e pelo Ministério Público do Estado).

A irredutibilidade do magistrado com relação à ética foi destacada pelos pares, que o têm como um referencial neste sentido. Em seu voto, o desembargador Roosevelt Queiroz Costa relembrou alguns momentos da carreira do magistrado, desde o exercício da advocacia em Ji-Paraná aos debates na corte já como membro da corte estadual. Em nome do Poder Judiciário, o desembargador Rowilson Teixeira agradeceu a Fernandes pela dedicação à Justiça.



Histórico

No TJRO, Eliseu Fernandes iniciou sua passagem corte na Câmara Criminou. Em 1992 passou a integrar a 1ª Câmara Especial e as Câmaras Especiais Reunidas onde julgou questões diversas, principalmente às relacionadas à garantia de direitos constitucionais e a atos de autoridades públicas.

Foi vice-presidente do TJRO (1992/1993), diretor da Escola da Magistratura de Rondônia (1992/1993). Fernandes foi também vice-presidente e corregedor-geral do Tribunal Regional Eleitoral de Rondônia (1996/1997). No biênio 1998/1999 foi presidente do TJRO, oportunidade em que foi criado o Centro de Documentação Histórica do TJRO (1999). O trabalho de pesquisa resultou num livro, que conta a história da presença da Justiça na região onde hoje é o Estado de Rondônia. A memória do TJRO hoje é registrada em mais de 8 mil processos, com grande parte deles catalogados e sistematizados.








Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

 
 
Veja também em Geral


MP instaura procedimento para apurar omissão da Secretaria de Administração
...


DNIT quer inserir no PAC o asfaltamento da BR-429
...


EM RONDÔNIA: Detran poderá fazer estudos das vias de trânsito de Guajará-Mirim
...


PRF apreende mais de 3000 itens de mercadorias sem documentação
....

 









 
 
 
  EMRONDONIA.COM
FALE CONOSCO  |  ANUNCIE  |  EQUIPE  |  MIDIA KIT   |  POLÍTICA DE PRIVACIDADE