Rondônia, - 09:29
Últimas Política Amazônia Ciência e Saúde Agronegócios Capital Interior
Tecnologia Religião Artigos Fotojornalismo Nacional Anuncie Fale Conosco
   

 

Você está no caderno - Geral
Produção de café em áreas de manejo florestal é opção lucrativa em Rondônia
Publicado Segunda-Feira, 30 de Julho de 2012, às 21:39 | Fonte Willian Luiz 0
http://www.ariquemesonline.com.br/noticia.asp?cod=265306&codDep=31" data-text="Produção de café em áreas de manejo florestal é opção lucrativa em Rondônia

  
 
 


Entre os produtos mais consumidos no mundo, o bom e velho cafezinho está causando não apenas bem estar para quem o bebe, mas também para os que o produzem. É que uma nova política econômica de sustentabilidade prevê uma lucrativa relação entre cafeicultor e a natureza. Trata-se do sistema agroflorestal (SAF), desenvolvido na agricultura familiar amazônica. A idéia é plantar café em áreas de recomposição ambiental, como já vem sendo feito em Machadinho do Oeste, município de Rondônia que chegou a registrar alto índice de desmatamento.


O método, ecologicamente correto, além de conter o êxodo rural e o avanço sobre a floresta, ainda agrega valor estimado de 30 % sobre o preço do café na região de Rondônia. O status de excelência da qualidade do produto abre as portas do mercado internacional. Isto porque, o café oriundo de manejo sustentável na floresta amazônica tem “over price”, que, em português, significa: acima do valor. As características atendem às exigências de exportações, conforme ficou comprovado pelo laboratório de Classificação e Degustação de Café da Agência de Defesa Sanitária Agrosilvopastoril de Rondônia (IDARON).



De acordo com o servidor da IDARON em Machadinho, Ivo da Silva Bulhões, as amostras de café cereja descascado, colhidos e preparados por via úmida apresentam poucos defeitos e sabor neutro que é característica almejada para o café robusta. Para ele, é importante que o Estado invista na manutenção da melhoria da qualidade de café, com a planificação do stand cafeeiro. O profissional também destaca a necessidade da implementação de serviço de classificação do grão, bem como o acompanhamento da colheita, secagem, armazenamento e comercialização.


Dia Especial do Café


Objetivando desenvolver um pólo produtor de qualidade superior de café, possibilitando sustentabilidade socioeconômica e ambiental com agregação de valores e geração de renda às famílias de pequenos produtores rurais, a Cooperativa Mista Agroindustrial de Machadinho d’Oeste (COMAMO) realiza no próximo 22 de maio, o “Dia Especial do Café”. O evento acontecerá no Campo Experimental da EMBRAPA e contará com as parecerias das em tidades: EMBRAPA, INCRA, SEAGRI, EMATER, IDARON, SEDAM, Banco do Brasil, Prefeitura Municipal.








Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Veja também em Geral


Rondônia recebe diretoria do Conselho Federal de Odontologia
...


Bacharéis criam onda de ações contra faculdades de Direito nos EUA
...


Planejamento autoriza 52 vagas temporárias na Funasa
...


Preparativos para corrida de Jericos movimentam Alto Paraíso
...

 

::: Publicidade :::



:: Publicidade :::

 
350x90
 
 
  EMRONDONIA.COM
FALE CONOSCO  |  ANUNCIE  |  EQUIPE  |  MIDIA KIT   |  POLÍTICA DE PRIVACIDADE