Rondônia, - 16:48
Últimas Política Amazônia Saúde Agronegócios Capital Interior
Tecnologia Religião Artigos Fotojornalismo Nacional Anuncie Fale Conosco

 

Você está no caderno - Geral
Proposta do Sipam de criar telecentros nos municípios do Arco Verde passa na primeira fase
Publicado Segunda-Feira, 30 de Julho de 2012, às 14:10 | Fonte SIPAM 0
http://www.ariquemesonline.com.br/noticia.asp?cod=265052&codDep=31" data-text="Proposta do Sipam de criar telecentros nos municípios do Arco Verde passa na primeira fase
  
 
 

Brasília (30/04/10) - A proposta do Sistema de Proteção da Amazônia (Sipam) de incluir os 43 municípios do Arco Verde no Programa Nacional de Apoio à Inclusão Digital, que propõe a criação de 5.000 novos telecentros no país, foi aprovado pelo Governo Federal. A primeira fase de seleção dos projetos  foi publicada na última terça-feira (27/04) no Diário Oficial da União. A proposta apresentada pelo Sipam, em conjunto com as prefeituras e outros parceiros, é de instalar 137 telecentros, com 10 computadores em cada um, nos 43 municípios do Arco Verde. “O governo recebeu 1.071 propostas, mas foram selecionadas 63. Portanto, passamos nessa primeira fase”, comemora o coordenador-geral de Operações, Fernando Campagnoli.

 

A contrapartida do Sipam nesse projeto é instalar nos 137 telecentos antenas de comunicação via satélite, garantindo o sinal de internet.  “Com isso, estamos cumprindo nossa missão de usar nosso parque tecnológico voltado para a Amazônia à serviço da inclusão digital nas comunidades amazônicas”, ressalta Fernando. Atualmente, o Sipam possui 580 antenas de comunicação instaladas em pontos isolados da Amazônia,

garantindo comunicação aos parceiros do sistema. Além disso, renovou e modernizou o parque tecnológico, com a compra de 1.033 novos equipamentos de comunicação, investindo R$ 9 milhões.

 

O governo federal investirá R$ 165 milhões nesse projeto, que o primeiro edital de seleção de propostas foi lançado em fevereiro. As inscrições terminaram dia 26 de março. Foram apresentados 1.071 projetos. Eles tratavam de 14.925 telecentros, entre novos e em funcionamento. Os 63 selecionados na última terça-feira propõem criar mais de seis mil telecentros e, também, fortalecer 3.514 unidades já existentes.

 

A seleção das iniciativas que vão receber apoio federal foi feita em conjuntos pelos ministérios da Ciência e Tecnologia, das Comunicações e do Planejamento, que coordenam o programa. Foram escolhidas aquelas que cumpriram procedimentos de inscrição e estão dispostas a implantar e manter ao menos 10 telecentros sob as diretrizes de funcionamento do Programa. A avaliação considerou também o grau de apoio das proponentes aos telecentros, a experiência prévia e capacidade de continuidade, além da localização das unidades de maneira coincidente a políticas federais prioritárias e a abrangência populacional.

 

O programa vai oferecer equipamentos de informática novos e recondicionados, mobiliário, conexão à Internet em banda larga, além de bolsas e formação para monitores. As entidades proponentes podem conhecer o resultado da avaliação de suas propostas no Sistema Integrado de Apoio a Telecentros – SIATC, acessível pelo endereço:

http://www.inclusaodigital.gov.br/telecentros/siatc.








Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

 
 
Veja também em Geral


3ª turma: Aprovados no concurso da Polícia Civil se reúnem na capital
...


Universidade Federal do Acre nega crime de estupro


...


EM RONDÔNIA: Convite para Audiências públicas do Orçamento Participativo
...


Construtora de usina em Rondônia ajuda desabrigados no Acre
...

 

      





2016 - ARIQUEMES ONLINE - Informação Sem fronteiras

© 2014 - 2017 • Ernesto & Eugenio Comunicação
jornal@emrondonia.com
redacao@ariquemesonline.com.br
(69) 9 9201-1314 (WhatsApp) - 9 9967-8787 (Oi)
Porto Velho - Rondônia - Brasil

Livre a reprodução, transmissão por broadcast, ou redistribuição dos conteúdos. Pede-se a citação do crédito.
ATENÇÃO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do EMRONDONIA.COM. Comentários ofensivos, que violem a lei ou o direito de terceiros, serão vetados pelo moderador.










 
 
 
  EMRONDONIA.COM