Rondônia, - 13:12
Últimas Política Amazônia Saúde Agronegócios Capital Interior
Tecnologia Religião Artigos Fotojornalismo Nacional Anuncie Fale Conosco

 

Você está no caderno - Geral
Rondônia registra duas morte por dengue hemorragica, segundo Sesau
Publicado Segunda-Feira, 30 de Julho de 2012, às 15:55 | Fonte ASSESSORIA 0
http://www.ariquemesonline.com.br/noticia.asp?cod=262489&codDep=31" data-text="Rondônia registra duas morte por dengue hemorragica, segundo Sesau
  
 
 



Foram confirmados 48 casos graves da doença em Rondônia, com dois óbitos por dengue hemorrágica. “A população tem que se conscientizar que a dengue mata” disse o secretraio estadual de saúde, Milton Moreira, durante reunião com vários órgãos de saúde, promovida em caráter  de urgência, para criação do Comitê de enfrentamento ao controle da dengue em todo o estado. Com a chegada do inverno amazônico e as conseqüências que a dengue tem provocado neste início de período de maior atividade do seu transmissor, o mosquito Aedes Aegypti.

Durante o encontro foi discutida a necessidade de um movimento de alerta a todos os órgãos públicos federais, estaduais e municipais, empresas privadas, proprietários de terrenos baldios e a população em geral para que intensifiquem limpeza diária ou periódica nos prédios públicos, residências e seus arredores, bem como realizem o procedimento de vedação em caixas d’águas, cisternas, fossas, para evitar água parada em pneus, garrafas e outros locais. Com esses cuidados, os focos são eliminados e conseqüentemente se impede a reprodução rápida do mosquito da dengue.

De acordo com o secretário Milton Moreira, a conscientização dos moradores é fundamental no combate à doença. Ele destacou que o Estado está em dia com as ações preventivas, como a capacitação de servidores e o apoio aos municípios quando necessário, tanto no deslocamento de pessoas quanto na parte material. “Recentemente a Sesau repassou às prefeituras 40 bombas residuais, além de disponibilizar 10 carros do tipo “fumacê”, que estão trabalhando em várias localidades. Mas é preciso a união de forças e a população tem papel fundamental nesta ação”, informou.


O secretária explica ainda que cabem aos municípios as ações de controle de vetores da doença, isto é, a eliminação de focos, as ações de mobilização social, limpeza urbana e de vigilância epidemiológica. Caso seja constatada a insuficiência técnica e operacional dos municípios em controlar a dengue, o Estado faz intervenção e trabalha de forma integrada com os municípios, promovendo ainda a capacitação entre todos os setores. Os municípios têm que dar os primeiros atendimentos aos pacientes e fazer as ações preventivas, alertando, sobretudo, à população sobre os cuidados necessários. 

Participam do Comitê, representantes da Secretaria de Saúde (Sesau-RO) promoveu, técnicos do Laboratório Central (Lacen), Agência de Vigilância em Saúde (Agevisa), Hospital Infantil Cosme e Damião, Centro de Pesquisa em Doenças Tropicais (Cepem) e a Coordenadoria do Programa Nacional do Controle da Dengue do Ministério da Saúde (MS).








Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

 
 
Veja também em Geral


Delegação peruana chega a Porto Velho para FEIRON 2009 Internacional
...


Boi bumbá e quadrilha na festa para Porto Velho
...


ENCONTRO DO PT SERÁ NESTE SÁBADO EM ARIQUEMES
...


CONFÚCIO MOURA: Não serei, se eleito, governador de masmorras da idade média; quero Rondônia um estado que transforma o cidadão, que dá oportunidades
...

 

      





2016 - ARIQUEMES ONLINE - Informação Sem fronteiras

© 2014 - 2017 • Ernesto & Eugenio Comunicação
jornal@emrondonia.com
redacao@ariquemesonline.com.br
(69) 9 9201-1314 (WhatsApp) - 9 9967-8787 (Oi)
Porto Velho - Rondônia - Brasil

Livre a reprodução, transmissão por broadcast, ou redistribuição dos conteúdos. Pede-se a citação do crédito.
ATENÇÃO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do EMRONDONIA.COM. Comentários ofensivos, que violem a lei ou o direito de terceiros, serão vetados pelo moderador.










 
 
 
  EMRONDONIA.COM