Rondônia, - 20:17

 

Você está no caderno - Geral
EM RONDÔNIA: Antiga denominação protestante recebe homenagem especial da Assembléia
Publicado Segunda-Feira, 30 de Julho de 2012, às 12:02 | Fonte ASSESSORIA 0
https://www.ariquemesonline.com.br/noticia.asp?cod=260980&codDep=31" data-text="EM RONDÔNIA: Antiga denominação protestante recebe homenagem especial da Assembléia

  
 
 

A Assembléia Legislativa de Rondônia realizou nesta quarta-feira, sessão solene para prestar homenagem a Igreja Presbiteriana do Brasil, uma das mais antigas denominações protestantes do pais, que completou este ano seu centésimo qüinquagésimo aniversário de fundação. A proposta foi apresentada pelo deputado Professor Dantas (PT), ao destacar a grandiosa obra desenvolvida por esta instituição religiosa, nas áreas educacional, social, assistencial e religiosa.
A mesa diretora dos trabalhos foi composta das seguintes personalidades e autoridades: deputado Professor Dantas – que presidiu a solenidade; deputado Edson Martins (PMDB); deputado federal do Estado do Acre, Henrique Afonso; pastor Luiz Carlos da Silva da Igreja Presbiteriana do Brasil; e o vice-presidente do Supremo Concílio da Igreja Presbiteriana do Brasil,  reverendo Silas Cunha Menezes.  Deputados estaduais presentes a solenidade: Miguel Sena (PSDB), Neri Firigolo (PT), Ribamar Araújo (PT), Tiziu Jidalias (PP), Luiz Cláudio (PTN), e Valter Araújo (PTB).
Na abertura dos trabalhos foi feito uma oração a cargo do pastor João Batista Souto. Em seguida foi a vez do pastor Alberto de Souza Junior ocupar a tribuna da Assembléia Legislativa, quando fez a leitura  do Salmo 33 da bíblia sagrada. 
Na seqüência foi entoado o hino - Salve Deus a minha pátria.
Coube ao pastor Alessandro Santarelli fazer a leitura do histórico da Igreja Presbiteriana do Brasil. A entidade encontra-se presente em todos os estados da federação, tendo sido fundada em 1862 pelo missionário Ashbel Green Simonton (1833-1867), que chegou no Brasil em 12 de agosto de 1859, sendo este dia comemorado pela instituição como a data de fundação. Esta instituição possui atualmente mais de 4 mil igrejas locais, aproximadamente 3 mil pastores e meio milhão de membros ativos.
O primeiro orador da solenidade, foi o deputado Professor Dantas. Após saudar aos membros da Igreja Presbiteriana do Brasil, ele destacou o zelo doutrinário do presbiterianismo, sendo pioneira no país em seminários, escolas e faculdades, sendo a proprietária da maior universidade particular da América Latina. Salientou ainda o grandioso trabalho da igreja, na ação evangélica e social.
Para o deputado Professor Dantas, a honraria prestada pela Assembléia Legislativa, é uma homenagem justa, por reconhecer a relevância e a excelência dos serviços e ações religiosas realizadas por esta instituição no país, ao longo de 150 anos, principalmente cuidando do bem estar espiritual das pessoas, oferecendo possibilidades da salvação de suas almas.
Segundo o deputado, ao longo de mais cento e cinqüenta anos de atividades, a Igreja Presbiteriana do Brasil vem mantendo um trabalho intenso de evangelização, afastando as pessoas dos caminhos que conduzem à degradação e perdição do ser humano, principalmente prestando assistência e acompanhamento aos jovens, que encontram apoio, ensinamentos e refúgio contra as adversidades sociais.
O segundo orador, foi o deputado Edson Martins (PMDB) que manifestou seu contentamento pelos 150 anos de fundação da Igreja Presbiteriana do Brasil, da qual é membro ativo. Ele fez um retrospecto da atuação da instituição em Rondônia, no enfrentamento de dificuldades, na expansão em novos municípios, e do grandioso trabalho nas áreas educacional e social.”Quero parabenizar a todos pelo relevante trabalho prestado”, ressaltou. 
Na seqüencia discursou o vice-presidente do Supremo Concílio da Igreja Presbiteriana do Brasil,  reverendo Silas Cunha Menezes. Ele disse que como educador precisava fazer um testemunho da origem da Igreja Presbiteriana do Brasil, ao destacar ser a entidade fundadora das maiores e principais universidades do mundo. No Brasil, disse, “contamos com a Universidade Presbiteriana Mackenzie”. Ao concluir, destacou ser a bíblia a única regra de fé e prática na vida dos presbiterianos.
O histórico da Igreja Presbiteriana do Brasil em Rondônia, coube ao pastor Luiz Carlos da Silva. “Durante as décadas de 30 e 40, foram criada duas colônias agrícolas para resolver problemas de desabastecimento no então território federal. As colônias do Poço Doce e Iata foram instaladas nos vales dos rios Madeira e Mamoré. Para a colônia do Iata vieram duas famílias presbiterianas, procedentes de Belém: as famílias de Manoel Manduca Maia e de Francisco Pacheco Duarte, que chegou em 13 de junho de 1945. Na década de 70 foi organizado o primeiro presbitério. Atualmente são quatro presbitérios organizados em Rondônia: Porto Velho com seis igrejas organizadas e três congregações; o Presbitério Sul, com oito igrejas; o Presbitério do Vale do Rio Madeira, contando com seis igrejas e quatro congregações; e o Presbitério Central com sete igrejas e duas congregações presbiteriais. Ao todo são vinte sete igrejas em Rondônia”, declarou.
O deputado Valter Araújo (PTB) falou de sua satisfação em participar de uma sessão solene onde um trabalho como o que a Igreja Presbiteriana do Brasil tem feito, está sendo honrado. “A Assembléia Legislativa, até por sua composição com oito deputados evangélicos, tem feito o reconhecimento público da igreja evangélica, não apenas como pregadora do evangelho, mas de todas as ações que as igrejas realizam na questão da ação social em todas as esferas da sociedade, no trabalho de ressocialização, resgate de vidas, trabalhos em presídios e a Igreja Presbiteriana tem feito muito bem esse trabalho”, afirmou. Na ocasião fez uma homenagem especial ao deputado Henrique Afonso, pelo trabalho que tem feito na Câmara Federal, com compromisso com Cristo, defendendo os princípios bíblicos para a família brasileira, no combate à pedofilia, no combate ao aborto e ao combate ao infanticídio nas aldeias. Também aproveitou a oportunidade, para salientar que apresentou Moção de Louvor a todos os pastores presbiterianos.
O deputado Tiziu Jidalias também discursou prestando homenagem a Igreja Presbiteriana do Brasil. “Nesta igreja aprendi muito e serve de base para minha atuação enquanto parlamentar”, complementou. Ele deu um testemunho de sua história como empresário e cidadão, e de como entrou para a carreira política. “Ela não divulga mas é uma igreja de muitos milagres e eu sou testemunha disso”, encerrou. Ao final ele entregou ao pastor Luiz Carlos, uma placa comemorativa dos 150 de fundação da Igreja Presbiteriana do Brasil.
Na seqüência discursou o deputado Ribamar Araújo (PT), ressaltando a importância desta homenagem. “Parabenizo a todos os religiosos desta igreja por suas atuações em Rondônia.
O deputado Luiz Cláudio (PTN) disse que é metodista, mas ama os presbiterianos. Salientou que em Garanhuns, cidade considerada a suíça pernambucana, o Colégio 15 de Novembro é um dos melhores colégios de Pernambuco. Disse que naquele estado os presbiterianos são referência. Ao mencionar a pregação do reverendo Silas Cunha, falou que a intimidade com o Senhor nos fortalece a cada dia e nos faz sermos mais crentes. “Se não fosse a minha intimidade com o Senhor, no meio político já teria esmorecido mas devido a essa intimidade tenho aprendido a ser mais crente e seguidor do Senhor Jesus, através de um relacionamento diário de orações com Jesus, não só diante das dificuldades, mas também nas alegrias. Os 150 anos da Igreja Presbiteriana é um exemplo no mundo onde as pessoas precisam ser alcançadas”, ressaltou. Na ocasião também enalteceu o trabalho do deputado federal Henrique Afonso (AC) que tem lutado pelas causas do Reino de Deu no Congresso Nacional.
Durante a solenidade foi efetivada a entrega do título de cidadão honorário do Estado de Rondônia, ao pastor Luiz Carlos da Silva. A propositura foi de autoria do deputado Edson Martins. Diversas outras lideranças religiosas, também receberam moções de aplausos, honrarias concedidas pela a Assembléia Legislativa.







Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

ADS NEWS 5

Veja também em Geral


'Guerrilha virtual' em favor do diploma de jornalismo
'Guerrilha virtual' em favor do diploma de jornalismo...


PONTO DE VISTA DEBATE “BULLYING”
...


Mulher de 52 anos dá à luz quadrigêmeos em SC
...


Justiça nega recurso a condenado por extorsão na internet
...

 


ADS NEWS 3




 
 
 
 
EMRONDONIA.COM

Tereré News