Rondônia, - 19:52
Últimas Política Amazônia Ciência e Saúde Agronegócios Capital Interior
Tecnologia Religião Artigos Fotojornalismo Nacional Anuncie Fale Conosco
   

 

Você está no caderno - Geral
Porto Velho realiza o 1º Congresso Rondoniense de Clínica Médica
Publicado Segunda-Feira, 30 de Julho de 2012, às 10:03 | Fonte Nelson Townes 0
http://www.ariquemesonline.com.br/noticia.asp?cod=259933&codDep=31" data-text="Porto Velho realiza o 1º Congresso Rondoniense de Clínica Médica

  
 
 

Mostrando o contraste entre o avanço da Medicina em Porto Velho – hoje um ponto de referência de pesquisa científica no Brasil – e o desamparo da maior parte da população desta Capital, com precário ou nenhum acesso digno a serviços de Saude, foi aberto no início da noite desta quinta-feira (3), aqui, e prossegue hoje até sábado (5) o 1º Congresso Rondoniense de Clínica Médica e Atualização Terapêutica, com a presença de cientistas de renome nacional.

O congresso é realizado pela Universidade Federal de Rondônia (UNIR) e pela Liga Acadêmica de Clínica Médica (Laclim) e prossegue até sábado, dia 5, no auditório da Uniron, no Porto Velho Shopping.

As palestras são seguidas de debates sobre temas que variam desde o surgimento do primeiro caso de Giripe A (a Gripe Suína) nesta Capital, até doenças tropicais e lesão renal aguda, insuficiência renal na malária, diagnóstico diferencial da dor toráxica, abordagem terapêutica das taquiarritmias e parada cardio-respiratória na emergência até diagnósticos diferenciais de anemia – e outras questões médicas.

Na primeira sessão do congresso, nesta quinta-feira à noite, houve duas palestras sobre residência em clínica médica em Rondônia – e a importância da residência médica na formação médica (leia em outra página deste site um artigo a respeito divulgado durante a abertura do encontro.)

A sessão desta sexta-feira (4) começa às 8 horas, com palestra programada sobre “atualizações em insuficiência renal aguda”, seguida por palestra sobre “tratamento não dialítico de insuficiência renal aguda. Haverá um debate, e às 10 horas estão marcadas palestras sobre “doenças tropicais e lesão renal aguda” e “insuficiência renal na malária”, seguidas de debate e intervalo.

O congresso prossegue às 14 horas com os temas programados “diagnóstico diferencial da dor toráxica” e “abordagem terapêutica das taquiarritmias e parada cardio-respiratória na emergência”. Segue-se debate e ntervalo

A sessão termina com as palestras marcadas sobre “complicações na hipertensão” e “emergências hipertensiva”, ciom o último debate do dia marcado para as 17 horas.



Avanço científico e povo desassistido

O dramático paradoxo rondoniense, de avanço científico na área médica e o desamparo da população com precário ou nenhum acesso aos serviços de Saúde foi destacado na abertura do 1º Congresso Rondoniense de Clínica Médica e Atualização Terapêutica pelo presidente do conclave, professor José Carlos Coutinho de Oliveira.

“Os recentes avanços do conhecimento e das abordagens em Clínica Médica confrontam-se, no nosso caso, com um sistema de saúde pouco estruturado e frágil, incapaz de ofertar a população ações em saúde em caráter integral e universal” – disse Coutinho de Oliveira.

Ele acrescentou: “Confrontar esta realidade, a partir dos aportes científicos e de abordagens diagnósticas e terapêuticas atuais, somados a afirmação da saúde enquanto um direito social coloca-se também na ordem do dia”

O professor Coutinho de Oliveira disse que o Primeiro Congresso de Clínica Médica de Rondônia visa estimular o intercâmbio científico entre os profissionais da saúde e estudantes de medicina, permitindo a atualização em relevantes temas da Clínica Médica e a complementação da formação acadêmica-científica dos estudantes de Medicina de Rondônia. “Além disso, tem como objetivos a promoção e o estímulo a pesquisa e a produção científica.”

“Hoje realizamos uma importante tarefa no contexto da Clínica Médica em Rondônia, com a realização do Primeiro Congresso de Clínica Médica em nosso Estado.” – disse. “

Neste sentido, acrescentou, “buscamos trazer para este Primeiro Congresso, médicos que se destacam em nosso país e internacionalmente pela excelência no estudo e pela vasta produção científica de temas centrais dentro da Clínica Médica.”

Ele encerrou o discurso destacando que “a organização de um evento de tal magnitude não seria possível sem a decisão e a capacidade dos integrantes da Liga de Clínica Médica de Rondônia, que em conjunto com a Universidade Federal de Rondônia e a Secretaria Estadual de Saúde, não mediram esforços para a realização deste evento que, certamente, marcará a Clínica Médica em nosso Estado.”


Os palestrantes são:

Dr. Antônio Carlos Lopes (UNIFESP – São Paulo/SP)

Dr. Altamiro Reis da Costa (IC-FUC – Porto Alegre/RS)

Dr. Denys Eiti Fujimoto (Rio Branco/AC)

Dr. Emmanuel de Almeida Burdmann (FAMERP – São José do Rio Preto/SP)

Dr. José Ernesto dos Santos (FMRP-USP – Ribeirão Preto/SP)

Dr. Marcelo Setton Sampaio de Carvalho (UNIR - Porto Velho/RO)

Dr. Ricardo Torres Negraes (UNIR - Porto Velho/RO)








Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Veja também em Geral


Rondônia recebe diretoria do Conselho Federal de Odontologia
...


Bacharéis criam onda de ações contra faculdades de Direito nos EUA
...


Planejamento autoriza 52 vagas temporárias na Funasa
...


Sem acordo entre PT e PMDB Dilma deve subir nos palanques de Confúcio e Valverde
...

 

::: Publicidade :::



:: Publicidade :::

 
350x90
 
 
  EMRONDONIA.COM
FALE CONOSCO  |  ANUNCIE  |  EQUIPE  |  MIDIA KIT   |  POLÍTICA DE PRIVACIDADE