Rondônia, - 18:46
Últimas Política Amazônia Saúde Agronegócios Capital Interior
Tecnologia Religião Artigos Fotojornalismo Nacional Anuncie Fale Conosco

 

Você está no caderno - Geral
SERGIO PIRES: COLUNA PRIMEIRA MÃO
Publicado Segunda-Feira, 30 de Julho de 2012, às 11:19 | Fonte SERGIO PIRES 0
http://www.ariquemesonline.com.br/noticia.asp?cod=258908&codDep=31" data-text="SERGIO PIRES: COLUNA PRIMEIRA MÃO
  
 
 

NEM DILMA NEM SERRA VÃO MEXER NAS LEIS QUE PROTEGEM BANDIDOS

Quem são os principais nomes na disputa pela Presidência em 2010? Todos falam apenas em dois: Dilma Roussef, que só entrou na corrida por ser indicação pessoal do presidente Lula e José Serra, representando a oposição. E apenas porque já disputou outras vezes e é o nome mais conhecido. Aqui e ali aparecem algumas citações mas tudo leva a crer que a disputa ficará mesmo entre os dois. A menos que surja um fato novo muito importante. Basicamente, o que a eleição de um e outro representará para o futuro do País? Dilma seguirá a política de Lula, vai beijar-lhe as mãos, não tomará decisões importantes sem ouvir seu guru e eleitor número 1. Já Serra voltará às teorias tucanas de modernismo econômico, diminuição do Estado e privatizações. Os dois, Dilma e Serra, praticamente só pensam e agem dentro de processos que reforcem a economia. E o resto? Daí se sabe muito pouco. Nenhum dos dois, por exemplo, mexerá na legislação que protege, com suas enormes asas, todos os tipos de criminosos, tenham a idade que tiverem. Preocupam-se com quem sobreviverá à violência mas nunca com as milhares de vítimas. Investirão na segurança mas não na punição rigorosa dos crimes. Nenhum dos dois vai resolver os problemas da criminalidade. E o Brasil continuará, por longos anos, vivendo o calvário de ver pessoas de bem mortas e os seus assassinos sendo tratados como seres especiais pela lei. O resto é muito discurso, papo furado e conversa prá boi dormir.



DOIS PESOS

O deputado Jesualdo Pires, do PSB, voltou a protestar. E com toda razão. Enquanto Rondônia continua tendo queda do Fundo de Participação dos Estados, o FPE, o Acre, menor, menos produtivo e com população bem menor ganha cada vez mais dinheiro dos cofres recheados do governo federal. O parlamentar levantou o assunto há meses na Assembléia e diz que é incompreensível esse tratamento desigual.



MAIS PROTESTO

Na verdade, na primeira metade do ano, Rondônia perdeu em média 3,9 milhões de reais por mês do FPE. Os acreanos, no mesmo período, ganharam 110 milhões a mais que Rondônia. O protesto de Jesualdo – que certamente também é o do governo e da sociedade rondoniense – será levado novamente às reuniões da Assembléia, tão logo retornem as sessões normais.



ENCONTRO A TRÊS

Na inauguração da Praça Marechal Rondon, sexta, um encontro a três que vai se repetir muito nos próximos meses. O prefeito Roberto Sobrinho comandou a solenidade. Ao lado dele, entre outras autoridades, a senadora Fátima Cleide e o deputado federal Eduardo Valverde. Exatamente os três que disputam a indicação do PT para concorrer ao governo.



TORCIDA CONTRA

Havia grande torcida, principalmente de lideranças sindicais que esqueceram de protestar contra o governo federal aliado mas que por aqui fazem muita política partidária, para que estourasse uma greve dos motoristas e cobradores de ônibus da Capital. As tentativas de tumultuar as negociações e a torcida contra não deram resultado. O acordo saiu.



AÇÃO SEM DISCURSO

Registre-se, como muito positiva, a ação do Tribunal de Justiça do Estado em relação ao apoio aos
índios karitiana. Iniciativa liderada pela presidente Zelite Carneiro levou computadores aos índios e ministrou-lhes aulas. É exemplo a ser seguido. Ao invés de ficar só no discurso, muita gente deveria ver como age e executa ações nobres a equipe do TJ em favor dos índios. Fala pouco e faz muito.



PREPARATIVOS

O presidente da OAB, Hélio Vieira, anda complementando o fardamento para o jogo das eleições do ano que vem. Pode sair a deputado federal ou até pensar em saltos maiores. E há grande chance de que ele opte por ingressar no PC do B, que já tem Silvana Davis entre suas figuras de proa.



EM CAMPO

O empresário Emerson Castro, vice-prefeito da Capital, também está na fase de aquecimento para entrar em campo. Assume o comando da Prefeitura a partir do início de agosto, quando
Roberto Sobrinho tira férias e viaja para Israel. Fica no cargo pelo menos por três semanas.



REZA

Cerca de
três mil católicos se reuniram essa semana em Porto Velho, para falar em religião e a Amazônia. Os evangélicos também se mobilizam, tomando conta da mídia – jornais, sites e TVs – anunciando reuniões, shows gospel e reunindo também milhares. Nunca antes houve tanta mobilização do chamado “povo de Deus” como agora. Sinal de que, para resolver alguns dos grandes problemas que nos assolam, só rezando mesmo.



TUDO CERTO

Foi fogo de palha as “exigências” de alguns vereadores da base aliada querendo derrubar secretários. Na verdade, tudo o que queriam alguns nobres edis era algum carinho e atenção. Ou seja, a crise que chegou a ser anunciada não prosperou. Houve acordo. 








Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

 
 
Veja também em Geral


NA AMAZÔNIA: MPF quer mais médicos e melhores condições de trabalho
...


EM RONDÔNIA: Cai a máscara do paladino da moralidade pública
...


Exercício ético conduta de vida
...


Chefes e comandantes de unidades de segurança poderão ter rodízio obrigatório
...

 

      





2016 - ARIQUEMES ONLINE - Informação Sem fronteiras

© 2014 - 2017 • Ernesto & Eugenio Comunicação
jornal@emrondonia.com
redacao@ariquemesonline.com.br
(69) 9 9201-1314 (WhatsApp) - 9 9967-8787 (Oi)
Porto Velho - Rondônia - Brasil

Livre a reprodução, transmissão por broadcast, ou redistribuição dos conteúdos. Pede-se a citação do crédito.
ATENÇÃO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do EMRONDONIA.COM. Comentários ofensivos, que violem a lei ou o direito de terceiros, serão vetados pelo moderador.










 
 
 
  EMRONDONIA.COM