Rondônia, - 02:42
Últimas Política Amazônia Ciência e Saúde Agronegócios Capital Interior
Tecnologia Religião Artigos Fotojornalismo Nacional Anuncie Fale Conosco
   

 

Você está no caderno - Geral
ABNAEL MACHADO COMENTA: DIA 5 DE MAIO - DIA DE RONDÔNIA
Publicado Segunda-Feira, 30 de Julho de 2012, às 15:03 | Fonte ABNAEL MACHADO 0
http://www.ariquemesonline.com.br/noticia.asp?cod=256855&codDep=31" data-text="ABNAEL MACHADO COMENTA: DIA 5 DE MAIO - DIA DE RONDÔNIA

  
 
 

O dia 5 de maio foi instituído como o Dia de Rondônia, pelo Decreto nº 434 de 26 de março de 1965, expedido pelo Tenente Coronel José Manoel Lutz da Cunha e Menezes, governador do então Território Federal de Rondônia, em homenagem ao Marechal Cândido Mariano da Silva Rondon, por ocasião das comemorações alusivas ao centenário do seu nascimento. Valoroso soldado/cidadão que no transcurso de sua longa existência, dedicou-a ao honroso trabalho em prol do desenvolvimento do Brasil, servindo-o com denodo, empenhado na realização de obras das mais significativas relevâncias para a elevação social, econômica e cultural da nação, muito lhe devendo o país, em especial Rondônia. Foi Rondon o mais destacado obreiro na construção do hoje Estado de Rondônia, no espaço por este limitado, implantou a partir de 1909, as sementes da civilização percorrendo-o mais de dois mil quilômetros da Serra do Norte ao rio Madeira, desbravando floresta, abrindo caminhos, descobrindo rios, coletando espécies da flora, da fauna e amostras de minerais enriquecendo a botânica, a zoologia, a etnografia, a geologia e a mineralogia. Pacificou as nações indígenas, conciliando-as entre si e aceitando conviver pacificamente com os seringueiros, e estes com os índios.

Ao inaugurar em 1º de janeiro de 1915 a estação telegráfica na cidade de Santo Antônio do rio Madeira, ligando-a à Cuiabá, procedeu a integração do norte de Mato Grosso e da Amazônia Ocidental ao País.

Em torno dos mais de uma dezena dos postos construídos de Vilhena a Porto Velho surgiram povoados embriões das progressistas cidades dos vales dos rios Ji-Paraná e Jamari. O picadão da linha telegráfica de Cuiabá a Porto Velho serviu de suporte a construção da rodovia BR 364, fomentadora do crescimento demográfico e econômico de Rondônia, tendo seu povo para com Rondon, irresgatável dívida de apreço e gratidão.

Para materializar o pleito de gratidão ao destemido desbravador e preservar perene a memória de suas realizações, o governador Cunha e Menezes, por intermédio do Decreto, nº 435 de abril de 1965, instituiu a Medalha Mérito Marechal Rondon, destinada a ser outorgada anualmente, por ato do governador, aqueles que por serviços de relevante importância prestado à Rondônia e ao Brasil, se distinguirem em qualquer setor da atividade humana.

A entrega da comenda concedida ao agraciado, ocorre em solenidade realizada no Dia de Rondônia, 5 de maio, em Memória ao natalício do Marechal Cândido da Silva Rondon

Fonte: Abnael Machado de Lima – Membro Fundador da Academia de Letras de Rondônia.








Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Veja também em Geral


As duas caras do Itaú
...


Papa pede que Igreja na América Latina lute contra a corrupção
...


PORTO VELHO: Lei Maria da Penha é tema de debate no Congresso de Direito das Famílias
...


TJ-SP condena promotor que chamou juiz de desequilibrado em representação
...

 

::: Publicidade :::



:: Publicidade :::

 
350x90
 
 
  EMRONDONIA.COM
FALE CONOSCO  |  ANUNCIE  |  EQUIPE  |  MIDIA KIT   |  POLÍTICA DE PRIVACIDADE