Mais de 4 bi de pessoas no mundo não têm acesso à internet
Pessoas não têm perspectivas a curto prazo para poder ter acesso às novas tecnologias da informação
Publicado Terça-Feira, 26 de Maio de 2015, às 10:52 | EFE

 

Maioria da população mundial não está no mundo ''online'' Foto: Anindito Mukherjee / Reuters

Maioria da população mundial não está no mundo ''online'' Foto: Anindito Mukherjee / Reuters

Mais de 3 bilhões de pessoas no mundo usam atualmente a internet, no entanto, outras 4 bilhões que residem nos países mais pobres do planeta seguem sem estar conectados "online", segundo os dados apresentados nesta terça-feira pela União Internacional das Telecomunicações (UIT).
 
Estes 4 bilhões de pessoas representam dois terços da população que vive nos países em desenvolvimento, e não têm perspectivas a curto prazo para poder ter acesso às novas tecnologias da informação (TIC).
 
De fato, das 940 milhões de pessoas que vivem nos Países Menos Desenvolvidos (LDC, por sua sigla em inglês) só 89 milhões usam internet, o que indica uma penetração de apenas 9,5%. No entanto, os desafios para que todo mundo tenha acesso às TIC, as estatísticas mostram que nos últimos 15 anos foram feitos progressos muito consideráveis.
 
Desde o ano 2000 até 2015, a penetração de internet se multiplicou por sete, dado que passou de 6,5% da população mundial a 43%. Além disso, a proporção de lares que têm acesso à internet passou de 18% em 2005 a 46% em 2015.
 

Atualmente há mais de 7 bilhões de linhas de celulares no mundo, quando no ano 2000 eram apenas 738 milhões.