Airton requer voto de louvor a pioneiros de Ji-Paraná
Segundo o parlamentar, Roberto Jotão Geraldo foi o responsável pela implantação do primeiro posto de abastecimento de derivados de petróleo...
Publicado Terça-Feira, 26 de Maio de 2015, às 10:49 | da Redação

 

O deputado Airton Gurgacz (PDT)

O deputado Airton Gurgacz (PDT)

O deputado Airton Gurgacz (PDT), através de requerimento à mesa diretora da Assembleia Legislativa, solicitou voto de louvor a cinco cidadãos de Ji-Paraná, os quais, segundo o parlamentar, contribuíram para a história e o crescimento do município.
 
De acordo com a justificativa do deputado, a propositura tem o objetivo de reconhecer os serviços prestados ao Estado por Roberto Jotão Geraldo, Raimundo José da Silva (in memoriam), José Raul Iglesias Moreda (in memoriam), e pelo casal Manoel Fernandes Teixeira e Nair Almeida e Silva Teixeira (in memoriam).
 
Segundo o parlamentar, Roberto Jotão Geraldo foi o responsável pela implantação do primeiro posto de abastecimento de derivados de petróleo, próximo a balsa que fazia a travessia do rio Machado, gerando empregos e dando maior comodidade aos moradores da Vila Rondônia, antigo nome de Ji-Paraná.
 
Airton Gurgacz citou que em 1982, Jotão, como era conhecido, se candidatou a prefeito de Ji-Paraná, com a esperança de executar obras de saneamento básico na região. “E assim o fez e foi eleito o primeiro prefeito de Ji-Paraná”, ressaltou.
 
Já Raimundo José da Silva, segundo Airton, abriu uma das primeiras lojas de materiais de construção e varejista em Ji-Paraná, a chamada Casa Aparecida, contribuindo desta forma com o desenvolvimento e gerando emprego para a população local.
 
“O senhor Raimundo também ajudou a desenvolver na localidade o aterramento do trevo Jotão, ofertando um cartão de visita a Ji-Paraná”, destacou o parlamentar.
 
Sobre José Antônio Raul Iglesias Moreda, Airton Gurgacz citou o empenho no desenvolvimento da antiga Vila Rondônia, onde após se dedicar à atividade de garimpo de diamante na região, ajudou na construção do primeiro hospital, do primeiro colégio público, do aeroporto, da Igreja Dom Bosco e na abertura das vias denominadas por ele de ruas centrais.
 
Em relação ao casal Manoel Fernandes Teixeira e Nair Almeida e Silva Teixeira, o deputado disse que a família se estabeleceu como pecuarista e cerealista, empregando diversas pessoas da região, ajudando no desenvolvimento econômico da localidade.
 
“Também foram atuantes na comunidade ji-paranaense, trabalhando pelo bem estar em atividades sociais ligadas à igreja”, destacou Gurgacz.
 
Diante das justificativas, o deputado afirmou que o requerimento trata de justa homenagem a ilustres cidadãos, pelo pioneirismo e trabalho em prol do desenvolvimento econômico e social do município de Ji-Paraná.
 
 
 
ALE/RO - DECOM - [Juliana Martins]
 

Foto: José Hilde