Ariquemes participa do Dia Internacional do Desafio nesta quarta-feira
O ano passado, Rondônia participou com 32 municípios. Esse ano Ariquemes irá enfrentar a cidade de Curridabal na Costa Rica.
Publicado Terça-Feira, 26 de Maio de 2015, às 09:24 | Assessoria

 

A cidade de Ariquemes-RO

A cidade de Ariquemes-RO

Ariquemes mais uma vez irá participar do  Dia Internacional do Desafio, que acontecerá neste dia 27 de maio. Assim como todos os anos, o evento acontece sempre na última quarta-feira do mês de maio.  O ano passado, Rondônia participou com  32 municípios.  Esse ano Ariquemes irá enfrentar a cidade de Curridabal na Costa Rica.

 

O Dia Internacional do Desafio se tornou um evento mundial, e incentiva a prática de atividades físicas em benefício da saúde e do bem-estar das populações,  propondo que os participantes interrompam suas atividades rotineiras por 15 minutos consecutivos e passem a praticar qualquer tipo de atividade física. A disputa é amigável e concorrem cidades do mesmo porte, podendo a população participar individualmente ou em grupo.

 

As atividades que podem ser praticadas são: caminhada, ginástica, jogos, gincanas, alongamento, artes marciais, relaxamento, yoga, dança, passeio de bicicleta, natação, hidroginástica, futebol, vôlei, basquete, handebol e outros.

 

O Dia Internacional do Desafio nas Américas é coordenado pelo SESC de São Paulo, as prefeituras inscrevem as cidades, organizam o evento e mobilizam a população, estendendo convites à empresas, escolas, instituições e organismos oficiais para participarem.

 

 

Em Ariquemes, a parceria entre a Fundação de Cultura, Esporte e Lazer (Funcel) e o SESC, vem ao longo das edições anteriores, garantindo um grande número de participantes, tendo sempre como resultado, a vitória nas competições.

 

Leia também:

 

Acontece em Ariquemes a I Oficina de Redes da Atenção Básica

 

A Secretaria Municipal de Saúde (Semsau) de Ariquemes, realizou na manhã desta segunda-feira (25), a abertura da primeira Oficina de Redes de Atenção Básica. O evento que esta acontecendo no Auditório do Tribunal de Contas encerra na tarde desta terça-feira.

 

A realização da oficina propõe uma reflexão sobre o sistema de saúde, os seus principais problemas e a necessidade de mudar o modelo de atenção para atender as necessidades de saúde da população e melhorar os resultados desse sistema. Apresenta os conceitos, fundamentos e a estrutura operacional das Redes de Atenção à Saúde e permite aos participantes o domínio para o desenho e a modelagem de Redes de Atenção à Saúde.

 

Durante a abertura, o prefeito salientou o esforço da equipe do Departamento de Atenção Básica em realizar este evento, que deve trazer resultados positivos para saúde de Ariquemes.

 

A I Oficina de Redes de Atenção Básica é direcionada para os diretores, coordenadores e técnicos e Universitários no primeiro momento, gestores municipais e suas equipes.

 

O evento conta ainda com a participação do apoiador do Ministério da Saúde, Ubirajara Mota; do cônsul de Cuba que acompanha os trabalhos do Programa Mais Médicos no Brasil, Dr. Alexei Bouce, assim como de vários profissionais da saúde colaboram enriquecendo as palestras com várias explanações temáticas.

 

O esperado é que com a realização da oficina, exista uma maior articulação e integração entre Gerência Regional de Saúde, Sesau, Equipes da Estratégia Saúde da Família, além de uma reorganização da rede de atenção, priorizando e fortalecendo à  Atenção Primária como ordenadora das ações no território de saúde.