CI Itinerante atua na programação da Semana do Meio Ambiente no canteiro de obras
Publicado Segunda-Feira, 30 de Julho de 2012, às 10:30 | ASCOM

 

Trabalhadores adquiriram conhecimento com a apresentaçãode  Programas Socioambientais da UHEJirau

 

OCentro de Informação Itinerante (CI Itinerante) da Usina Hidrelétrica Jirauparticipou das atividades da Semana do Meio Ambiente que teve início no últimodia 1º no canteiro de obras. A equipe do Programa de Comunicação Social levouaos trabalhadores da Usina conhecimentos sobre os Programas Socioambientais quesão executados pela Energia Sustentável do Brasil - ESBR na área de influênciado empreendimento. Além de reforçar as atividades de comemoração à Semana doMeio Ambiente, as apresentações tiveram o objetivo de levar informações sobreas ações ambientais realizadas desde o início das obras.

Os Programasforam apresentados com o auxílio de banners explicativos, ilustrados com fotosdas ações em campo. Os trabalhadores do canteiro de obras tiveram aoportunidade de interagir e tirar dúvidas. O fiscal Josinaldo Neri ressaltouque o programa que mais chamou sua atenção foi o de Investigação, Monitoramentoe Salvamento Paleontológico, que mostrou alguns fósseis já encontradosprincipalmente dentro do canteiro de obras. “Nós trabalhamos aqui e nem temosideia do que tem embaixo do solo, achei muito interessante ter conhecimentodessas atividades”, enfatizou.

Parao motorista Marcio Matias a apresentação do Programa de Resgate e Salvamento daIctiofauna serviu para sanar dúvidas que tinha sobre a preservação dos peixesno Rio Madeira. “Com a construção da Usina não sabia como ficariam os peixes ese existia algum trabalho sendo feito, agora consegui tirar esta dúvida”,declarou o trabalhador.

Acoordenadora de Socioeconomia da Energia Sustentável, Cirlene Furini, explicouque a exibição do CI Itinerante, com detalhes sobre os ProgramasSocioambientais, foi importante para os trabalhadores do canteiro, principalmente,porque fazem parte do processo de construção da UHE Jirau.

Ocoordenador de Meio Ambiente da ESBR, Marco Canedo, ressaltou a participação doCI Itinerante durante a programação da Semana do Meio Ambiente e destacou ointeresse pelos Programas Socioambientais. “É importante atualizar asinformações dos programas para os trabalhadores da obra, pois, são atividadesdesenvolvidas em toda área de influencia do empreendimento”, declarou.

 

Programas apresentados - oCI Itinerante apresentou os programas de Monitoramento e Apoio à AtividadePesqueira, Monitoramento Hidrobiogeoquímico, Comunicação Social, Acompanhamentodo Desmatamento e Resgate da Fauna Silvestre, Investigação, Monitoramento eSalvamento Paleontológico, Resgate e Salvamento da Ictiofauna, Conservação daFlora, Monitoramento Limnológico e Educação Ambiental.

Semana do Meio Ambiente - A Semana de Meio Ambiente da UHE Jirau foi organizada pelaCamargo Corrêa em parceria com a LEME e ESBR. Além do CI Itinerante, a semanacontou, entre os dias 1 e 8 de junho, com diversas atividades como oficinas,palestras, entre outras.