ALEMÃO: Homem que assaltou o Banco Central de Fortaleza é transferido para o Presídio Federal de Porto Velho
Publicado Segunda-Feira, 30 de Julho de 2012, às 09:45 | DIÁRIO DO NORDESTE

 

O criminoso Antônio Jussivan Alves dos Santos (conhecido como Alemão) foi transferido na madrugada desta quinta-feira (22) ao Presídio Federal de Porto Velho, em Rondônia. Alemão confessou a participação no assalto ao Banco Central de Fortaleza, ocorrido ainda em 2005.

De acordo com a Secretaria da Justiça e Cidadania do Estado do Ceará, a operação foi comandada pela Coordenadoria do Sistema Penal (Cosipe), com reforço do Batalhão de Choque da Polícia Militar do Ceará e contou com a participação de 12 policiais, quatro agentes penitenciários do Grupo de Apoio Penitenciário (GAP) e um médico que atestou a saúde do interno.

O interno foi entregue aos agentes penitenciários federais e embarcou devidamente escoltado, às 4h05min, no Aeroporto Internacional Pinto Martins. A transferência para a tutela federal, solicitada e autorizada pelo Departamento Penitenciário Nacional (Depen), possui amparo na Lei 11.671/2008 que prevê vagas nas penitenciárias federais para presos que possam comprometer a segurança penitenciária dos Estados. O período da permanência no presídio federal é de 360 dias, podendo seu prorrogado por igual período.

Alemão confessou participação no assalto ao Banco Central quando estava em julgamento, no dia 4 de março de 2008. Durante um interrogatório de duas horas e meia, ele detalhou a participação no delito, mas sustentou a palavra e não acusou nenhum funcionário do BC de envolvimento no crime.