Neymar está concorrendo ao prêmio de melhor do mundo da FIFA; único brasileiro na lista
Publicado Segunda-Feira, 30 de Julho de 2012, às 15:50 | ESPN Brasil

 

Segundo a imprensa europeia, o Brasil terá apenas um jogador candidato ao título de melhor do mundo e não poderia ser outra pessoa: é o santista Neymar o único representante do país pentacampeão entre os 50 nomes que devem concorrer ao prêmio da Bola de Ouro da Fifa, desde 2010 fundido com a tradicional premiação da revista francesa L’Equipe.

A lista dos concorrentes no futebol masculino só deveria ser divulgada pela Fifa em 1° de novembro, mas alguns nomes vazaram por meio de jornais da Europa. Neymar, na mira dos gigantes Real Madrid e Barcelona, pode conquistar o feito de se tornar o único brasileiro a tornar-se o melhor do mundo atuando em campos nacionais.

A jovem estrela concorre com nomes como Cristiano Ronaldo e Lionel Messi pelo título - o argentino é o atual bicampeão. O Barcelona de Messi, aliás, é a equipe com o maior número de atletas citados, com dez. Iniesta, Xavi, Fábregas, Piqué, Puyol, Villa, Dani Alves, Abidal e Sanchez também foram lembrados.

O Real Madrid de Ronaldo, por sua vez, conta com Casillas, Xabi Alonso, Ozil e Khedira, além do português. Destaque ainda para o Bayern de Munique, que também tem cinco candidatos, Lahm, Gomez, Muller, Ribéry e Robben. A única esperança da Itália vem da pequena Udinese e é o veterano atacante Antonio Di Natale, que, inclusive, já comentou o feito no site oficial do clube. "Estar junto de nomes como Messi e Ronaldo não acontece tudo dia." 

Entre os postulantes que atuam na Inglaterra estão Van Persie, do Arsenal, Van der Vaart, do Totthenam, Aguero e David Silva, do Manchester City, Suarez, do Liverpool e Chichario Hernandez e Rooney, do Manchester United. Miroslav Klose, da Lazio, Wesley Sneijder e Diego Forlan, da Internazionale e Eto´o, ex-Inter e hoje no Anzhi, da Rússia, são outros nomes de destaque citados.

Três dos 50 nomes pré-selecionados serão divulgados pela Fifa em 5 de dezembro deste ano. A eleição final acontece em 9 de janeiro de 2012, em Zurique, Suiça.

Treinadores

A imprensa europeia também divulgou o nome dos treinadores que devem concorrer ao prêmio da categoria. Entre eles estão Massimiliano Allegri, do Milan, Roberto Mancini, do Manchester City, Pep Guardiola, do Barcelona, André Villas Boas, do Chelsea, José Mourinho, do Real Madrid, Alex Ferguson, do Manchester United, Fabio Capello, da Inglaterra, Oscar Tabarez, do Uruguai, Vicente Del Bosque, da Espanha e Joachim Loew, da seleção alemã.