PORTO VELHO: Novena inaugurou Período de homenagem a São Cristóvão – Padroeiro dos Motoristas
PORTO VELHO: Novena inaugurou Período de homenagem a São Cristóvão – Padroeiro dos Motoristas
Publicado Segunda-Feira, 30 de Julho de 2012, às 19:49 | Neurimar Pereira

 

Novena nesta quarta-feira (13) inaugurou Período de homenagem a São Cristóvão – Padroeiro dos Motoristas 

 
Começou nesta quarta-feira (13), com a novena preparatória, às 19h, na Igreja de São Cristóvão, em Porto Velho, as atividades programadas para homenagear o padroeiro dos motoristas. O período reservado pela paróquia para o preito culmina na festa do dia 24, data em que se comemorará com a carreata e missa solene em homenagem ao santo. A informação é do padre Antônio Fontinele, pároco da Igreja de São Cristóvão, acrescentando que o ciclo inaugurado pela novena desta quinta-feira vai até o dia 21, sempre às 19h.
  A partir do dia 22 e até o dia 24, conforme estabelece a programação preparada pela Secretaria da Paróquia, às celebrações eucarísticas seguem-se os festejos próprios da temporada, com a realização do habitual arraial de São Cristóvão, na quadra coberta ao lado da igreja, onde são promovidos sorteios e servidas comidas típicas ao som de bandas locais ao vivo. Entre os prêmios que serão sorteados este ano a organização da festa destaca uma central de ar (dia 22), um Notebook (dia 23) e uma moto Honda – FAN 125 – ES (dia 24). O ponto alto da homenagem, porém, acontece no dia 24 (domingo), com a tradicional carreata de São Cristóvão. Com a imagem do santo carregada em um caminhão, o percurso inicia em frente igreja, na Avenida Pinheiro Machado, seguindo em direção à Avenida Jorge Teixeira (BR-364). Lá, entra pela pista à direita e segue pelas ruas Almirante Barroso e Rogério Weber, tomando novamente a Pinheiro Machado até a sede da paróquia. A benção dos veículos e motoristas acontece em frente à Igreja de São Cristóvão, ocorrendo, logo após, a celebração da santa missa com a presença do arcebispo de Porto Velho, Dom Moacyr Grechi.  Para o padre Antônio Fontinele, “é sempre uma honra receber os fiéis nas novenas e nos festejos de São Cristóvão”. De acordo com o clérigo, a maior expectativa da festa reside nas atividades programadas para dia consagrado ao santo, principalmente na carreata que é acompanhada por centenas de pessoas devotas de São Cristóvão. “Toda a comunidade porto-velhense, em especial a dos motoristas, está convidada para prestigiar a festa e pedir a São Cristóvão bênçãos para seu veículo e paz para o trânsito da cidade”, diz o padre.
  Conforme explica o pároco ao final, a festa de São Cristóvão, além de promover a integração da comunidade, visa arrecadar fundos para a manutenção dos projetos pastorais da Paróquia.