Funasa financia obras de saneamento em várias cidades de Rondônia
Publicado Segunda-Feira, 30 de Julho de 2012, às 15:56 | ASCOM

 

Funasa financia obras de saneamento em várias cidades do estado

Recursos liberados pela Fundação Nacional de Saúde (Funasa), através de da Superintendência Estadual da Funasa de Rondônia (Suest-RO)  estão possibilitando a execução de oito obras na área de saneamento, em Rondônia.

Ao todo, estão sendo investidos mais de R$ 14 milhões, na construção de sistemas de abastecimento de água, melhorias sanitárias domiciliares, drenagem e sistemas de esgotamento sanitário.

Os municípios onde estas obras estão sendo realizadas são: Ministro Andreazza, Governador Jorge Teixeira, São Francisco do Guaporé, Cujubim, Porto Velho, Candeias do Jamari, Espigão D’Oeste e Rolim de Moura.

Os municípios de Monte Negro, Urupá, Parecís e Vale do Anari também já receberam recursos da Funasa, em breve deverão iniciar as obras de saneamento.

Outros recursos

De 2007 a 2009 a Funasa já firmou, através do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), 57 termos de compromissos, com municípios do estado. Deste total, 28 projetos técnicos foram aprovados, ou seja, estão aptos para receber recursos, sendo que 12 já receberam e 16 aguardam liberação.

No mesmo período, também foram firmados nove convênios para elaboração de planos municipais de saneamento básico. Foram contemplados com estes recursos, Buritis, Machadinho, Porto Velho, Alto Paraíso, Cerejeiras, Costa Marques, Itapuã do Oeste, Mirante da Serra e Pimenteiras. 

Foi firmado ainda, um convênio com a prefeitura de Ariquemes, no valor de R$ 3 milhões, para construção do laboratório de análise para controle da qualidade da água, para o consumo humano.

No total, foram contemplados pela Funasa, nestes três anos, 69 projetos.