Círculos de Diálogo em Rondônia mobilizam cinco cidades
Publicado Segunda-Feira, 30 de Julho de 2012, às 10:46 | ASSESSORIA

 

O Nós Podemos Rondônia realizou, de 16 a 20 de novembro, uma série de Círculos de Diálogos, nas cidades de Porto Velho, Ariquemes, Ji-Paraná, Cacoal e Pimenta Bueno. Foram reunidas 440 pessoas em torno de 43 ações sobre os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM). 

De acordo com a coordenadora do Nós Podemos Rondônia (grupo voluntário de representantes da sociedade civil), Maria Alice Ribeiro, o evento colaborou na promoção da sustentabilidade econômica, social e ambiental dos seres humanos e do planeta.

Este trabalho pelo desenvolvimento com foco na humanização, na equidade e na qualidade de vida são também metas de desenvolvimento definidas pela Organização das Nações Unidas (ONU) e por cerca de 190 países, inicialmente até 2015.

Metas para governos e comunidades

"Durante os encontros, foram sugeridos projetos e ações voltados para o alcance dos oito ODM", afirma. O Círculo de Diálogo (metodologia desenvolvida no Sistema Federação das Indústrias do Estado do Paraná - FIEP - para o Nós Podemos Paraná) também divulgou ações e projetos realizados pelo Núcleo Nós Podemos Rondônia, governo estadual, prefeitura e parceiros.

O Movimento Nós Podemos Rondônia é o núcleo regional independente do Movimento Nacional pela Cidadania e Solidariedade (Nós Podemos) e, com apoio do Nós Podemos Paraná, reúne os três setores da sociedade, promovendo ações de promoção da qualidade de vida e do desenvolvimento local sustentável.

"A implementação de um empreendimento dessa natureza depende da iniciativa das lideranças e da articulação da sociedade; a disposição dos empresários e dos poderes públicos, lembrando que a vontade política é decisiva para a obtenção de resultados efetivos", disse.

Comitê

Segundo Olavo Perondi, da secretaria-geral da Presidência da República, é importante atrair as comunidades locais para o diálogo, já que a mensagem da ODM é popular. A proposta dos comitês criados nos municípios é de reunir a sociedade civil, o poder público e empresariado, em prol do desenvolvimento local. A ideia não é criar mais um comitê ou conselho, mas unir os diversos agentes locais para discutir os Objetivos e adequá-los às políticas locais existentes.

O Secretario Executivo do Movimento Nacional pela Cidadania e Solidariedade, Rodrigo Rocha Loures, afirma que "os Círculos de Diálogo para o desenvolvimento dos Objetivos do Milênio visam mostrar as possibilidades de utilização dos ODM enquanto plataforma para políticas públicas, projetos de responsabilidade social e implementação de ações e ou projetos envolvendo parceiros voluntários de todos os municípios dos estado nessa iniciativa", afirma.

Esta série de mobilizações estão contempladas no Projeto Nós Podemos Brasil, apoiado pelo Conselho de Responsabilidade Social do SESI Nacional.