Eletrobras Distribuição Rondônia apresenta plano de contingencia para o 2º turno das eleições 2010
Publicado Segunda-Feira, 30 de Julho de 2012, às 11:05 | ASSESSORIA

 

Companhia terá 83 equipes de apoio em todo o estado, com medidas emergenciais nas etapas de geração, transmissão e distribuição de energia elétrica.
 
A Eletrobras Distribuição Rondônia elaborou plano de contingência para o periodo 30 e 31/10, durante a realização do segundo turno das eleições. O sistema de suprimento de energia elétrica da companhia é hidrotérmico e termoelétrico, sendo que 90,65% é suprido pelo Sistema Eletrobras/Eletronorte, Pequenas Centrais Hidrelétricas e Sistema Interligado Nacional (SIN) e 9,35% por supridores térmicos isolados. A Eletrobras atende 470.249 clientes.
        

 
    Foram disponibilizadas 83 equipes de apoio, sendo 46 equipes de emergência; 20 de manutenção pesada e 17 outras equipes leves que, por ventura, sejam necessárias para auxiliar. A companhia está implementando um plano específico para emergências nos locais de votação e apuração durante o período das eleições.
 
Caso haja desligamento do sistema de distribuição de energia elétrica, medida automática de segurança que ocorre quando há sobrecarga em algum ponto do sistema, os Centros de Operaçao da Distribuição (COD), realizarão os procedimentos de rotina para identificação e isolamento do defeito e uma equipe será acionada para reparos. Em situações de contingência a equipe de sobreaviso correspondente será acionada ou ainda os coordenadores.
     
 
 
       Rede de distribuição
A Eletrobras Distribuição Rondônia fará procedimentos de manobra para atender a situações de emergência através de remanejamento de carga entre alimentadores, que significa transferência de energia elétrica de uma rede para outra. A empresa não presta serviço de manutenção de iluminação pública, mas planeja uma rotina especial de manutenção para o sistema de distribuição nas áreas de maior concentração de pessoas e/ou locais onde ocorrerão festividades oficiais.
 
 
O Centro de Operação do Sistema (COS) localiza-se em Porto Velho e há outros 10 Centros de Operação da Distribuição (COD) no Estado (Porto Velho; Jaru; Ouro Preto; Ariquemes; Ji-Paraná; Cacoal; Vilhena; Pimenta Bueno; Colorado D’Oeste e Rolim de Moura).
   
 
 
   Geração
Foram avaliados todos os sistemas nas usinas termelétricas (UTE’s), considerando a autonomia dessas usinas, e todos são considerados em condições normais de manutenção e operação, com qualidade satisfatória para garantir as atividades de geração de energia elétrica. Entre as providências especiais, foi feita uma programação exclusiva de suprimento de combustível para garantir as atividades de geração de energia elétrica no período em vigor do plano de contingência. O transporte do óleo diesel para a geração nos sistemas isolados é feito por via rodoviária e fluvial.
 
As Usinas Termeletricas (UTE’s) instaladas nos sistemas isolados, locais de difícil acesso ou longínquos, estão localizadas em Alvorada D’Oeste, Costa Marques, Machadinho, Araras, Calama, Demarcação, Jaci-Paraná, Mutum Paraná, Nazaré, Nova California, São Carlos, Surpresa, Buritis, Cujubim, Anari, Conceição da Galera, Extrema, Vista Alegre do Abunã, Campo Novo, Izidrolandia, Pacarana, Rolim Moura do Guaporé, Urucumacuã, Triunfo, União Bandeirantes e São Francisco, Tabajara, Maicí, Santa Catarina, Pedras Negras.
 
Transmissão
 
As inspeções e manutenção de linhas de transmissão e subestações estão sendo realizadas de forma contínua e conforme programação. As instalações estão todas controladas.
 
Atendimento
 
Para atendimento de reclamações, sugestões ou dúvidas a Eletrobras Distribuição Rondônia está à disposição de seus clientes através do telefone 0800 647 0120.