Eleições em Rondônia terá apoio das Forças Federais
Publicado Segunda-Feira, 30 de Julho de 2012, às 10:43 |

 

Forças federais nas eleições em RO

Homens do Exército vão reforçar segurança em três cidades; motivos são mantidos em sigilo

A Justiça Eleitoral solicitou do Exército reforço para as eleições em 2010 para o estado de Rondônia, especificamente para os municípios de Machadinho do Oeste, Buritis e o distrito de União Bandeirantes em Porto Velho. Atualmente Buritis conta com 34 zonas eleitorais, 60 seções e 21.729 eleitores, Machadinho do Oeste tem 32 zonas, 71 seções e 21.722 eleitores.

O Tribunal Regional Eleitoral de Rondônia e o Exército mantêm os motivos pelos quais o reforço na segurança foi solicitado para essas eleições em sigilo, alegando que qualquer informação que seja divulgada poderá atrapalhar os serviços de segurança que estão sendo projetados para as eleições em 2010.

Terras
Mas uma das hipóteses é que devido aos grandes conflitos de terras existentes nas regiões, o reforço do Exército na segurança tenha sido solicitado, tanto para os eleitores, quanto para quem irá trabalhar nessas localidades.

Federais
Outros cincos estados também pediram ajuda para a segurança nos dias de eleição. O Pará solicitou presença de agentes federais em 104 municípios, além do apoio da Polícia Militar. Santa Catarina também pediu ajuda de agentes federais.
Amapá e Tocantins contarão com reforço em áreas indígenas. No estado de Tocantins haverá reforço da segurança nas seções das aldeias indígenas Xerente, Rio Sono, P. I. Xerente e Brejo Comprido. No Amapá, agentes federais irão trabalhar no município de Oiapoque. Em Roraima, um helicóptero do Exército vai auxiliar no transporte de urnas nos locais de difícil acesso.

Plantão garantido para segunda via

Nos dias 11 e 12 de setembro a Justiça Eleitoral estará de plantão em todo o Brasil, com a finalidade de dar ampla publicidade a campanha de solicitação da segunda via e reimpressão do título.

O plantão da Justiça Eleitoral visa a atrair o interesse jornalístico e, por consequência dos eleitores, para que estes providenciem esse documento.
Em Rondônia, todos os Cartórios Eleitorais do Estado estarão de plantão nos dias 11 e 12 de setembro. A expectativa do Tribunal Regional Eleitoral de Rondônia é de que a procura pela segunda via do título de eleitor supere em muito a quantidade de atendimentos de agosto.

Durante o mês de agosto, em todo o Estado, 2.958 documentos de segunda via eleitoral foram expedidos. Nos cartórios eleitorais do interior, 1.613 eleitores tiraram segunda via. Já em Porto Velho, 1.345 cidadãos procuraram esse serviço.

O eleitor que perdeu ou extraviou seu título deve procurar o Cartório Eleitoral mais próximo de sua residência até o dia 23 de setembro, que é a data limite para requerer a segunda via do título.