Brasília completa 100 dias sem chuva e umidade do ar continua baixa
Publicado Segunda-Feira, 30 de Julho de 2012, às 10:39 |

 

Brasília completa 100 dias sem chuvas e umidade do ar continua baixa

Daniel Lima
Repórter da Agência Brasil

Brasília – Brasília completa hoje (4) 100 dias sem chuva. A última precipitação no Distrito Federal ocorreu no dia 26 de maio. A informação é do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). Segundo o instituto, a baixa umidade deve continuar até pelo menos a segunda quinzena de setembro.

No feriado da Independência, o céu deverá permanecer claro a parcialmente nublado, com névoa seca e baixa umidade do ar de acordo com a meteorologista Odete Chiesa. O mesmo ocorre nas demais regiões centrais do país.

Segundo o instituto, a mais baixa umidade no Distrito Federal chegou a 10%. Este ano, o umidade mínima foi de 15% no dia 8 de junho. Hoje a estimativa é de que chegue a 18%.

Todos os anos, a baixa umidade do ar aumenta o número de atendimentos nos hospitais do Distrito Federal. No Hospital Regional da Asa Sul, o maior do Distrito Federal no atendimento pediátrico, entre as crianças, os problemas mais comuns são respiratórios, sinusites, rinites e alergias. Além da ingestão de muito líquido, deve-se evitar atividades ao ar livre entre as 9h e as 16h, a alimentação deve ser saudável e é importante usar roupas leves durante o dia.

A temperatura deve variar entre 29 graus Celsius (°C) e 14°C. O domingo será mais quente, com a máxima chegando a 30°C e a mínima a 15°C.

 

 

Edição: Rivadavia Severo