Técnicos da Funasa/RO realizam diagnóstico em comunidades quilombolas
Publicado Segunda-Feira, 30 de Julho de 2012, às 20:54 | JULIO AYRES

 

Técnicos da Funasa/RO realizam diagnóstico em comunidades quilombolas

Técnicos da Coordenação Regional da Funasa Rondônia (Core-RO) realizam a partir de amanhã (07.06) diagnóstico socioeconômico nas comunidades quilombolas Forte Príncipe e Santa Fé, no município de Costa Marques, com objetivo de levantar informações visando à elaboração de projetos para a implantação de sistemas de abastecimento de água e melhorias sanitárias domiciliares, nas localidades.

Durante o trabalho serão levantadas as principais características das comunidades, através de visitas a todas as residências, onde moram aproximadamente 400 pessoas. Segundo a técnica da Assessoria de Comunicação e Educação em Saúde (Ascom-RO), Maria Aparecida Rocha Gama, através do diagnóstico será possível identificar as reais situações em que vive cada uma das famílias.

Após a coleta das informações, serão definidas ações de saneamento básico e ambiental que serão financiadas pela Funasa. Em seguida, serão elaborados pelos técnicos da Core-RO, os projetos de engenharia que serão encaminhados para aprovação da presidência da fundação.   

Paralelo a realização das obras, profissionais de educação em saúde da coordenação regional da Funasa/RO, vão desenvolver diversas atividades de mobilização e conscientização, visando a melhor utilização dos benefícios.

O diagnostico está sendo realizado em parceria com a Prefeitura de Costa Marques, através da Secretaria de Saúde e Equipe de Educação em Saúde e Associação dos Quilombolas.

Assessoria de Comunicação da Funasa de Rondônia