EM RONDÔNIA: Seduc incentiva professores à formação continuada: pré-inscrições abertas
Publicado Segunda-Feira, 30 de Julho de 2012, às 17:33 | DECOM

 

 EM RONDÔNIA: Seduc incentiva professores à formação continuada: pré-inscrições abertas 

A Secretaria de Estado da Educação (Seduc), através da Gerência de Projetos Especiais (GPE), em parceria com o Ministério da Educação (MEC), União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime) e Universidade Federal de Rondônia (Unir) deu início as pré-inscrições para os cursos de 1ª e 2ª Licenciaturas (Formação Inicial) e Formação Pedagógica (Formação Continuada), do Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (Parfor), via Plataforma Freire, para o 2º semestre deste ano.  

Segundo a secretária de Estado da Educação, Irany Freire, os resultados do desempenho escolar dos estudantes dependem da forma que o professor e a professora elaboram e desenvolve seu planejamento, para isso, precisa seguir uma corrente pedagógica, uma teoria, uma metodologia que dê sustentação e possibilidades para uma prática significativa. “Além da formação universitária, é necessário que o professor esteja em formação contínua, disse Irany. 

A coordenadora Pedagógica da Seduc, Maranei Rohers, explica que os cursos em oferta destinam-se aos professores que estão atuando em sala de aula e que são efetivos da rede pública estadual de educação. “O objetivo é melhorar a qualidade do Ensino da Educação Básica no Estado de Rondônia, por meio de formação inicial em cursos de graduação de Licenciatura Plena de professores que estejam em efetivo exercício do magistério e que não tenham a habilitação compatível com a função exercida, além de proporcionar atualização profissional, através de cursos de Formação Pedagógica”, destacou Maranei. 

As pré-inscrições permanecerão abertas até o dia 29 de maio. Os interessados poderão realizar suas pré-inscrições no site http://freire.mec.gov.br.