Rondônia: Seduc abre oficialmente fase regional do Joer em Nova Mamoré
Publicado Segunda-Feira, 30 de Julho de 2012, às 21:35 | DECOM

 

A Secretaria de Estado da Educação (Seduc) fez a abertura oficial dos Jogos Escolares de Rondônia (Joer), na noite desta sexta-feira (07/05), em Nova Mamoré. A solenidade aconteceu na escola Casimiro de Abreu. Equipes da Seduc, da Coordenadoria de Esportes e Cultura (CEC), autoridades de Nova Mamoré, convidados e a comunidade prestigiaram o evento que lotou a quadra de esportes da escola entregue recentemente pelo Governo do Estado. *


Segundo Márcia Cassol, da Coordenadoria de Esporte e Cultura (CEC), responsável pela organização da competição, esta é a fase regional Mamoré, que acontecerá até o dia 14 deste mês, com 790 alunos dos municípios de Guajará Mirim, Candeias do Jamari, Nova Mamoré, Distritos de Porto Velho (Abunã, Extrema, Jacy-Paraná, Nova Califórnia, Vista Alegre, Mutum-Paraná e Fortaleza do Abunã) que competirão, distribuídos em 14 modalidades. Sendo elas: futsal, handebol, basquete, futebol, voleibol, vôlei de areia, atletismo, judô, karatê, xadrez, tênis de mesa, natação, taekwondo e ciclismo. "Já de 14 a 20 de maio, o município de São Miguel sediará outra fase regional e de 13 a 31 de maio será a vez de Porto Velho", disse Márcia.


Ao abrir oficialmente o Joer 2010, fase Mamoré, a secretária da Seduc, Irany Freire Bento, falou da importância de valorizar os talentos no ambiente escolar e do incentivo ao esporte. Segundo ela o rendimento escolar melhora durante os jogos, pois o clima de competição e de superação de limites refletem dentro da sala de aula. “Temos aqui jovens talentosos e enérgicos que estão tendo a oportunidade de participar de uma competição sadia, onde todos saem vencedores, pois cada um levará consigo no término de cada jogo, a experiência do trabalho em grupo, farão novas amizades, verão e serão exemplos de dedicação, de perseverança e de raça”, destacou Irany.


Puxando um coro de gritos e torcida Irany chamou cada delegação e desejou sorte aos atletas. “Que vocês possam aproveitar cada segundo do Joer, que é planejado e organizado para estimular a prática esportiva e promover essa interação tão importante entre vocês. Isso tudo é para vocês e por vocês”, finalizou.


O prefeito da cidade anfitriã, José Brasileiro, agradeceu ao governo do estado pela oportunidade e pelos investimentos que a cidade recebeu nos últimos anos. “Temos aqui alunos motivados que se sentem valorizados, que têm as mesmas oportunidades que as demais cidades do estado. Temos escolas boas e professores excelentes. E estamos imensamente agradecidos por sediar pela primeira vez a abertura deste tão importante evento escolar”, disse Brasileiro.


Diante de todas as delegações, o aluno Romário Martim, entrou com a pira olímpica, emocionando todos os presentes e despertando ainda mais o fascínio dos jovens pelo esporte. Já o aluno Francis Junior, que conquistou o 3° lugar no ciclismo da fase estadual do Joer em 2009, fez o juramento em nome dos atletas participantes da fase Mamoré. Representando a equipe de arbitragem, Luiz Antonio Silva também fez o juramento onde a equipe se comprometeu em conduzir os jogos respeitando regras e regulamento com espírito esportivo.


Para abrilhantar ainda mais o evento, a aluna da 8ª série, Maria Grabriela interpretou em Libras a musica “Aprende a confiar” (de Rafaela Pinho). A estudante Letícia do Nascimento cantou “Timbalaiê” de Maria Gadu.