PAC 2 vai incluir todos corredores hidroviários do país, incluindo Rondônia
Publicado Segunda-Feira, 30 de Julho de 2012, às 11:30 |

 

A segunda etapa do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 2), que será anunciado no próximo dia 29, vai dar prioridade aos projetos e estudos na área de hidrovias, segundo o diretor de Intraestrutura Aquaviária do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), Herbert Drummond.

“Por determinação do presidente Lula e do ministro dos Transportes [Alfredo Nascimento], o PAC 2 tem tudo para ser considerado pelo o setor hidroviário como o PAC das Hidrovias”, disse ontem (25) Drummond.

Segundo ele, uma “forte prioridade foi dada aos estudos e projetos que vão contemplar o setor hidroviário com um acervo técnico muito grande, que vai abranger todos os corredores hidroviários do Brasil”.

Com isso, afirma o diretor do Dnit, o setor vai se capacitar para buscar, num futuro próximo, os projetos e investimentos e as obras necessárias para compor a meta de uma matriz de transportes mais equilibradas no Brasil. “Mas serão investimentos apenas em projetos”, pondera. “Não haverá, ainda investimento direto em obra. Até porque para tocar as obras é necessário que antes tenhamos os projetos e os estudos.”

Os projetos não priorizarão, de início, qualquer hidrovia em especial. “Todas as hidrovias estão sendo tratadas no mesmo nível da necessidade para dotá-las de projetos e de estudos. Só depois disso é que as demandas prioritárias vão aparecer”, assinalou Drummond. Ele acrescentou que no PAC 2 predominará a busca pelo desenvolvimento regional.

 Agência Brasil - EBC