Piloto do IDARON encontra casal perdido na selva próximo à Costa Marques
Publicado Segunda-Feira, 30 de Julho de 2012, às 16:29 | DECOM

 

Costa Marques/RO - Durante uma operação de Fiscalização de Fronteira realizada pela Agencia de Defesa Sanitária Agrosilvopastoril do Estado de Rondônia - IDARON, fiscalização realizada com apoio da aeronave anfíbia conhecida como "Tracajá I", durante o percurso entre o município de Costa Marques e a localidade de Porto Rolim, na divisa com a Bolívia, o piloto da aeronave, comandante Augusto, observou um pequeno sinal de fumaça vindo da densa selva amazônica. De imediato comunicou ao segundo ocupante da aeronave, o médico veterinário da IDARON Cristian José, de que não era normal este tipo de fumaça em plena selva fechada, principalmente nesta época do ano, de muitas chuvas na região.

Em virtude do mal tempo e da situação que parecia ser uma emergência, o piloto resolveu pousar a aeronave em uma fazenda próxima, denominada Laranjeira, para buscar informações e, ao relatar o acontecido aos funcionários da fazenda os mesmos confirmaram que havia um casal perdido na selva há cerca de 2 dias.

Para sorte do casal o comandante Augusto tivera o cuidado de demarca as coordenadas de azimute e contra-azimutes pelo GPS da aeronave no local da fumaça, e de imediato duas equipes de buscas saíram por via terrestre na direção informada pelo comandante.

Após Dr. Cristian José e Comandante Augusto chegarem à localidade de Porto Rolim receberam a noticia, via rádio, de que o casal que estava realmente perdido em plena selva e foram resgatados sem ferimentos graves graças a astúcia e ao preparo do comandante da aeronave da IDARON.  

Fonte: Sidney Mendes - IDARON Costa Marques