Conheça os diversos aplicativos para melhorar o uso do Twitter
Publicado Segunda-Feira, 30 de Julho de 2012, às 10:30 | G1

 

Olá, leitores.


O Twitter é uma febre na internet, principalmente no Brasil. Hoje ouço mais burburinhos sobre a rede de microblog do que o próprio Orkut. Aliás, do Orkut mesmo só se ouve falar da Colheita Feliz.


Muitas pessoas famosas, de artistas a esportistas, políticos e cientistas, executivos e religiosos todos estão deixando seus recados nos 140 caracteres da rede social. Até o BBB10 está com ar de Twitter. Afinal, um de seus participantes já é famoso na tuitosfera.


O sucesso do Twitter motivou diversas empresas a desenvolverem soluções que agregam uma infinidade de funcionalidades à rede social. Hoje vou compartilhar com vocês uma lista de serviços que podem ser usado com sua conta no Twitter.

BigTweet – Compartilhe as páginas que você navega sem precisar abrir o Twitter ou outro programa. Basta adicionar o BigTweet na barra de favoritos. Ao clicar no atalho, uma janela será aberta com um campo texto com o título da página e também um link gerado por um encurtador de URL. Para usuários do encurtador de URLs Bit.ly é possível desfrutar de uma integração entre os serviços.

 

 

Indisponivel/Indisponivel

Compartilhe as páginas que você navega sem precisar abrir o twitter ou outro programa. (Foto: Reprodução)



LinkBun – É um serviço meio bobo, mas pode ser interessante. Entre no site, coloque inúmeros links na caixa de texto e o site irá gerar uma URL curta para uma página que lista todos os links inseridos. Vejo a utilidade em pesquisas onde encontramos diversos sites interessantes sobre um mesmo tema, assim podemos, em um único link, enviar todas as páginas para os contatos.

 

 

 

Escreva bastante, o site guarda o texto e manda uma mensagem com link para seus seguidores. (Foto: Reprodução)

BiggerTwitter Os 140 caracteres do Twitter tem relação com o sucesso da rede. Escrever pouco e de forma direta facilita a leitura e, principalmente, força as pessoas a enviarem links.

 

O BiggerTwitter permite escrever textos longos que ficam armazenados no site do Bigger, e os primeiros cento e poucos caracteres vão para o Twitter com um link para ler o texto completo. É útil para quem quer escrever algo que não valha um post em blog ou mesmo para quem não tem blog.

 

 

 

TwitterKeys – Esse é para os miguxos do Twitter. O site montou uma lista de caracteres que podem ser usados nas mensagens, são corações, setas, carinhas, notas musicais e toda a tabela de caracteres. Basta copiar e colar no Twitter.

 

 

Indisponivel/Indisponivel

Lista de caracteres especiais, só copiar e colar no twitter e outras redes sociais. (Foto: Reprodução)

 

 

Strawpollnow – Sistema simples de votação: o usuário faz uma pergunta com duas opções de resposta, seus seguidores respondem com o voto e uma justificativa e o sistema contabiliza os votos.

 


PollDaddy – Outro sistema de votação. O PollDaddy é completo e permite colocar quantas opções de resposta o usuário quiser. A votação acontece no site.


 

 

Indisponivel/Indisponivel

Faça pesquisas com seus amigos de maneira simples e rápida. (Foto: reprodução)


Splitweet – O serviço é voltado para quem faz uso comercial do Twitter e precisa gerenciar algumas contas na rede social. A ferramenta agrupa essas contas e permite ao usuário fazer uma única postagem aparecendo em todas elas. O programa também agrupa as mensagens dos seguidos em cada conta, mensagens diretas, além de uma ferramenta de acompanhamento de marca. O usuário insere uma palavra-chave e o sistema gera uma lista de mensagens que tem aquela palavra.


 

 

Indisponivel/Indisponivel

Gerencie diversas contas do Twitter em um único lugar. (Foto: Reprodução)

 


Twitt(url)y – Se você gosta de publicar links no Twitter esta ferramenta é bastante útil para medir a repercussão do link.

 


SocialOomph – Este serviço é bem complexo e vou destacar apenas parte do que este site faz: dentre outras coisas ele permite o envio de mensagens agendadas para redes sociais (ele tem integração com Facebook e outras mais). Ou seja, você pode escrever uma mensagem e agendar uma data e horário para ela ser enviada. Além de mensagens públicas, também é possível agendar mensagens diretas. O serviço ainda permite configurar uma mensagem padrão de boas vindas para novos seguidores e conta com outras funcionalidades pagas, mas o preço é salgado: U$ 29,97 por mês. Esse valor só é interessante para quem faz uso comercial da rede.

 

 

 

Indisponivel/Indisponivel

Agende mensagens no Twitter. (Foto: Reprodução)

 


Twittermail – O Twitter é bloqueado na sua empresa? Com este serviço você pode enviar mensagens para a rede através do seu e-mail. O serviço cria um endereço de e-mail e basta enviar as mensagens para o endereço fornecido. É possível anexar fotos ao e-mail e elas são enviadas automaticamente para o serviço de compartilhamento de fotos Twitpic.

 


Twubble – Serviço básico de localização de contatos com base nas pessoas que você segue e também nas pessoas que seguem você. Olhando a lista de pessoas que ele localiza, mostra que o serviço é bem inteligente. Vale testar.

 


Twitterpatterns – Dezenas de papéis de parede para personalizar o Twitter. Nessa linha também existe o Tweetbacks com outras opções ainda mais interessantes.

 

 

Indisponivel/Indisponivel

Diversos papéis de parede para decorar a página do Twitter. (Foto: Reprodução)

 


Twitabit – O Twitter está fora do ar? Não tem problema, este site pega sua mensagem e aguarda o retorno do Twitter, assim que o serviço for normalizado ele envia a mensagem para seus seguidores.


Claro que esta lista é infimamente pequena perante a quantidade de sites e serviços a serem agregados ao Twitter. Caso queira uma lista com mais de 250 serviços, clique aqui (em inglês). No G1 já publiquei algumas outras colunas com dicas para o Twitter que vale a leitura: duas colunas abordaram – entre outras coisas – o uso do Twitter no celular, veja aqui e aqui.


Nesta coluna falei de programas e serviços para aumentar a popularidade na rede e, por fim, vale ler esta coluna com dicas de etiqueta para o Twitter.

 

 

Facebook com cara de Twitter
O Facebook tem o seu ar de Twitter com uma linha do tempo do que seus contatos estão fazendo naquele momento. Uma nova funcionalidade que foi incorporada ao serviço é bem parecida com o popular RT do Twitter, ou seja, encaminhar para sua lista de contatos algo que alguém que você segue falou.


O RT do Facebook usa a sigla via que aparece entre o seu nome e da pessoa que publicou inicialmente o conteúdo. Para “repassar” as mensagens de seus contatos basta clicar no link compartilhar logo abaixo de cada mensagem. Diferente do Twitter é possível repassar os conteúdos apenas para parte de sua lista, algo muito mais inteligente e prático.

Por hoje é só. Quinta-feira a coluna volta respondendo as dúvidas dos leitores deixadas na seção de comentários. Se você tem dúvidas ou sugestão de pauta não perca tempo, é só escrever logo abaixo da matéria.


* Fernando Panissi é especialista em tecnologia e internet, formado em Sistemas de Informação com extensão em gestão. É professor universitário e ministra cursos de extensão em desenvolvimento de sistemas. Vive a internet e suas excentricidades desde 1995 e, nesta coluna, irá compartilhar suas experiências e conhecimentos sobre os mais variados temas ligados à internet, computação e tecnologia. Também tira as dúvidas deixadas pelos leitores na seção de comentários.