Cultura: Bancada se une para apresentação de emenda no orçamento de 2010
Publicado Segunda-Feira, 30 de Julho de 2012, às 17:12 | ASSESSORIA

 

“Cerca de R$ 4,7 bilhões deve possibilitar aos municípios brasileiros implantação de bibliotecas públicas e ainda chegar a 20 mil Pontos de Cultura em todo o país.”

 

Cultura: Bancada se une para apresentação de emenda no orçamento de 2010

 

 

Por sugestão da deputada Marinha Raupp (PMDB) foi realizada nesta quarta-feira, reunião da bancada rondoniense com a secretária de articulação institucional do Ministério da Cultura, Silvana Lumachi Meireles e equipe técnica. Na pauta, as emendas individuais para o orçamento de 2010, junto ao Ministério da Cultura. Além da deputada Marinha Raupp, estiveram presentes os senadores, Valdir Raupp, Acir Gurgacz, deputado Eduardo Valverde.

 

Na ocasião, Marinha Raupp afirmou que o Programa Mais Cultura, lançado em 2007, propõe uma série de ações integradas e articuladas e reconhece a cultura como necessidade básica e direito de todos os cidadãos. A meta do Governo Federal é alcançar todos os municípios brasileiros. Em Rondônia, Marinha Raupp disse que já trabalhava com esta proposta, desde o seu primeiro mandato. Alocando recursos para a construção de teatros, centros culturais e bibliotecas. 

 

A representante do Ministério da Cultura registrou o trabalho da deputada Marinha Raupp em defesa da liberação de recursos destinados a infraestrutura cultural. “Testemunhamos o trabalho da deputada em defesa da idealização e execução de projetos destinados a acolher a cultura nos mais diversos municípios de Rondônia”.

 

 Durante a reunião, Marinha Raupp defendeu a liberação de recursos destinados e solicitou suporte técnico do ministério objetivando o fortalecimento da arte e cultura regional. Segundo a parlamentar, o estado de Rondônia vive um momento de crescimento econômico significativo, e que os investimentos em cultura serão estratégicos nesta nova fase de desenvolvimento.

 

O senador Valdir Raupp propôs uma ação coletiva de toda bancada de Rondônia para a destinação de uma emenda individual de 100 mil reais. Segundo o senador, esta seria uma ação integrada da bancada em prol da implantação de espaços destinados a cultura em todos os municípios rondonienses. “Uma biblioteca, um teatro ou uma sala de cinema agrega valor social e cultural a uma cidade”, defendeu o senador.

 

Também participaram da reunião, os representantes da senadora, Fátima Cleide, José Fernandes, representando o deputado Ernandes Amorim, Francisco Machado, representando o deputado Natan Donadon, Enoch, o deputado Anselmo de Jesus, Marcos Túlio.

 

 

Programa Mais Cultura

Atualmente o Ministério da Cultura, por meio do Programa Mais Cultura, está investindo R$ 14 milhões para a construção de espaços culturais em áreas de intervenção do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). Inicialmente, serão contempladas 14 capitais – Recife, Curitiba, Florianópolis, Brasília, São Luís, Natal, Campo Grande, São Paulo, Rio de Janeiro, Palmas, Salvador, Maceió, Teresina – e a cidade de Santos. O objetivo é promover o acesso da população a equipamentos e serviços culturais de qualidade em áreas de vulnerabilidade social.