Rondônia: ponte no Anel Viário de Ji-Paraná chega a 35% de conclusão
Publicado Segunda-Feira, 30 de Julho de 2012, às 21:03 | DECOM

 

A construção da maior ponte de Rondônia, erguida sobre o rio Machado, no Anel Viário de Ji-Paraná, região Central do Estado, chega a 35% de conclusão. Os trabalhos na obra foram inspecionados na manhã desta quarta-feira (21) pelo diretor-geral do Departamento de Estradas de Rodagem (DER), engenheiro Jacques Albagli.

O diretor destacou que a ponte de 463 metros é executada com recursos próprios do Governo do Estado, num investimento superior a R$ 16 milhões. O governador Ivo Cassol assinou a ordem de serviço no último mês de junho e a empresa iniciou os trabalhos no mesmo mês.

Para dar maior celeridade aos trabalhos, a empreiteira responsável pelo empreendimento contratou mais funcionários, chegando a 230 trabalhadores (cerca de 30 mulheres) na obra que era uma das maiores reivindicações da população ji-paranaense. Com o aumento do número de funcionários a empresa implantou o segundo turno de trabalho.

Albagli destacou a iniciativa da empresa pela contratação da mão-de-obra feminina. “Fico feliz em ver o Governo do Estado gerando tantos empregos e dando oportunidade também para as mulheres. Tenho certeza que o governador apóia essa iniciativa”, completou.

O objetivo da construção da ponte no Anel Viário é desafogar o intenso trânsito ji-paranaense. Quando o Anel Viário estiver pronto o desvio será de apenas 13 quilômetros, ao invés dos 54 necessários atualmente, com saída em Presidente Médici. O projeto para a pavimentação desse trecho é executado pelo DER.

Jacques Albagli explicou que, os pilares P-1, P3 e P-4 estão em fase final. P-5 segue quase no mesmo ritmo, enquanto no P-2 os trabalhadores estão finalizando o bloco de ancoragem do tubulão e iniciando a concretagem do corpo do pilar. O “Encontro 1” – primeiro pilar – já foi finalizado, enquanto o “Encontro 2” está em fase final.