Chega a 71 o número de cidades em situação de emergência em SC
Publicado Segunda-Feira, 30 de Julho de 2012, às 15:51 | G1

 

De acordo com a Defesa Civil, 80 municípios foram atingidos.
Total de desabrigados e desalojados diminuiu, diz boletim.

Setenta e uma cidades de Santa Catarina estão em situação de emergência devido à forte chuva e aos vendavais que atingiram o estado desde a noite de 7 de setembro. De acordo com boletim divulgado nesta terça-feira (15), 80 municípios foram atingidos.


Segundo a assessoria de imprensa da Defesa Civil, das 71 cidades, 65 fazem parte da determinação do governador de Santa Catarina, Luiz Henrique da Silveira, que em 10 de setembro decretou situação de emergência em todos os municípios atingidos pela chuva. Os outros seis municípios enviaram o decreto após essa data.
                  

Em Guaraciaba (SC), quatro pessoas morreram. O município decretou estado de calamidade pública. O município de Praia Grande (SC) também registrou uma morte em decorrência das chuvas.


A Defesa Civil informa que o número de pessoas desabrigadas (saíram de casa e foram para abrigos públicos) ou desalojadas (seguiram para a casa de parentes ou amigos) diminuiu nesta terça-feira. Cerca de 1,8 mil pessoas continuam desabrigadas e 9,7 mil desalojadas em todo o estado. No relatório divulgado na segunda-feira (14), mais de 12 mil pessoas haviam deixado suas casas.

               

Previsão de chuva

A partir desta terça, a Defesa Civil alerta para a ocorrência de pancadas de chuva no oeste catarinense, com risco de temporal e granizo. Entre a quarta-feira (16) e a quinta-feira (17), as pancadas de chuva devem se estender para grande parte do estado.

 

Na sexta-feira (18), uma nova frente fria deve passar por Santa Catarina, provocando chuva com risco de temporal, descarga elétrica, queda de granizo e vento forte.