Extensão do Campus da Unir é tema de audiência em São Miguel do Guaporé
Publicado Segunda-Feira, 30 de Julho de 2012, às 16:16 | comunica_assessoria

 

A deputada Marinha Raupp destinou R$ 500 mil para a construção das instalações da universidade
 
                A implantação da extensão do Campus da Universidade Federal de Rondônia (UNIR) em São Miguel do Guaporé foi tema de audiência pública realizada nessa sexta-feira (14/08), no município. Durante o evento foram apresentadas à população de São Miguel e região as propostas já definidas para implantação do Curso, e debatidas novas sugestões para sua efetivação. O reitor da Unir, professor José Januário Amaral reafirmou o compromisso da universidade em estabelecer novas parcerias com os prefeitos, vereadores, empresários e a população
 
               Durante o evento, a deputada federal Marinha Raupp (PMDB) destacou a importância da implantação da Universidade no município, que segundo ela, irá beneficiar toda a Região ao longo da BR-429, evitando que os jovens saiam de suas cidades de origem para cursarem uma graduação em outras regiões, principalmente pela dificuldade de deslocamento para outros centros. “A construção e asfaltamento da BR 429 trouxe para esta região novas perspectivas de desenvolvimento, o próximo passo será a implantação da Universidade Federal de Rondônia em São Miguel”, defendeu.
 
               Para a implantação da Universidade, a deputada Marinha Raupp destinou emenda parlamentar no valor de R$ 500 mil, junto ao Ministério da Educação. A área onde será implantado o curso também já está garantida, por meio de doação de um dos pioneiros de São Miguel do Guaporé, senhor Antonio Ansilago. O pároco do município, Padre Luis, também colocou á disposição da Universidade as instalações da igreja para funcionamento provisório dos cursos.
 
               O vereador de São Miguel, Amarildo Gomes Ferreira, agradeceu o empenho da deputada Marinha Raupp em prol da implantação do Campus da Unir, e ressaltou a importância do curso para a população dos municípios ao longo da BR-429, como Costa Marques, São Francisco, Seringueiras e Alvorada, que ainda não possuem faculdade presencial instalada.
 
            Segundo Marinha Raupp, apoiar a implantação de cursos superiores é de extrema relevância para a população, especialmente para os jovens, pois, além de promover o desenvolvimento cultural e intelectual, também contribuem do ponto de vista sócio-econômico do estado, gerando oportunidades de inserção no mercado de trabalho.
 
               A audiência contou com a presença do reitor da Unir, professor José Januário Amaral, deputado Eduardo Valverde, dos prefeitos de São Miguel, Ângelo Fenali e Seringueiras, Celso Garda e dos presidentes das Câmaras Municipais de Costa Marques, vereador Rauly Gonçalves, São Miguel, vereador Darcy Rodrigues, São Francisco, vereador Ivo José Dias e Seringueiras, vereador Erivelton Santos, Rolim de Moura, vereador João Rossi Junior (PMDB), entre outras autoridades.