EM RONDÔNIA: HOMEM DE 50 ANOS É SUSPEITO DE ESTAR COM O VÍRUS DA GRIPE SUÍNA
Publicado Segunda-Feira, 30 de Julho de 2012, às 08:21 | PORTAL RO

 

Em Ouro Preto do Oeste, Rondônia um paciente oriundo da Venezuela com suspeita de gripe suína (Influenza A – H1N1) deu entrada no Hospital Municipal Laura Maria Carvalho Braga. A. J. S. R, de 50 anos, procurou primeiro a Fundação Nacional de Saúde (Funasa) onde relatou que há um mês está gripado, sentindo dores e tossindo muito. Diante do fato de o paciente ter vindo de outro país, os agentes da Funasa decidiram então enviar o paciente para o Hospital Municipal.

 

Segundo a diretora do HM Ivone Vicentin, o paciente com suspeita da doença foi isolado numa ala especial, e passou por exames gerais e de raios-x. Ontem mesmo ele foi paramentado e encaminhado para Porto Velho, ao Centro de Medicina Tropical (Cemetron). Na capital, o homem com suspeita de portar a gripe A vai realizar exames do Laboratório Central (Lacen) para identificar se é ou não portador da gripe.

 

De acordo com Ivone Vicentin, todos os funcionários do HM em Ouro Preto, que trabalharam enquanto o doente vindo da Venezuela usaram mascaras para evitar qualquer tipo de contaminação com o paciente suspeito. “Providenciamos o isolamento do paciente, e também usamos mascara pelo motivo dele ter vindo por terra de fora do Estado, e de outro País. Ele mostrava estar bastante doente”, disse a diretora do HM de Ouro Preto.

 

Casos confirmados de gripe suína no país chegam a 1.175


O Ministério da Saúde informou ontem (15), por meio de nota, que mais 148 casos de infecção pelo vírus Influenza H1N1 foram confirmados desde a última sexta-feira (10) até esta manhã. Com esses, o total de casos comprovados passou para 1.175. Os novos casos de gripe suína foram constatados nos estados de São Paulo (55), Rio de Janeiro (17), Bahia (17), Paraná (13), Minas Gerais (8), Pernambuco (8), Rio Grande do Sul (6), Pará (5), Rio Grande do Norte (4), Santa Catarina (3), Alagoas (2), Roraima (2), Maranhão (1), Mato Grosso (1) e Piauí (1) e Distrito Federal (5).


O Ministério da Saúde informou que os boletins com informações sobre novos dados continuarão sendo divulgados semanalmente, às quartas-feiras, mas adiantou que há 3.926 casos suspeitos no país aguardando resultado da análise ambulatorial das secreções respiratórias. Mais 1.837 casos foram analisados e descartados. Ontem foi confirmada a quarta morte provocada pela doença no Brasil. Entre os pacientes falecidos, dois são do estado de São Paulo e dois do Rio Grande do Sul.


Autor: Edmilson Rodrigues
Fotógrafo: Divulgação