Curso de Gestão Ambiental na Unir de Guajará-Mirim
Publicado Segunda-Feira, 30 de Julho de 2012, às 15:09 | ASSESSORIA

 

Durante audiência nesta sexta-feira na reitoria da Fundação Universidade Federal de Rondônia, o deputado estadual Miguel Sena (PV) defendeu a necessidade de criação e instalação do Curso de Gestão Ambiental no campus da Unir em Guajará-Mirim. A proposta foi levada para apreciação do conselho superior da instituição.
No encontro com membros da reitoria da Unir, o deputado Miguel Sena destacou que o município de Guajará-Mirim é detentor de uma vasta área de preservação ambiental, e neste sentido, se justifica o desencadeamento de ações também no âmbito acadêmico voltadas para este setor.
Na audiência destacou o parlamentar que a humanidade a cada dia que passa, torna-se mais consciente de que a sobrevivência da espécie no planeta depende do uso racional dos recursos naturais, renováveis ou não, da conservação e preservação da biodiversidade, da reciclagem das matérias-primas, da redução intensa do impacto humano sobre os recursos naturais.
Destacou o deputado sobre a urgente necessidade do Estado, e em especial de Guajará-Mirim contar com profissionais com conhecimentos técnicos sobre a flora, fauna, conservação da natureza, sensoriamento remoto, ecologia, estando apto para gerir atividades de manejo dos ambientes. Em seguida ressaltou ainda a importância do gestor ambiental quanto a sua interferência nos problemas ligados à poluição dos solos, das águas e da atmosfera, o uso de recursos energéticos, atuando em projetos nas áreas urbanas, industriais e rurais. “Será um profissional preparado para elaborar e gerenciar projetos ambientais, principalmente, com relação ao desenvolvimento de Estudos e Relatórios de Impactos Ambientais”, concluiu Miguel Sena.